Partilhar

Como aquecer a casa sem aquecimento

Por Sara Viega. Atualizado: 7 novembro 2019
Como aquecer a casa sem aquecimento

Nos meses de inverno, a sua casa é um refúgio de paz, tranquilidade e calor. Longe das chuvas e do frio que reinam lá fora, sua casa deve recebê-lo com o calor que precisa. No entanto, manter o aquecimento ligado (caso o tenha) implica uma grande despesa, tanto como cerca de 46% do consumo energético de uma casa, algo que nem todas as carteiras podem enfrentar. No umCOMO estamos decididos a tornar a sua vida um pouco mais fácil e econômica, por isso trazemos este artigo com o qual poderá aprender a aquecer a casa sem aquecimento com alguns truques muito simples que todo mundo pode aplicar.

Também lhe pode interessar: Qual o melhor tipo de lareira para a sua casa
Passos a seguir:
1

Ventilar a casa diariamente é indispensável para manter o ar limpo, oxigenar os cômodos e evitar que as toxinas no ar se mantenham dentro do cômodo por muito tempo. Agora, quando deve fazer isso? No inverno, ventilar a casa implica uma queda repentina da temperatura da casa inteira, por isso há que escolher bem a hora de fazer isso para tentar que a fuga de calor seja mínima.

A nossa recomendação é que o faça de manhã, assim que acordar, por um tempo máximo de 10 minutos. É preciso tentar fazer isso em horas de sol, quando podemos aproveitar os seus raios para reter mais o calor.

Como aquecer a casa sem aquecimento - Passo 1
2

Um dos truques imprescindíveis para aquecer a casa sem aquecimento é isolar o calor dos diferentes cômodos para evitar que o frio se disperse. Isso significa simplesmente fechar as portas dos cômodos onde estamos, fazendo com que essa zona ocupe a menor superfície possível e seja mais fácil e rápido de aquecer.

3

Se quiser aquecer a casa sem aquecimento terá de aproveitar ao máximo o calor do sol, o maior aquecedor do mundo. O que deve fazer durante o dia é abrir todas as persianas e fazer o possível para que seus raios entrem o mais diretamente possível e fechar qualquer buraco por onde o calor possa escapar.

À noite deve fazer o contrário, fechar a casa de forma a que o calor que se foi acumulando durante o dia não escape. Não tem que levar isso à risca (subir as persianas durante a manhã e fechar à tarde), isso vai depender da estrutura da sua casa. Se sua casa recebe luz à tarde e de manhã não, o processo pode ser o inverso.

4

Já aconselhamos tampar os buracos por onde o calor possa escapar, mas como fazer isso e por onde ele escapa? Aquecer a casa sem aquecimento não é tão difícil como parece, o que acontece é que muitas casas favorecem o escape do calor por aberturas e fissuras de portas e janelas.

Alguma vez teve essa sensação de que há uma corrente de ar em sua casa mesmo que todas as portas estejam fechadas? Isso com certeza é devido a alguma dessas fissuras, um problema que pode arrumar facilmente com um pouco de fita isolante que pode comprar em qualquer loja de ferragens ou loja especializada em bricolagem.

5

Muitas famílias optam por colocar plantas ou vegetação nas zonas próximas da janela. Apesar de ter plantas em casa poder trazer muitos benefícios, pode ser que elas impeçam a entrada dos raios do sol tornando mais complicada a tarefa de aquecer a casa sem aquecimento.

Recomenda-se podar seus galhos para não ser um obstáculo para a luz ou optar por plantas de folha caduca, cujas folhas caem no inverno e não tampam o sol e no verão ajudam a manter a casa fresca.

6

Já se perguntou alguma vez por que os barcos são quase sempre brancos? Nunca percebeu que o sol queimava mais quando usava uma camiseta preta? Tudo isso é devido a como as cores recebem a luz e o calor, quanto mais escura for uma cor, mais calor absorverá e quanto mais clara for, fará o contrário.

Sabendo disso pode aproveitar as cores para aquecer a sua casa , seja pintando as paredes de cores mais escuras, colocando sofás ou poltronas de cor preta ou trocando as cortinas.

7

O piso é o elemento da casa por onde mais calor se perde. De fato, a temperatura média do piso no inverno encontra-se entre os 10 e 12 graus. O piso de parquet é bem mais isolante que os de mármore, mantendo muito melhor o calor da sua casa. Mas como nem todo mundo pode fazer uma reforma em casa para trocar o solo, há um método bem mais econômico e eficaz.

Colocar tapetes nos cômodos onde passa mais tempo é uma solução ideal para aquecer uma casa sem aquecimento, conservando a temperatura e evitando que o calor escape pelo solo.

8

Há coisas que nunca saem de moda, as soluções de sempre costumam acabar sendo as mais eficazes e por isso foram usadas a vida inteira. Não há nada como um bom cobertor para se manter quente em casa por mais frio que faça lá fora.

Entre a grande variedade de cobertores disponíveis no mercado, os de pele animal são os que mais isolam do frio, mantendo uma temperatura agradável. Por outro lado, em zonas onde o frio é muito úmido e parece que entra nos ossos, uma boa opção é utilizar cobertores de algodão. Os cobertores deste material são capazes de absorver até 30% do seu próprio peso em vapor de água, evitando que a pessoa note a sensação de umidade.

9

Se analisar todos os conselhos que demos para aquecer a casa sem aquecimento, eles se baseiam principalmente em aproveitar ao máximo o calor presente na casa, principalmente o que vem do sol. Mas tem a certeza de que a casa não produz calor? Além do calor humano que pode notar quando se reúne pessoas suficientes em um lugar fechado, a casa possui elementos que por si só produzem calor: os eletrodomésticos. Aproveitar o calor que vem do televisor, dos computadores ou da própria luz é fundamental para manter um ambiente agradável em sua casa.

É por isso que se mantiver um bom isolamento, não será necessário ligar ou instalar um sistema de aquecimento, ou terá que fazer isso por muito pouco tempo.

Leia também: Como sentir menos frio

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aquecer a casa sem aquecimento, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário sobre Como aquecer a casa sem aquecimento

Como aquecer a casa sem aquecimento
1 de 6
Como aquecer a casa sem aquecimento

Voltar ao topo da página