Outros As flores

Como florescer kalanchoe - métodos eficazes!

Yuri Ferreira
Por Yuri Ferreira. Atualizado: 26 setembro 2019
Como florescer kalanchoe - métodos eficazes!

A kalanchoe ou calancoé é uma das flores ornamentais mais belas que se pode ter em seu jardim. A fim de criar um jardim agradável e que possua uma planta que agregue beleza estética ao plano dado ao ambiente, é importante que o cultivo seja adequado e condizente com as necessidades que o vegetal necessita. Para isso, os conhecimentos do cultivo da Kalanchoe devem ser dominados e executados, especialmente no que se refere ao floreamento. Caso a planta perca suas flores, ela perderá o seu valor ornamental. Nesse artigo desenvolvido por umCOMO, te daremos as melhores dicas de Como florescer kalanchoe, aplicando as melhores técnicas de jardinagem para que seu jardim seja um sucesso.

Índice

  1. Como fazer kalanchoe florir
  2. Como fazer mudas de Kalanchoe
  3. Kalanchoe - flor da fortuna

Como fazer kalanchoe florir

A Kalanchoe necessita de alguns cuidados básicos na hora de seu cultivo. A primeira coisa que deve se fazer é a poda constante da planta, para que ela não desperdice os seus nutrientes que iriam para a reprodução das flores no crescimento de seu corpo.

Reprodução - Kalanchoe

Para acelerar a reprodução da Kalanchoe, lhe dando mais flores, é necessário que você alcance um equilíbrio importante na hora de cultivá-la. Para garantir a reprodução da planta, é importantíssimo que você a regue a cada dez dias o vaso e também que mensalmente faça sua nutrição com o adubo fertilizante NPK 20-20-20, preferencialmente orgânico e que possua qualidade para abastecer a Kalanchoe de nutrientes para que ela tenha um bom florescimento e uma boa reprodução. É através da adubação da planta que vem os principais incentivos naturais à floração

Outros processos importantes para a floração têm como base a simulação da noite durante 14h do dia, a exposição direta a luz do sol. Também nunca a deixa exposta à temperaturas que fiquem abaixo dos 10ºC e acima dos 35º. Essa é uma planta que é acostumada com temperaturas médias e não suporta frio ou calor excessivo, devido a sua sensibilidade no trato.

Poda

Uma das partes mais importantes do cultivo da Kalanchoe é que se pode seu corpo, especialmente as partes da planta que estão secas ou mortas, pois essas absorvem nutrientes e danificam o crescimento dela. Também não deixe que a planta acabe crescendo demais porque se não você pode perder os nutrientes que iriam para as flores para seu crescimento. Se estiver a kalanchoe apodrecendo, pode tudo que seja possível, exceto o caule central, pois se não a planta morrerá de qualquer maneira.

Veja também: Como cuidar de calandiva

Outros cuidados

Não deixe a Kalanchoe exposta a chuva por muito tempo, pois a acidez da chuva pode acabar maltratando as flores. Utilize pesticidas orgânicos e preferencialmente naturais para retirar fungos e pestes, e caso não funcione, pode as regiões da planta que estão sendo afetada pelos males das pestes. Se as plantas não forem devidamente cuidadas e caso sua saúde não esteja no ápice, seu florescimento, comum do início do inverno até o final da primavera.

Como florescer kalanchoe - métodos eficazes! - Como fazer kalanchoe florir

Como fazer mudas de Kalanchoe

Para fazer mudas de Kalanchoe, o processo e bastante simples. Para uma planta saudável, basta que você tenha uma planta já crescida e florescida. Posteriormente, você deve retirar uma estaca dessa planta já crescida, com tamanho de cerca de cinco centímetros. Retire da base dessa muda algumas folas e deixe-as secar por três das. Após esse período, plante a estaca em um potinho de hormônio enraizador, produto que você pode encontrar em qualquer floricultura. Após a estaca criar raiz, basta colocá-la no solo.

Durante duas ou três semanas, é importante que você coloque um saco plástico em cima da Kalanchoe para simular um ambiente extremamente úmido, regando com frequência. Abra alguns buracos por cima do saco para manter a oxigenação e aguarde o florescimento com sucesso da sua Kalanchoe.

Veja também: Como cuidar da Flor de Maio

Como florescer kalanchoe - métodos eficazes! - Como fazer mudas de Kalanchoe

Kalanchoe - flor da fortuna

A kalanchoe azul e também aquelas de outras cores são geralmente conhecidas no linguajar popular como "flor da fortuna". A flor da fortuna é assim chamada pois a kalanchoe tem uma simbolização intensa de riqueza e sucesso, sendo geralmente utilizada por empresas e pessoas que desejam ampliar a fortuna e colocar bastante dinheiro no bolso, uma das coisas mais importantes da nossa vida, não é mesmo? A Kalanchoe azul inclusive é bastante comum, por ser uma planta suculenta de muito esmero, especialmente em empresas, pois traz junto com a mística financeira, a sensação de harmonia e paz.

Leia nossos outros artigos sobre jardins:

Como florescer kalanchoe - métodos eficazes! - Kalanchoe - flor da fortuna

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como florescer kalanchoe - métodos eficazes!, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
Silvana Rodrigues
Todas as kalanchoes são floriferas? Tenho uma já alcançou uns 30 cm.
Cecília Gaspar Gradin
Minha kalanchoe está viçosa , as folhas e botoenzinhos bem miudos faz tempo e não floresce adubo 1 vez ao mes......
Diane
Que epoca devo podar a floe d fortuna???
MARIA AURIMAR LIMA
minhas plantinhas, estão dando muito fungo. alguns do branco e outros do preto. outras não dão flor. Outras morrem. Comprei um fungicida orgânico- fedido que só, mas não deu jeito. tenho kalanchoe, roseiras, rosa do deserto, hortência, onze horas, azaleia, e outras. Me ajudem.
Editor umComo.com.br
Oi Maria! Esse artigo explica como eliminar fungos das plantas: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-eliminar-fungos-das-plantas-cuidados-simples-27945.html
Célia Pinto
Como fazer jardim sobe piso .pois na frente da minha varanda e de piso.gostaria de fazer o meu jardizinho sem quebrar o piso.tenho duas roseiras mais gostaria de ter um jardim pois amo flores.tenho poblema com forminga
A sua avaliação:
Maria Rosicler
Gostei muito das dicas sobre o cultivo das kalanchoe! Comprei uma mirim e plantei-a no próprio vaso, em um minijardim!
Yuri Ferreira
Que bom que gostou, Maria! Depois nos conte seus resultados :)
Sandra Palancio
minhas kalanchoes acabaram as flores e podei as mesmas, porem oque devo fazer para florescer novamente já que é primavera
A sua avaliação:
MYRANE PASQUERO
Muito bom,e esclarecedor.
1 de 4
Como florescer kalanchoe - métodos eficazes!