Partilhar

Como se prevenir dos piolhos

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como se prevenir dos piolhos

Os piolhos são pequenos insetos que se alimentam do sangue humano e que costumam viver na nossa cabeça, originando uma grande coceira e incômodos ao seu portador. O seu contágio é bastante comum na idade escolar, especialmente em crianças entre os 3 e os 11 anos de idade pois os surtos destes insetos são mais comuns em colégios e creches. Evitar o seu contágio é possível seguindo algumas recomendações básicas que devemos transmitir às crianças, por isso em umComo.com.br explicamos como se prevenir dos piolhos com conselhos que se tornam bastante eficientes.

Também lhe pode interessar: Como funciona a dimeticona para os piolhos
Passos a seguir:
1

No caso das meninas é recomendável que vão para o colégio com o cabelo apanhado, especialmente se tiverem um cabelo comprido. Penteados como rabos de cavalo e tranças tornam difícil que os piolhos se instalam na cabeça da menina de forma eficaz, além disso este penteado ajuda a pequena a estar mais cômoda durante as horas de brincadeira.

Como se prevenir dos piolhos - Passo 1
2

É importante avisar as crianças em idade escolar que devem evitar partilhar escovas, pentes, lenços, chapéus e toalhas com os seus amigos, especialmente se houver risco de contágio de piolhos ou se o colégio tiver avisado que existe um surto destes insetos. É necessário que os pequenos entendam que os seus objetos pessoais são para uso exclusivo e que não é recomendável que os partilhem com os amigos.

Como se prevenir dos piolhos - Passo 2
3

Lave a roupa de cama, chapéus ou lenços em um programa de 60 graus, uma vez que as lêndeas morrem em temperaturas superiores a 50 graus. Adicionalmente é conveniente utilizar depois a máquina de secar e/ou o ferro a vapor para se certificar de que acabou com os ovos destes insetos.

Estas medidas recomendam-se quando alguém em casa sofre de piolhos ou há risco de contágio, desta forma evita que estes insetos invadam outra cabeça.

Como se prevenir dos piolhos - Passo 3
4

Se algum dos membros da família estiver com piolhos é importante aumentar a limpeza para evitar que estes insetos se possam converter em um problema para todos, por isso aspire bem o quarto e todos os têxteis que entraram em contato com a pessoa infetada. Guarde os ursos de pelúcia que tenha por casa em uma bolsa bem fechada, uma vez que a vida de um piolho sem contato com o ser humano e sem alimento não passa das 24 horas.

Como se prevenir dos piolhos - Passo 4
5

Uma excelente forma de prevenir os piolhos é aplicar na cabeça da criança alguns dos produtos comerciais de venda livre destinados a repelo-los, tratam-se de alternativas úteis que servirão para manter longe estes insetos desagradáveis. Além disso, perante um alerta de um surto é recomendável verificar a cabeça do seu filho para ver se há piolhos e iniciar o tratamento para os combater o quanto antes.

Se não consegue diferenciar os ovos destes insetos da caspa comum, então recomendamos-lhe que leia o nosso artigo como distinguir as lêndeas da caspa. Além disso, descubra algumas soluções naturais no nosso artigo como eliminar piolhos e lêndeas com remédios caseiros.

6

Limpe os pentes que tiver usado para o tratamento debaixo da torneira com água bem quente. Outra opção seria mergulhá-los em água fervendo durante uns minutos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se prevenir dos piolhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Conselhos
  • Lembre-se que a melhor prevenção é comunicar esta situação às pessoas em contato com a pessoa infectada.

Escrever comentário sobre Como se prevenir dos piolhos

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Maria da Penha Lagôa
Um método para matar piolhos e lêndeas sem usar produtos químicos nas cabeças das crianças, é usar uma " prancha de cabelo ". É só passar com cuidado, usando um protetor de orelha (vendido em lojas para cabeleireiros). Vale o investimento na compra de uma prancha de cabelo e do protetor de orelha. Afinal, criança vive pegando piolho!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Maria, obrigada por partilhar essa dica conosco ;)

Como se prevenir dos piolhos
1 de 5
Como se prevenir dos piolhos

Voltar ao topo da página