Partilhar

Como combater os piolhos

Por Sara Viega. Atualizado: 27 julho 2018
Como combater os piolhos
Imagem: remedio-caseiro.com

Os piolhos vivem e se reproduzem por completo no couro cabeludo e no cabelo. Apesar de de todas as pessoas de todas as idades poderem pegar piolhos, as crianças são mais propensas devido ao contato mais próximo com outras crianças. Chapéus, pentes, escovas, ursinhos de pelúcia, roupas e artigos para dormir são os elementos compartilhados entre as crianças que podem transferir os piolhos da cabeça de uma criança para outra. É importante saber que qualquer pessoa pode pegar piolhos. E isto não é um sinal de impureza.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: A permetrina 1,5% para combater os piolhos
Passos a seguir:
1

Verifique a cabeça do seu filho e procure por sinais de infestação de piolhos. Use uma boa fonte de luz, já que os piolhos são pequenos e difíceis de ver. Veja os fios de cabelo individualmente. Ovos minúsculos, brancos (lêndeas) grudam com frequência no cabelo perto do couro cabeludo.

Como combater os piolhos - Passo 1
Imagem: odiario.com
2

Seja consciente dos possíveis sintomas. Coceira intensa na parte posterior da cabeça ou pescoço é comum. Observe se o seu filho se coça repetidamente em uma parte ou outra.

Como combater os piolhos - Passo 2
Imagem: picstopin.com
3

Lave o couro cabeludo e o cabelo com xampu especial para o tratamento dos piolhos da cabeça. Estes xampus contêm inseticidas e devem ser manuseados com cuidado. Consulte seu farmacêutico para que o xampu seja seguro e eficiente. Isole e lave a área em uma pia ou tanque para que os resíduos do inseticida não afetem outras áreas do corpo. Use luvas de borracha.

4

Penteie o cabelo. Este passo é complementar ao tratamento com xampu e é essencial para o controle de piolhos na cabeça. Os pentes de metal feitos para eliminar os piolhos e os ovos estão disponíveis em sua farmácia. Comece na parte de cima da cabeça e trabalhe em uma seção de cada vez, penteie para cima. Cortar pequenas partes do cabelo também pode ser necessário. Enxágue o cabelo completamente depois de pentear. Deixe o cabelo secar. Comprove outra vez o cabelo para se certificar de que não existem piolhos nem ovos de piolho.

Como combater os piolhos - Passo 4
Imagem: ambcvlumiar.wordpress.com
5

Limpe os objetos que usou. Mergulhe o pente de piolhos em água quente com sabão e amoníaco por 15 minutos. Lave a roupa do seu filho e roupa de cama para se desfazer de qualquer infestação nessas áreas. Aspire todos os tapetes e os móveis. Coloque os animais de pelúcia em sacos plásticos durante duas semanas. Se não tiver a certeza de onde a praga começou, fique alerta. Seu filho pode pegar piolho outra vez.

6

Escolas, vizinhos, conhecidos e outros são possíveis fontes de origem da infestação de piolhos na cabeça.

7

Continue com os controles diários do cabelo de seu filho e do couro cabeludo até que tenha certeza de que a infestação foi embora.

Sugestão: Quanto tempo demora para Ivermectina fazer efeito

8

Existem alguns remédios caseiros que pode utilizar para se livrar dos piolhos na cabeça, consulte o nosso artigo. Para além disso, seguindo alguns passos você poderá conseguir prevenir os piolhos na cabeça.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como combater os piolhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Conselhos
  • É necessário o contato direto com uma pessoa afetada por piolhos ou um objeto para que o seu filho se infeste. Os piolhos não pulam nem voam e não moram e se reproduzem nos animais de estimação da família.
  • Não aplique o xampu se houverem cortes ou arranhões. Siga as instruções cuidadosamente.

Escrever comentário sobre Como combater os piolhos

O que lhe pareceu o artigo?

Como combater os piolhos
Imagem: remedio-caseiro.com
Imagem: odiario.com
Imagem: picstopin.com
Imagem: ambcvlumiar.wordpress.com
1 de 4
Como combater os piolhos

Voltar ao topo da página