Partilhar
Partilhar em:

Como plantar estacas (mudas) de Hortênsias

Passo a Passo
Avaliação: 4,9 (1122 votos)
41 comentários
429 vezes partilhado

As hortênsias são flores de exterior muito bonitas e fáceis de cuidar, requerem pouca atenção para estarem bem bonitas e saudáveis. Neste artigo de umComo.com.br vamos explicar-lhe como plantar hortênsias a partir de mudas ou estacas. Continue a ler os passos que lhe explicamos e olhe sobretudo para as imagens para ver como se faz.

Também lhe pode interessar: Quando plantar hortênsias
Instruções:
1

Procure hortênsias bem bonitas e corte alguns ramos, não devem ter mais de 15 centímetros. A melhor época para plantar estacas de hortênsias é a primavera e o verão.

2

Deixe as estacas num frasco ou jarro com dois dedos de água, durante pelo menos 1 hora.

3

Corte as folhas ao meio, este é um bom truque para aumentar as possibilidades de a planta sobreviver e reduzir as necessidades de alimentação das folhas em prol da planta.

4

Coloque um filtro de café dentro dos vasos. Isto evitará que a terra saia fora do vaso, para além de permitir que a terra se mantenha úmida.

5

Misture terra para vasos, adubos e composto. Recomendamos, 1/2 de terra de vaso, 1/4 de adubo e 1/4 de composto. Encha os vasos com esta composição.

6

Regue a terra que colocou para que fique compacta. É importante que regue as hortênsias um pouco todos os dias, mas não demasiado de maneira a que as raízes não apodreçam.

7

Em seguida, ponha as varas de madeira cravadas na terra, estas duas varas devem ser um pouco mais altas que as estacas de hortênsia. Além disso, deve colocar uma bolsa de plástico em cima da planta. Certifique-se de utilizar uma bolsa suficientemente grande, para que a planta não toque na bolsa. As varas servem para isso mesmo, para evitar que as plantas toquem no plástico e assim produzir um efeito de estufa.

8

Coloque-as num lugar com sombra onde não recebam luz solar direta. Lembre-se de as regar com frequência.

9

Passadas 3 semanas as estacas devem ter raízes e estarão prontas para retirar o plástico. Retire a bolsa e deixe-as ao sol no exterior.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como plantar estacas (mudas) de Hortênsias, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Comentários (41)

Escrever comentário sobre Como plantar estacas (mudas) de Hortênsias

41 comentários
Hima
Oi boa tarde .Fiz um canteiro bem grande com estacas de hortênsia ,o lugar bate sol a tarde .Pelo que li por aí não sei se vai dar certo .Tenho molhado bastante.Gostaria de opinião Moro num sitio.
A sua avaliação:
Sonia Faria
Oi Sara...as hortênsias mudam de cor sim. Eu trouxe de Gramado, aqui no RS, uma muda que era cor de vinho. E agora elas estão rosas e liláses. Segundo o jardineiro da cidade, a quem perguntei em outra ocasião, me disse que o solo é muito importante. Se não me engano ele me mandou acrescentar uréia na terra. Assim o solo ficaria alcalino (acho que é isso) e elas ficariam da cor original que comprei, no caso roxa. Também vi na internet que se colocarmos água enferrujada (feita com água e esfregão de aço) surte o mesmo efeito. Não testei ainda porque para a água ficar enferrujada o recipiente tem que estar aberto..e em tempos de dengue e outros achei melhor não fazer. Mas outra hora vou testar, colocando uma tela no recipiente. Estou testando cascas de beterraba. Mas já vi que juntam aquelas mosquinhas de frutas. Vamos aguardar. Abraço.
A sua avaliação:
paulo cezar jesuino
Boa Noite!! muito bom ,deu para aprender.
erli
Gostaria de saber onde conseguir mudas de hortencias vermelhas e brancas
kim
Oi Erli como vai? estava passando passando por esse site e vi sua duvida. As cores delas tem haver com o PH do solo. Se você quiser que ela fique azul coloque ferro de ferrugem próximo a muda. Branca pouco calcario sem o ferro claro. e vermelho muito calcario. beijos!!!!
Dirlei
Obrigada pela dica como plantar hortênsia. Espero conseguir fazer minhas mudas
Vítor Margarido
O ano passado, depois de uma poda, deixei várias varas ao abandono na terra. Algumas pegaram.
Maria aparecida ribeiro
Gostei muito da dica de como plantar hortênsias obrigada eu queria saber como faço pra ela mudar as cores delas eu tenho azul
Sara Viega
Oi Maria, elas não mudam de cor, você tem é cachos de diferentes cores.
lazaro
gostei da dica gosto de hortencias, vou tentar plantar espero que de certo.
Sara Viega
Oi Lazaro, espero que você consiga! Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Aline Nascimento
Sou de Pernambuco o clima é muito quente, coloquei minha hortensia que esta sem flores porem com folhas verdes aparentemente saldaveis dentro do meu ap. Nao leva sol eu ligo o ar condicionado pra refrescar o ambiente será que vai dar certo ela vai florescer? Tenho uma varanda que tem um pouquinho de sol ate as 9 hs devo coloca-la na varanda? Por favor me ajude.
Valcídea henrique
Gostaria de saber sobre as cores das hortênsias . Quero saber como deixa-las em cor rosa. Obrigada !!!
caroline
A cor da hortênsia varia de acordo com a acidez do solo. Para que ela fique rosa, deve-se reduzir a acidez do solo e para que fique azul, aumentar a acidez.

1 de 8