Partilhar

Como fazer detergente caseiro

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer detergente caseiro

Se quer se desfazer dos produtos químicos e conservar sua roupa com produtos orgânicos, leia com atenção o seguinte artigo que propomos para você em umComo.com.br. Aprenda como fazer detergente caseiro, além de manter suas peças de roupa em perfeito estado, suaves e limpas, conseguirá economizar dinheiro. Entre na onda dos detergentes ecológicos e transforme a higiene do seu lar em uma prioridade. Para fazer esta receita caseira, precisará de apenas três ingredientes básicos: uma barra de sabão, água quente e bicarbonato. Passe ao pensamento verde e crie seu próprio detergente em casa. Só demora 15 minutos!

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer detergentes caseiros
Passos a seguir:
1

Para fazer um bom detergente para a roupa recomendamos usar um sabão do tipo Marselha. Ele é ideal devido à maciez e o aroma que deixa em suas peças. Com 75 gramas será suficiente. Além disso precisará de um copo de bicarbonato de sódio e um litro e meio de água. Para acrescentar um aroma específico poderá usar óleos essenciais. Anote!

2

Faça raspas com a barra de sabão. Para conseguir ralar rapidamente pode usar um robô de cozinha. Caso não tenha um, faça-o à mão usando um ralador convencional. Demorará um pouco mais de tempo mas conseguirá o objetivo de todas formas.

3

Quando já tiver a barra de sabão de Marselha ralada, coloque em um recipiente fechado ou garrafa, e acrescente o copo de bicarbonato de sódio. Quando tiver ambos os elementos, verta pouco a pouco um litro de água. Faça-o com muito cuidado e muito lentamente, pois o bicarbonato reage fazendo espuma que pode derramar.

4

Feche a garrafa com os três ingredientes básicos dentro. Os elementos devem ser dissolvidos para obter o detergente caseiro, portanto, para economizar tempo, agite a garrafa com força para misturar bem.

5

Quando os ingredientes tiverem se misturado e dissolvido, termine de acrescentar o meio litro de água quente que restava. Além disso, é hora de adicionar algumas gotas do óleo essencial que mais gostar, para que suas peças de roupa fiquem com um aroma único.

6

Os detergentes (sejam para limpar a roupa ou outros cantos da casa) costumam ter algumas gotas de óleos essenciais de cheiro agradável, que ao mesmo tempo ajudam a limpar e a desinfetar melhor. Estes são os mais recomendados:

  • Cítricos: o limão, a tangerina ou a laranja são perfeitos para desinfetar e limpar profundamente. Por isso são úteis para acabar com as manchas de gordura. Além disso, deixam um aroma delicioso.
  • Lavanda, jasmim e eucalipto: estes três aromas dão frescor às peças de roupa e ajudam a acabar com os gérmens.
  • Árvore de chá: é um óleo essencial ideal para acabar com os fungos.
7

Pronto! Seu próprio detergente caseiro já está pronto. Para obter a textura adequada para lavar a roupa, deixe repousar a mistura durante uma semana, aproximadamente. Fabrique seu próprio detergente, ecológico e antialérgico para a roupa de forma rápida e simples e descubra suas múltiplas vantagens.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer detergente caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre Como fazer detergente caseiro

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Alexandra
Oi Sara! Muito obrigada pela óptima receita. Que quantidade usa por lavagem?
Editor umComo.com.br
Oi Alexandra! A quantidade depende da sujeira da roupa, mas comece por experimentar a dose que usaria com um detergente industrial.
Verusca
Gostei muito de todos os artigos. Irei fazer e compartilhar sua página. Sucesso pra vocês.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Verusca, que bom saber isso! Muito obrigada e continue nos acompanhando :)

Como fazer detergente caseiro
Como fazer detergente caseiro

Voltar ao topo da página