Limpar o mármore

Como consertar rachaduras no mármore

Como consertar rachaduras no mármore
Imagem: marmoleslaguna.redtienda.net

Mesas, bancadas, escadas, solos... O mármore é um material muito comum, bonito e utilizado em muitos elementos do nosso lar. Com o passar do tempo, os golpes e o uso muito frequente destas peças podem danificar o material. Se encontrar alguma rachadura ou orifício em seu mármore, anote as seguintes indicações. Em umComo ensinamos como consertar as rachaduras no mármore. Somente deve seguir estes simples passos e, com a ajuda de um adesivo de epóxi, você mesmo poderá consertar as rachaduras do seu mármore.

Também lhe pode interessar: Como limpar o mármore
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, limpe toda a superfície do mármore com um pano embebido em acetona. Sobretudo tente que a zona na qual se localiza a rachadura fique especialmente limpa.

Como consertar rachaduras no mármore - Passo 1
Imagem: arquigrafico.com
2

Caso o mármore rachado seja de cor, pode misturar a cola de epóxi com corante ou pó de mármore. Certifique-se de que a mistura fique de uma cor parecida à de sua peça. Lembre-se: sempre pode acrescentar mais tinta ou corante se observar que a cor não é uniforme.

3

Quando tiver a mistura perfeita, preencha a área da rachadura com ela. Pode fazê-lo com um pincel pequeno, uma espátula ou uma ferramenta similar para que o orifício fique perfeitamente coberto. Depois deixe secar o adesivo, saberá que está seco quando observar que ficou como um gel.

Como consertar rachaduras no mármore - Passo 3
Imagem: eldrogueroloco.com
4

Quando estiver seco, retire a parte que sobrou raspando com uma lâmina de barbear. Deste modo, conseguirá que a superfície fique totalmente uniforme. Mas antes de tudo, tenha muito cuidado para não riscar o mármore com a lâmina de barbear, faça isso sempre pouco a pouco.

5

Quando tiver deixado a superfície lisa, deixe repousar a cola aproximadamente umas 24 horas. Com isto conseguirá que o adesivo epóxi endureça.

6

Passado o tempo requerido, é hora de lixar a rachadura. Faça com um papel de lixa fino, de grão 120. Tenha cuidado para não riscar o mármore. Para comprovar que a área rachada ficou bem lisa, passe os dedos e verifice que não ficou nenhum volume nem relevo.

Como consertar rachaduras no mármore - Passo 6
Imagem: dremel.com.mx
7

Após a primeira passagem, volte a lixar a superfície. Desta vez com um papel de lixa um tanto mais grosso, de grão 320. Com isso deixará ainda mais fina e lisa a área rachada.

Como consertar rachaduras no mármore - Passo 7
Imagem: taringa.net
8

Por último, passe a rachadura com uma lixa de grão 1000. Com este passo conseguirá que tanto a textura como o brilho da superfície do mármore seja uniforme em toda a peça.

9

Após todo o processo, pode voltar a passar um pano úmido pela peça de mármore. Verá que ficará brilhante e totalmente reparada. Diga adeus às rachaduras!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como consertar rachaduras no mármore, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Ao colocar a cola de epóxi sobre a rachadura, tente que não se espalhe pelo resto do mármore, já que será difícil de retirar e poderia danificar a peça.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Carolina
Tenho uma parede em mármore que rachou ,queria saber se posso reparar a rachadura.
Marcos
Tenho uma trinca na pedra da pia da cozinha, como vedar essa trinca
Imagem: marmoleslaguna.redtienda.net
Imagem: arquigrafico.com
Imagem: eldrogueroloco.com
Imagem: dremel.com.mx
Imagem: taringa.net
1 de 5
Como consertar rachaduras no mármore