menu
Partilhar

Como limpar tela de TV

 
Por Ketlyn Araujo. 28 maio 2021
Como limpar tela de TV

O desejo de melhorar a qualidade da imagem dos televisores tem levado a uma evolução constante das telas. A definição está ficando cada vez mais alta mas, com isso, a delicadeza dessas telas também aumentou. Portanto, é necessário tratá-las com especial cuidado e limpá-las com produtos específicos para evitar danos, arranhões e até mesmo estragá-las.

A tela de plasma é unanimidade no mercado televisivo, e tem sido encontrada na maioria dos lares nos últimos anos. Esses tipos de telas vieram para ficar, então você deve estar interessado/a em saber quais são os melhores produtos para limpá-las. Se você deseja saber como limpar tela de TV e outras dicas a esse respeito, recomendamos que você continue lendo este artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como limpar telas mosquiteiras

Pode limpar a tela da TV com álcool?

Se você se pergunta se pode limpar a tela da TV com álcool, saiba que a melhor solução para limpar uma tela de TV de LED, de plasma ou outro tipo de monitor é usando uma mistura que contenha os seguintes componentes: álcool isopropílico e água destilada. Quanto à aplicação, um pano de microfibra será a opção mais interessante para tratar a tela com cuidado.

Preparando o produto para limpar a tela da TV

Para preparar a mistura desse produto caseiro para limpar a tela da TV, siga os passos:

  1. Adicione as mesmas quantidades de álcool isopropílico e de água destilada em um borrifador. 20 ml de cada líquido são mais que suficientes.
  2. Agite os líquidos para preparar a mistura, garantindo que os ingredientes estejam integrados logo antes de sua aplicação.

É importante saber diferenciar o álcool isopropílico do etílico: o primeiro é usado para limpar sem risco de causar danos aos aparelhos eletrônicos, enquanto o álcool etílico só serve para desinfecção e limpeza de feridas e de algumas superfícies, não muito delicadas. Portanto, o álcool etílico não é útil para limpar telas de televisão, pois pode danificá-las. Se você não tiver álcool isopropílico, limpe a tela da TV somente com água destilada. Não a misture com álcool etílico ou outros produtos que podem ser prejudiciais.

Aplicação da mistura

Para aplicar a mistura de álcool isopropílico e água destilada, é essencial que você desligue o televisor. A limpeza da tela deve ser feita a frio. As dicas a seguir irão ajudá-lo/a a limpar a tela da TV sem medo de provocar danos ao aparelho:

  • Não borrife a mistura na tela da TV diretamente, pois isso pode danificá-la.
  • Umedeça o pano de microfibra com o borrifador, e use-o para limpar suavemente a tela.
  • Para limpar a tela da TV adequadamente, mova o pano em apenas uma direção. Por exemplo, apenas de cima para baixo sob a superfície. Assim, você evita impressões digitais ou manchas brancas na tela enquanto a limpa.
Como limpar tela de TV - Pode limpar a tela da TV com álcool?

Como limpar tela de TV com vinagre branco

O vinagre branco é um dos melhores produtos caseiros para limpar a casa e, além disso, figura como um bom produto para limpar a tela da TV com cuidado. O produto é capaz de remover graxa, impressões digitais e manchas de sujeira incorporadas às telas, e serve também para tirar a poeira perfeitamente. Por fim, por ser um produto de origem natural, é mais seguro.

Para saber como limpar tela de TV com vinagre branco, siga os passos:

  1. Dilua o vinagre na água, mas deixe um pouco mais de água do que de vinagre na mistura.
  2. Faça a mistura e, depois, coloque-a em uma garrafa com spray ou borrifador.
  3. Em seguida, borrife a mistura em um pano de microfibra - sem molhar completamente, deixando-o apenas ligeiramente úmido.
  4. Sempre passe o pano na tela com movimentos de cima para baixo, na mesma direção o tempo todo, para não deixar manchas.

Aqui você pode saber mais sobre Como limpar com vinagre.

Como limpar a tela da TV com mais dicas

    Saiba mais sobre como remover manchas e poeira da tela da TV com estas dicas do umCOMO:

    • A aplicação direta de qualquer um dos produtos listados acima na tela da TV pode causar danos aos componentes internos do aparelho eletrônico, já que o líquido pode vazar e entrar entre as ranhuras que ficam localizadas na moldura da tela ou por trás dela. É melhor, portanto, sempre borrifar o produto em um pano e, só depois, aplicá-lo.
    • Não use produtos químicos como acetona ou amônia para limpar a tela da TV, pois o risco de danificar o aparelho é muito alto.
    • Evite usar produtos como limpa-vidros. Uma televisão com tela de plasma ou LED pode ser gravemente danificada por esse produto, por conter componentes abrasivos em sua fórmula, como acetona e amônia. Dada a delicadeza das telas de última geração, essas medidas de prevenção são imprescindíveis.
    • O papel absorvente de cozinha não limpa a tela da TV e pode, inclusive, soltar fibras que vão formar ainda mais poeira na tela. Se você não possui um pano de microfibra, opte por usar lenços com uma textura muito mais macia, e que não soltem fibras com facilidade.
    • Para remover a poeira da tela da TV, é sempre bom usar um espanador de pó. Não é necessário aplicar nenhum produto específico, basta passá-lo sob a tela, e aspirar o cômodo para se certificar de que toda a poeira foi eliminada do ambiente.
    Como limpar tela de TV - Como limpar a tela da TV com mais dicas

    Limpeza de outros componentes da TV

    Além de limpar a tela, você também precisa limpar os demais componentes da TV para mantê-la em boas condições e não acumular poeira.

    • As tampas e o suporte da TV são peças menos delicadas. Para retirar o pó delas, portanto, basta passar um pano levemente umedecido com água na superfície, mas recomendamos que você também use um produto que limpe manchas.
    • Se o suporte da TV acumular gordura e outras manchas de sujeira, algo que acontece muito se tivermos uma TV na área da cozinha, limpe-a com uma mistura de água quente, vinagre branco e gotas de limão. Essa solução vai te ajudar a deixar a base e o suporte da TV desinfetados e limpos e, também, te ajudar a limpar os cabos.
    • Quanto ao controle remoto, limpe-o usando um pano úmido, mas bem torcido. Para remover a sujeira incrustada entre os botões, use cotonetes ou algodão umedecido em um pouco de água morna e um pouco de detergente, mas tome cuidado para não deixar o líquido vazar e mantenha sempre o pano torcido para não molhar o controle remoto por dentro.

    Agora que você sabe como limpar a tela da televisão e as outras partes do aparelho sem danificá-las e com bons resultados, recomendamos que você dê uma olhada nestes conselhos para a limpeza da casa.

    Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar tela de TV, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

    Escrever comentário

    O que lhe pareceu o artigo?

    Como limpar tela de TV
    1 de 3
    Como limpar tela de TV

    Voltar ao topo da página