PARTILHAR

Como plantar beldroega - manual prático!

Como plantar beldroega - manual prático!

A beldroega (Portulaca oleracea) é uma planta bastante comum nos jardins brasileiros. Comumente vista como uma erva daninha, esse vegetal pode ser uma mão na roda para diversas questões, sendo uma planta medicinal de uso bastante desconhecido, mas repleto de benefícios. Muitos acabam cortando as beldroegas e jogando-as no lixo sendo que estas podem ser de grande utilidade para todos. Nesse artigo de umCOMO, iremos explicar como plantar beldroega, com muitas dicas para o cultivo, além de informações sobre os seus benefícios como remédio caseiro e também com os métodos de identificação da beldroega. Continue lendo para conhecer mais essa plantinha e aproveitar cada vez mais os seus benefícios!

Também lhe pode interessar: Como cultivar lisianto - manual completo

Como plantar beldroega?

Para plantar a beldroega, primeiramente você deve ter em suas mãos as sementes dessa planta, que podem ser compradas em qualquer loja de jardinagem por um baixo custo (um pacote com 6 sementes varia na faixa de cinco a seis reais). Com as sementes em mãos, basta colocá-las a um centímetro de profundidade na terra, que não precisa ser muito nutritivo para proporcionar o crescimento dessa planta.

O espaço de crescimento da beldroega deve ter iluminação total e a distância entre as mudas deve ser de 30 a 80 centímetros entre as plantas. Você também pode cultivar a beldroega em vasos se lhe for de melhor proveito. Por se tratar de uma "erva daninha", a beldroega não precisa de muitos cuidados específicos, se adaptando muito bem a qualquer condição de solo e temperatura, só não aguentando muitos extremos a nível de frio e calor. Além disso, ela interage muito bem com outras plantas, sem a necessidade de ser exclusiva em um terreno simples.

Beldroega - para que serve?

Os benefícios da beldroega para a saúde são vários. Essa planta é rica em ômega 3, além de possuir muita vitamina C e vitamina A, que têm seus benefícios próprios para a saúde. Por ser rica em ômega três, ela reduz a quantidade de triglicerídeos, além de reduzir a probabilidade de processos inflamatórios, tal como mantém a saúde da pele e reduz a chance de acidentes cardiovasculares.

Além disso, por ter vitamina C, a beldroega é uma ótima aliada na hora de ajudar o sistema imunológico, além de aumentar a resistência dos ossos através do colágeno, sem contar que esta vitamina é essencial na hora de afixar o ferro no nosso corpo. Isso sem falar da vitamina A, nutriente importantíssimo no funcionamento do nosso organismo. É graças a ela que se dá o crescimento do nosso corpo, ou seja, a beldroega é uma ótima opção para adolescentes em fase de crescimento. Sem contar nos grandes benefícios dessa vitamina para a visão, especialmente para a córnea, que depende dela para sua manutenção e funcionamento.

Onde comprar beldroega?

Você pode comprar a beldroega em feiras livres e em alguns supermercados, no entanto, ela é bem difícil de ser encontrada. Por se tratar de uma erva-daninha, muitas pessoas acreditam que ela não tem mercado e isso acaba dificultando a oferta de beldroega no comércio do nosso país. No entanto, você pode plantar a beldroega em sua casa ou buscar por ela no jardim de conhecidos, onde é provável que você encontre. Para comprar as sementes de beldroega, basta ir a uma loja de jardinagem ou de agricultura. Lá você encontrará pacotes com sementes de beldroega, como dito acima, em bons valores. O consumo dessa planta medicinal é, infelizmente, pouco comum no Brasil.

Como identificar beldroega?

A beldroega pode ser identificada na natureza por seu caule marrom e por suas folhas pequenas e arredondadas, com pequenas flores amarelas e por ser uma planta rasteira, de porte pequeno. Além disso, ela possui folhas suculentas e pode ser encontrada em ambientes silvestres na Índia.

Como plantar beldroega - manual prático! - Como identificar beldroega?

Uso culinário da beldroega

Você pode utilizar a beldroega em saladas e em cozidos. Ela possui sabor ácido e salgado, sendo muito comum em saladas gregas, tal como em cozidos indianos. Algumas sopas portuguesas carregam beldroega, além de estar presente em diversas saladas do Oriente Médio, como por exemplo no Fatuche. Outro uso comum da planta é na forma de conserva, especialmente no norte da África. A sopa bonne femme, muito comum na culinária francesa, tem como um dos principais ingredientes a beldroega cozida.1

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar beldroega - manual prático!, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. http://www.healthiestfoods.com/healthy-foods/vegetables/purslane/

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
DANIEL SILVIANO JOSE
Excelente manual: simples, prático e conciso. Muito útil para mim. Obrigado!
A sua avaliação:
Adilson silva
Bom dia
Muito util o artigo que para mim foi
nota 10, bem explicado com fotos alcancou o objetivo de informar formamando.
PARABENS e muito obrigado
A.S
Como plantar beldroega - manual prático!
1 de 2
Como plantar beldroega - manual prático!

Voltar ao topo da página ↑