menu
Partilhar

Como fazer horta em apartamento

 
Por Ana Luiza Aguiar. 19 agosto 2021
Como fazer horta em apartamento

As hortas urbanas tem se popularizado cada vez mais. Cultivar uma horta pode ser uma atividade terapêutica, pois se torna um hobby, um momento de respiro e calmaria em meio à rotina que muitas vezes é turbulenta. Além disso, plantar sua própria comida proporciona uma alimentação mais saudável, esbanjando também muito glamour, afinal, tem algo mais chique do que preparar uma comida e finalizá-la com hortaliças fresquinhas e colhidas na hora?

Se você está buscando como fazer horta em apartamento, provavelmente já está ciente dos benefícios que isso te trará, então, continue lendo este artigo do umCOMO e aprenda a algumas formas de fazê-lo.

Também lhe pode interessar: Tipos de enxerto em um Bonsai

Como fazer horta em apartamento: material necessário

Cultivar plantas em casa é uma boa forma de levar um pouco de verde para o seu lar, seja ele grande ou pequeno. Na verdade, o espaço não é tão relevante, já que podemos fazer até uma mini horta em apartamento. O importante é que ela receba bons cuidados e bastante sol. Para fazer a sua horta em apartamento, você vai precisar de:

  • Mudas ou sementes de hortaliças que podem ser cultivadas dentro de casa, como pimenta biquinho, tomilho, orégano, salsinha, manjericão, coentro, sálvia, hortelã, entre outras.
  • Vasos para horta em apartamento, que podem ser desde uma caixa de feira, garrafas pet, caixas de leite, pallets... até vasos de barro mais elaborados, são muitas opções.
  • Um pouco de terra. É importante que a sua terra esteja bem soltinha, para permitir que as raízes da hortaliças cresçam sem dificuldades. Para isso, você pode adicionar serragem ou folhas secas a ela.
  • Argila expandida ou pedrinhas, para drenar a água.
  • Um pano para impedir que a areia caia. É necessário que ele permita a passagem da água.
Como fazer horta em apartamento - Como fazer horta em apartamento: material necessário

Como montar a sua horta

Agora que você já tem tudo o que precisa em mãos, chegou a hora da montagem. Vamos te ensinar a como montar a sua horta em caixa de feira, mas a técnica para montá-la em vasos, caixas, potes, garrafas, etc. é semelhante, o que você precisará fazer de diferente é furar os recipientes que tenham espaços reservados para que a água saia. Acompanhe:

  1. Forre a caixa com o pano que você escolheu. Ele será essencial para que a terra não caia no chão, visto que o caixote é aberto.
  2. Adicione a argila expandida ou as pedrinhas em cima do pano para garantir um ótimo escoamento de água.
  3. Acrescente a terra, com atenção especial para que ela não fique muito compactada, pelo contrário, queremos ela bem soltinha. Adicione a serragem e as folhas secas e misture com leveza até que tudo fique bem incorporado.
  4. Coloque as mudinhas na terra, posicionando-as a uma distância de pelo menos 4 dedos umas das outras, assim elas terão espaço suficiente para crescerem com saúde.
  5. Termine o processo acrescentando mais terra à sua nova hortinha e a posicionando no lugar que quer que ela fique, lembrando sempre que sua horta precisa de luz e muita água, portanto, regue-a com frequência.

É importante ressaltar que a terra precisa de adubo para continuar oferecendo nutrientes e saúde para as plantinhas. Dessa forma, aprenda como fazer compostagem para a horta neste outro artigo do umCOMO.

Como fazer horta vertical para apartamento

Um dos motivos pelos quais moradores de apartamentos não cultivam hortas em suas residências é a falta de espaço. No entanto, há diversas opções que não ocupam tanto espaço e podem ser feitas em qualquer lugar que garanta as condições adequadas de crescimento para as plantas.

Dessa forma, você pode apostar em uma horta vertical para apartamento, que também servirá como decoração. Afinal, a beleza que uma parede verdinha traz para o seu lar acaba se tornando mais um motivo para que você aprenda a fazê-la.

Você pode fazer a sua horta vertical reaproveitando garrafas pet. Para isso, vai precisar também de uma tesoura, um pincel e arame. Se quer aprender a fazer, basta seguir este passo a passo:

  1. Com um pincel, marque nas garrafas o lugar onde você vai fazer os cortes. O primeiro corte deve ser feito na parte da superior das garrafas, entre a tampa e a metade delas, de modo que caiba a sua mão dentro. O segundo corte deve ser feito no fundo das garrafas, do tamanho do bocal delas (aproximadamente 26mm). Por último, faça 4 furos de escoamento no fundo das garrafas.
  2. Encaixe o bocal de uma garrafa no fundo da outra, por meio do corte, e use a tampa para conectá-las. Por isso o primeiro corte tem que ser grande o suficiente para que a sua mão passe, caso contrário, você não conseguiria tampar a garrafa e conectar uma a outra.
  3. Depois de conectar as garrafas que você separou, amarre um arame no bocal da primeira delas e pendure-as. O arame será dará sustentação, permitindo que este arranjo fique pendurado na vertical onde você escolher. Você pode pendurá-las numa estante ou até mesmo com ajuda de um prego na parede.
  4. Feito isso, você precisa plantar as hortaliças. Coloque um pouco de pedrinhas ou argila expandida no fundo das garrafas, adicione a terra (da forma como ensinamos acima), posicione as hortaliças escolhidas e voilà. Sua horta vertical para apartamento está pronta!

Horta em apartamento: o que plantar

Você se pergunta o que plantar na horta em apartamento? Aqui estão algumas opções:

  • Pimenta biquinho;
  • Tomilho;
  • Orégano;
  • Salsinha;
  • Manjericão;
  • Coentro;
  • Sálvia;
  • Hortelã;
  • Alecrim;
  • Tomate cereja;
  • Rúcula;
  • Cebolinha;
  • Louro;
  • Espinafre;
  • Erva-cidreira.

Cuidados com a sua horta urbana

Ter uma horta em apartamento é mais simples do que se imagina. Os cuidados são semelhantes aos de uma horta comum, no entanto, têm suas limitações. Atente-se a essas dicas sobre cuidados com a sua horta:

  • Certifique-se de que o recipiente escolhido para as suas plantas tem pelo menos 15 cm de profundidade, pois esse é o espaço necessário para que suas ervas cresçam.
  • Pesquise muito bem sobre cada hortaliça antes de montar seu arranjo, pois as ervas precisam combinar entre si. Não plante hortelã junto com as outras hortaliças, por exemplo, pois além dessa planta precisar de muito espaço para crescer, pode roubar nutrientes das outras plantas do seu vaso.
  • Preste atenção à necessidade de poda das plantas e não tenha dó de fazer isso de tempos em tempos.
  • Um jeito de saber se a sua horta precisa de água é sentindo a terra com as mãos. Se ela estiver seca, você deve regá-la.
  • Não se esqueça de adubar a sua terra, conferir se está tudo indo bem com a drenagem e de cuidar com carinho do seu pedaço de natureza em casa.

Se você gosta deste tipo de artigo, vai gostar de saber que no umCOMO temos estes outros também: Como plantar ervas aromáticas em casa, Quais são os tipos de ervas aromáticas e Como plantar coentro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer horta em apartamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Vídeos relacionados com Como fazer horta em apartamento

1 de 3
Vídeos relacionados com Como fazer horta em apartamento

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer horta em apartamento
1 de 2
Como fazer horta em apartamento

Voltar ao topo da página