Cuidados das plantas

Como cuidar da flor de lótus

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 13 junho 2017
Como cuidar da flor de lótus

Você reconhece-a? É a flor mais tradicional dos lagos japoneses. De fato, a flor de lótus é originária da Ásia, onde cresce em pântanos, lagos, açudes e lagoas. Uma flor aquática primaveril cujas flores você poderá desfrutar até aos últimos dias do verão. Quer decorar a sua casa com uma das flores mais elegantes e especiais da Mãe Natureza? Se precisar de ajuda para os seus cuidados, não perca os nossos conselhos. Em umComo.com.br vamos explicar para você como cuidar da flor de lótus.

Também lhe pode interessar: Como cuidar da passiflora
Passos a seguir:
1

A flor de lótus é aquática, além de ser uma flor para a primavera e o verão. Portanto, para cuidar da flor de lótus deve-se considerar o clima, já que ela resiste moderadamente às temperaturas baixas. Isto quer dizer que no verão ela cresce bastante, mas na temporada do inverno, seca. Além disso, outro detalhe que também se deve observar são as pragas, uma vez que a flor de lótus costuma ser atacada pelos caracóis.

2

Uma vez esclarecidos todos estes detalhes, chegou a hora de cultivar a flor de lótus. O primeiro passo será lixar a ponta das sementes utilizando uma lixa de metal padrão.

3

Para cultivar a flor de lótus deve-se colocar as sementes em um copo de água morna sem cloro, que terá de ser trocada todos os dias até que suas sementes germinem. Não se esqueça disso pois é muito importante. Se fizer direito, após o primeiro dia na água, as suas sementes deverão crescer quase o dobro de seu tamanho original. E lembre-se também de trocar a água, inclusive, após as suas sementes terem germinado. O prazo de germinação das sementes da flor de lótus é de 3 a 10 semanas e, quando elas começarem a germinarem vai sair um broto verde do centro da semente.

4

Quando a sua flor de lótus estiver com 15 centímetros de largura você deverá transferi-la para outro recipiente. O processo é bem mais simples do que parece. Escolha um vaso adequado com capacidade para 18 litros, onde a sua planta tenha espaço suficiente para crescer. Outro conselho importante para o cultivo da flor de lótus é utilizar um pote preto que retenha o calor.

Dica: Acesse também esse artigo sobre plantas aquáticas - tudo o que precisa saber!

5

Encha seu recipiente com terra densa até 15 centímetros, pressione suavemente as sementes, e cubra com uma leve camada de terra. Por último, coloque seu vaso em um reservatório de água pouco profundo com 45 centímetros e com uma temperatura em torno de 21ºC. Estas são as condições perfeitas para o cultivo da flor de lótus.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da flor de lótus, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Se as sementes flutuarem, significa que são inférteis. Portanto se elas não incharem como o resto, você deverá descartá-las para não deixarem a água turva e prejudicarem as restantes.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como cuidar da flor de lótus