Outros Fazer os seus próprios móveis

Como improvisar uma mesa - ideias simples!

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. 24 maio 2017
Como improvisar uma mesa - ideias simples!
Imagem: mezquite.mx

A mesa é um daqueles móveis essenciais que a gente só percebe a falta que faz quando precisamos e não temos. E aí nós percebemos que nem sempre elas são baratas ou fáceis de serem encontradas do jeitinho que a gente quer. Se você percebeu que uma mesa está fazendo falta, é possível dar um jeitinho. Para te ajudar, o umCOMO reuniu dicas e inspirações sobre como improvisar uma mesa.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma mesa com paletes

Índice

  1. Como improvisar uma mesa de jantar
  2. Como improvisar uma mesa de centro
  3. Como improvisar uma mesa de estudo

Como improvisar uma mesa de jantar

A mesa de jantar tem como característica principal um tamanho mais avantajado, podendo ter entre 4 até 16 lugares ou mais. Elas podem ser retangulares, quadradas ou redondas. Improvisar uma mesa de jantar é fácil, o mais importante é encontrar materiais ideais para a base e o tampo e acertar nas medidas.

Altura de uma mesa de jantar

De acordo com os padrões, a altura ideal de uma mesa de sala de jantar costuma variar entre 70 e 75 cm do chão ao topo para que as pernas fiquem confortáveis. Portanto, quando estiver procurando a base, preste atenção no tamanho e não escolha os que são muito baixos.

No entanto, se você já tem as cadeiras que vai utilizar, considere o tamanho delas ao calcular a altura da sua mesa de jantar.

Base para mesa de jantar improvisada

Um dos tipos de base mais conhecidos para uma mesa de jantar improvisada são os cavaletes. Dois bastam. Se os que você conseguiu não têm a aparência desejada, você pode pintar para deixar como quiser. Além de cavaletes, você pode usar outras bases estáveis para a mesa de jantar. O importante é que elas tenham estabilidade, sejam da mesma altura e tenham um tamanho de acordo com as cadeiras.

Tampo para mesa de jantar improvisada - mesa feita com porta velha

O material do tampo deve ser resistente, rígido e não muito leve, mas também não muito pesado. Os materiais mais usados são madeira e vidro. Na hora de improvisar o tampo, atente-se à espessura dele, já que isso pode afetar na altura final.

Outra sugestão que faz sucesso e tem as condições ideais para ser equilibrada por cavaletes é utilizar uma porta velha.

Passo a passo para improvisar uma mesa de jantar

  1. Se os cavaletes ou a base não têm a aparência que você deseja, pinte-os de acordo com os seus planos;
  2. A mesma coisa vale para a base, se ela for de madeira, você pode lixar e pintar ou aplicar tecidos ou contact. Antes de fazer isso, encontre o centro da mesa e um ponto médio na direção partindo do ponto até a direção de cada extremidade da mesa, eles devem ter a mesma distância;
  3. Com o tampo pronto e seco, posicione os cavaletes mais ou menos no local onde você deseja que a mesa fique e coloque o tampo de uma maneira em que os cavaletes fiquem embaixo dos pontos marcados;
  4. Ajeite os cavaletes ou o objeto que você escolheu para a ser a base, posicione as cadeiras e sua mesa de jantar está pronta.
Como improvisar uma mesa - ideias simples! - Como improvisar uma mesa de jantar
Imagem: projetos.habitissimo.com.br

Como improvisar uma mesa de centro

Tudo o que você precisa para improvisar uma mesa de centro é ter um tampo que te agrade, de vidro ou madeira e objetos da mesma altura que sejam firmes. Você pode usar livros antigos, cavaletes mais baixinhos ou paletes.

A ideia da porta, comentada no item anterior, continua valendo. O importante é você encontrar objetos estáveis e da mesma altura para manter o tampo reto. Se optar por livros, é importante que eles tenham tamanho e peso parecidos, distribua-os em distâncias uniformes, como mostra a foto.

Como improvisar uma mesa de centro com paletes

Reaproveitar paletes é uma ideia barata, estilosa e fácil. Se você não sabe onde encontrar os paletes, dê uma conferida no artigo Como conseguir pallets para decorar a sua casa. Uma vez que você tenha esses paletes, você também precisará de rodinhas de silicone, cola para madeira, lixa, tinta para verniz ou para madeira e um placa de vidro. Então, basta seguir o passo a passo deste tutorial que ensina como fazer uma mesa com paletes.

Como improvisar uma mesa - ideias simples! - Como improvisar uma mesa de centro
Imagem: lauraboechat.arq.br/dinamicambiental.com.br

Como improvisar uma mesa de estudo

Estudar ou trabalhar em um local adequado faz toda a diferença no seu rendimento e evita problemas de coluna e afins. Esse tipo de mesa tem algumas características diferentes da mesa de jantar, por exemplo, ela é voltada pensando no conforto da pessoa que vai utilizá-la por horas seguidas e deve ter uma altura adequada para um computador, um apoio confortável para os braços e uma distância confortável para leitura.

A ideia dos cavaletes também vale para improvisar um mesa de estudos. Entretanto, certifique-se de que eles não sejam muito baixos. Outra sugestão para usar na base de apoio da escrivaninha são dois bancos altos (aqueles que têm altura de bar). O tampo pode ser de vidro, madeira ou mdf.

Como fazer uma escrivaninha passo a passo

  1. Defina o tampo da sua escrivaninha e prepare-o da maneira que você achar mais bonita, lixando, pintando ou envolvendo com tecido ou contact;
  2. Faça o acabamento da base. Se forem os banquinhos ou cavaletes, você pode pintá-los;
  3. Quando os acabamentos estiverem prontos e secos, basta posicionar as bases em distâncias proporcionais ao centro da mesa e então instalar o tampo;
  4. No caso do tampo de vidro, você pode dar mais segurança instalando uma ventosa entre a base e a tampa ou um adesivo de aderência;
  5. Posicione uma cadeira ou banco que você julgar confortável e a sua escrivaninha improvisada estará pronta!
Como improvisar uma mesa - ideias simples! - Como improvisar uma mesa de estudo
Imagem: homensdacasa.net

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como improvisar uma mesa - ideias simples!, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
kaskakskaks
Otimooo adoreiiiiiiii
Imagem: mezquite.mx
Imagem: projetos.habitissimo.com.br
Imagem: lauraboechat.arq.br/dinamicambiental.com.br
Imagem: homensdacasa.net
1 de 4
Como improvisar uma mesa - ideias simples!