Sistemas de aquecimento em casa

Como fazer uma lareira ecológica

Como fazer uma lareira ecológica

O friozinho está chegando e nada melhor do que aproveitar para curtir com uma bebidinha quente, um cobertorzinho e, por que não, aos pés de uma lareira? Esqueça aquelas lareiras enormes, parecidas com uma churrasqueira, difíceis de acender, que soltam aquela fumaça e podem te fazer ficar defumado rapidinho. continue lendo este artigo de umComo.com.br e venha aprender como fazer uma lareira ecológica.

Também lhe pode interessar: Como fazer um bom fogo em uma lareira

Passos a seguir:

1

Lareiras ecológicas são a evolução das lareiras convencionais, podem ter os mais variados formatos e decorações. Além de serem menores e mais práticas do que as antigas, as lareiras ecológicas são chamadas assim porque ao invés de serem alimentadas por lenha são alimentadas a bioetanol, um tipo de álcool que não gera fumaça e nem poluentes quando queimado.

Apesar de variações formato e tamanho, todas elas possuem o mesmo princípio: são feitas a partir de um queimador, uma caixa de aço inoxidável. Para quem já comeu fondue, ou mesmo já foi em algum buffet de self service, o queimador se assemelha muito aquela peça que fica embaixo das travessas para mantê-las quentes, em função, se não em formato.

Essa peça pode ser colocada embutida em uma pedra, dentro de espaço de lareiras convencionais, no interior de verdadeiros aquários de vidro, alguns inclusive com rodas para que você possa leva-la para onde quiser.

Como fazer uma lareira ecológica - Passo 1
2

Uma alternativa para quem quer usufruir de uma dessas lareiras ecológicas e prefere ter uma completamente personalizada, além de um preço mais acessível, pode fazer o seu próprio queimador.

Para isso será necessário o auxilio de profissionais, mas nada de muito excepcional: uma serralheria e um soldador resolverão todos os seus problemas, inclusive algumas serralherias podem ter soldadores e encurtar assim o seu trabalho.

O primeiro passo é escolher as dimensões do seu queimador, que na prática nada mais é do que uma caixa com a tampa fixa e com uma abertura.

Como exemplos vamos fazer um queimador de 30 centímetros de comprimento, 15 de largura e 7 de altura.

A tampa deve ser mais larga do que a base, algo em torno de 32x17 centímetros, caso você queria embutir em uma pedra, por exemplo.

Peça para que a tampa tenha uma abertura como um corte de 2 centímetros, por onde você vai coloca o bioetanol e por onde o fogo vai sair.

Converse na serralheria sobre o uso que você dará a essa caixa, para que eles possam escolher o tipo certo de metal, algum que seja mais resistente ao calor. As vezes pode ser complicado explicar uma lareira ecológica, uma vez que as pessoas estão poucos acostumadas, mas se você falar que é uma espécie de churrasqueira, eles entenderão o suficiente para construir da melhor maneira.

Se eles soldarem os seus problemas acabaram, basta escolher o lugar para colocar a sua, mas se a serralheria não prestar esse serviço você terá que ir atrás de um soldador.

O mais importante quando falar com o soldador é explicar que você vai colocar um líquido dentro dessa caixa, então não bastará apenas fechar os cantos para que ela fique “colada” é necessário selar, preencher todos os espaços para garantir que não haja vazamentos.

Se você não encontrar um soldador facilmente, procure nas oficinas mecânicas e funilarias, ali com certeza você encontrará quem sabe fazer esse tipo de serviço.

Como fazer uma lareira ecológica - Passo 2
3

Pronto! Agora você já tem a parte mais importante, o queimador, basta decidir onde vai colocar. Escolha sempre por locais que não tenha nada muito próximo que possa pegar fogo ou mesmo estragar com calor, porque sua lareira ecológica vai esquentar, e muito!

Agora é só buscar aquele cobertor e um chocolatinho quente.

Veja também o nosso artigo sobre como escolher um aquecedor para o inverno.

Como fazer uma lareira ecológica - Passo 3

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma lareira ecológica, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Rosane
Amigo o artigo muito bom
Gostaria de saber o nome daquele tecido que vai dentro da câmera de combustão
Ricardo Lacerda
Olá Rosane. Aquilo é uma Manta Cerâmica. É muito importante você colocar essa manta para evitar que o álcool fique livre, balançando dentro do queimador. A manta evita que ele entorne, em caso de algum movimento brusco na lareira. Você vai encontrar em sites de materiais para cutelaria pois, é usada nos fornos de fundição. Se você pretende fazer a sua própria lareira, vale uma dica. Eu tenho feito algumas desde o ano passado (2021) . Resolvi fazer o corpo de madeira, vazado por baixo (tipo um O retangular), para que o ar circule sem superaquecer a madeira, deixei um espaço de quase 2 cm de todos os lados. Aconteceu que, com o queimador embutido (nivelado com a face superior), o calor aqueceu demais a madeira e se propagou para o chão também. Como sou professor de física, pensei: " Eu quero que o calor se espalhe pelo ambiente e não fique preso dentro da lareira. ". Resolvi , então, elevar o queimador 2 cm. Isso foi suficiente para criar um fluxo de ar, como uma chaminé, em volta do queimador. Parou de aquecer a madeira e o piso. Ainda ontem, uma das minhas lareiras de 35 cm ficou acesa por duas horas sobre uma mesa de plástico sem qualquer problema. Sei que não é recomendado mas, eu queria demonstrar a segurança do produto e fiquei ao lado vigiando o tempo todo.
A sua avaliação:
Leandro Beis Frag
Bom dia...
Que tipo de produto vai dentro do queimador? só alcool ou mais algum tipo de tecido, pano ou sei-lá !!!???
Rui Monteiro
"...pode ser complicado explicar uma lareira ecológica, uma vez que as pessoas estão poucos acostumadas, mas se você falar que é uma espécie de churrasqueira, eles entenderão o suficiente para construir..." Gostei do conteúdo, porém ressalvo que, deve ser explicado que o produto não é uma churrasqueira e sim uma lareira ecológica (ou uma "lareira móvel"), se possível mostrar uma foto com inspiração, por que? Vemos no Brasil uma carência de mobílias e objetos modernos com tendencias em madeiras e pedras, justamente por causa da informação que não chega aos profissionais, e se você encomenda um objeto com design moderno para um profissional, este lhe apresentará novas técnicas e é claro você estará colaborando para o ingresso deste profissional em uma nova área de concorrência, ou seja, com a concorrência você abre oportunidade para novas tendencias e inovações, conscientizando a cultura ecológica, e o brasileiro é talentoso mas não tem informação, temos que dar oportunidade aos pequenos marceneiros e serralheiros ao invés de pagar preços exagerados em ateliês e lojas renomadas.
Editor umComo.com.br
Oi Rui! Muito obrigado pela dica. Continue nos acompanhando!
Luiz
exatamente isso que eu tava procurando, porém não me parece tão simples nas lareiras comerciais, nas imagens se percebe umas repartições dentro do queimador, que chamam de câmara de combustão. será que é para otimizar a queima e o aquecimento? queria fazer uma assim mais elaborada, mas não acho desenho ou fotos dos detalhes internos.
Carlos
Olá Luiz também estou tendo dificuldades em encontrar alguma imagem interna do queimador, você já encontrou? Até agora só descobri que dentro vai uma manta cerâmica para isolar o calor e mais nada, se encontrou alguma informação e puder compartilhar. Att Carlos
jaqueline cerqueira
fizemos uma, porem quando acende apaga sozinha na mesma hora, deve ter que fazer uma entrada de ar, se alguem conseghuir envia por favor,
Whatson Tasia
Achei essa ideia da lareira ecologica muito legal, se não polui mesmo é uma ótima opção para quem não tem uma casa ou sala grande. Obrigado pelas dicas.
Editor umComo.com.br
Oi Whatson! Que bom saber que você achou essas dicas legais. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Ricardo Lacerda
Jaqueline. Isso é normal quando a lareira está fria mas, em todo caso, aí vão algumas medidas dos queimadores que eu faço. Eu tenho usado metalon 70x30 (mm) galvanizado. faço com 40, 50 e 60 cm de comprimento. Para o rasgo (abertura) deixo margens de 3 cm aproximadamente nas extremidades e 2 cm ao longo, o que dá um rasgo de +/-3 cm de largura. Ah, outra coisa importante é colocar a manta cerâmica no interior. Muita gente não entende a verdadeira função da manta. Inclusive nesse artigo, nem falaram nada. A manta é importante para não deixar o álcool líquido livre dentro do queimador. Imagine se alguém esbarra na lareira acesa e o álcool espirra para fora. Um risco enorme de incêndio e queimaduras. Mas, tem que ser a manta cerâmica, que é própria para temperaturas acima de 1500°C. Você encontra em sites de materiais para cutelaria. Como professor de física, tenho algumas críticas a maioria dos projetos que vejo. O queimador aquece muito, como queremos que o calor se espalhe pelo ambiente, não faz o menor sentido embutí-lo em pedras ou móveis. A solução que achei foi elevar a face superior do queimador cerca de 2 ou 3 cm da superfície do entorno e garantir que entre bastante ar por baixo dele. Pra dar uma ideia da eficiência desse design, ainda ontem (26/05/21), deixei uma das minhas lareiras de 40 cm acesa sobre uma mesa de plástico durante 2 horas. Nenhum problema. Detalhe: o corpo é de madeira, totalmente aberto por baixo do queimador, que fica com um afastamento (vão livre) de 1,5 cm em todos os lados.
1 de 4
Como fazer uma lareira ecológica