Outras limpezas de materiais e objetos

Como cuidar de móveis de bambu

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como cuidar de móveis de bambu
Imagem: seuestilodemorar.com.br

É normal que você esteja se questionando acerca de como cuidar de móveis de bambu, já que nos últimos anos temos vindo a observar um uso cada vez maior desse material na fabricação de mobiliário, utensílios de cozinha e artesanato. Apesar de ser uma madeira durável e de fácil manutenção, é sempre bom ficar conhecendo dicas de como cuidar, de modo a se certificar que seus móveis continuam bonitos como quando os comprou. Fique conhecendo essas mesmas dicas neste artigo umComo.com.br!

Também lhe pode interessar: Como limpar móveis laqueados

Passos a seguir:

1

O bambu é considerado uma madeira ecológica e sustentável, pois demora apenas entre 3 a 4 anos para tingir a fase em que pode ser colhido para uso e, uma vez cortado, rapidamente um novo broto nasce através dos caules subterrâneos da planta.

2

Outras razões por que ele se tem vindo a tornar tão popular estão relacionadas com o fato de ser resistente e leve, naturalmente antibacteriano, atóxico, conferir um toque exótico tanto em ambientes internos como externos e seu acabamento ser natural e bonito ao mesmo tempo.

Como cuidar de móveis de bambu - Passo 2
Imagem: web500.com.br
3

Se você adora seus móveis de bambu e procura preservá-los por muitos anos, fique sabendo das dicas de limpeza e manutenção que apresentamos em seguida!

4

Tome atenção ao cômodo onde coloca seus móveis de bambu, pois ambientes muito úmidos favorecem o crescimento de fungos e gradual deterioração da madeira, e ambientes muito secos e com luz direta retiram-lhe os óleos naturais.

Como cuidar de móveis de bambu - Passo 4
Imagem: brasiledinheiro.com
5

Se o seu móvel de bambu se encontra em um cômodo úmido e pouco ventilado, é normal que apresente mofo. Limpe esse fungo e previna seu aparecimento passando no móvel um pano suave, como os de microfibra, umedecido com vinagre branco.

6

Para uma limpeza habitual do móvel de bambu utilize somente um pano suave ligeiramente umedecido em água. Quando líquidos, alimentos ou outro forem derramados sobre ele, limpe imediatamente de forma a evitar manchas.

Como cuidar de móveis de bambu - Passo 6
Imagem: brasilemalta.net
7

No caso de resíduos ou manchas a remoção é feita umedecendo o pano em uma mistura de água morna com uma gota de amônia, ou usando sabão neutro. No caso de existir sujeira acumulada e difícil de remover, utilize uma escova de cerdas macias.

8

Para ajudar o móvel de bambu a recuperar o brilho natural é aconselhado esfregar nele meio limão, miolo de noz ou óleo de linhaça, em quantidades moderadas.

Como cuidar de móveis de bambu - Passo 8
Imagem: artenobambu.arteblog.com.br
9

Se seu móvel de bambo estiver colocado no exterior, é aconselhado que o borrife regularmente com água e, depois de seco, esfregue cera ou óleo de linhaça. Esses hábitos evitarão que a madeira seque e se torne baça, sendo também importante não manter os móveis sob luz solar direta.

10

Móveis de bambu que apresentam rachas também têm solução: desgaste ligeiramente o defeito com uma lixa e, em seguida, aplique uma massa da mesma cor da madeira, deixe secar.

Como cuidar de móveis de bambu - Passo 10
Imagem: massiveideas.wordpress.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de móveis de bambu, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: seuestilodemorar.com.br
Imagem: web500.com.br
Imagem: brasiledinheiro.com
Imagem: brasilemalta.net
Imagem: artenobambu.arteblog.com.br
Imagem: massiveideas.wordpress.com
1 de 6
Como cuidar de móveis de bambu