O cultivo de plantas

Como fazer um terrário tropical

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer um terrário tropical
Imagem: escamasyterrarios.blogspot.com

Você gosta de plantas exóticas ou de algum animal que pode viver em um ambiente aquático ou semi-aquático? Se desejar construir seu próprio ecossistema para que seus animais e plantas aquáticas vivam nele, preste atenção ao seguinte artigo. Em umComo.com.br, explicamos como fazer um terrário tropical. Existem várias opções na hora de construir este tipo de habitáculos. No seu terrário tropical, você poderá cultivar plantas exóticas e criar animais que requerem umidade e clima tropical. Siga estes conselhos e terá êxito.

Também lhe pode interessar: Como fazer um terrário barato

Passos a seguir:

1

Antes de fazer o seu terrário tropical, você deve saber onde irá colocá-lo. Escolha o recipiente mais adequado, observando o espaço disponível e os espécimes que serão criados, sejam eles plantas ou animais.

2

Após essa verificação para fazer o seu terrário tropical, escolha um recipiente com tampa que seja totalmente transparente. Por quê? Os climas tropicais são muito ensolarados, de forma que o seu ecossistema precisará de luz solar sem filtros. A melhor forma dos raios entrarem neste espaço será com um recipiente totalmente transparente. Sugerimos que compre um de vidro.

3

Como dissemos anteriormente, seu recipiente precisa de uma tampa. Com isso, forneceremos às espécies a concentração de calor e de umidade que necessitam. Não obstante, faça uma pequena abertura - se não houver já - para introduzir plantas e animais.

4

Primeiro, lave bem o recipiente onde fará o seu terrário tropical. Utilize água quente e sabão. Em seguida, enxágue o recipiente com água em abundância e deixe secar. Este procedimento é necessário antes de semear suas plantas.

5

Quando o recipiente estiver completamente seco, é hora de introduzir a terra onde as plantas exóticas serão cultivadas. Na parte inferior do recipiente, introduza cerca de 3 centímetros aproximadamente de pedras ou cascalho. Em seguida, acrescente uma cobertura de musgo e por cima deste cerca de 4 centímetros de terra úmida para vasos.

O cascalho evitará que o terrário tenha mau cheiro, pois ajuda na melhor circulação do ar. O musgo é necessário, pois evita a infiltração da terra pelas pedras. Em qualquer loja de jardinagem ou viveiro, você encontrará a combinação de musgo, vermiculita e perlita. Ideal para seu terrário.

6

Ainda que não precise de nenhum fertilizante para seu terrário tropical, aconselhamos que o acrescente na primeira semeadura para garantir o crescimento inicial das plantas exóticas que cultivar.

7

Para introduzir as plantas exóticas, cave buracos entre a terra úmida e as pedras. Estes buracos devem ser suficientemente grandes para que as raízes das plantas se encaixem adequadamente nele. Após colocar a planta nele, tampe o buraco e aplaine a terra. Lembre-se de deixar espaço entre umas e outras. Deste modo, o ar circulará adequadamente e favorecerá seu crescimento.

8

Não podemos imaginar um terrário tropical sem pensar em água e umidade. Pulverize água sobre as plantas e a areia. Com a temperatura e o calor, ela evaporará e dará espaço para a umidade necessária para manter o clima tropical. Pulverize as plantas algumas vezes - durante dois dias - antes de cobrir completamente o terrário. Você deve adicionar água com um spray a cada 5 meses, aproximadamente. A quantidade deve ser suficiente apenas para umedecer o solo. Dica: Antes de fechar o terrário, certifique-se de que as folhas das plantas já secaram.

9

Pronto! Você já tem o seu terrário tropical. Consulte em lojas de animais, as espécies que podem ser colocadas no ambiente. Você será informado sobre os alimentos e os cuidados exigidos pelos animais que vivem em um clima tropical. Coloque o terrário próximo à janela para que entre o sol e desfrute deste lugar tropical em seu próprio lar.

10

Se quiser montar um terrário especificamente para lagartos, entre no nosso artigo e descubra como montar um terrário para lagartos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um terrário tropical, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: escamasyterrarios.blogspot.com
Como fazer um terrário tropical