Partilhar

Como plantar mamona

Por Paula Cassandra. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como plantar mamona
Imagem: blognapesquisaagricola.blogspot.com

Embora a produção de mamona esteja voltada no Brasil, principalmente, para a fabricação de biodiesel, devido às propriedades do óleo extraído da planta, também chamado de óleo de rícino, a espécie há muito tempo é usada de forma medicinal, graças à sua ação adstringente, por isso, é considerada um poderoso purgante e vermífugo. Para saber como plantar mamona confira as dicas que o umComo.com.br separou sobre o cultivo da planta.

Também lhe pode interessar: Como plantar mostarda
Passos a seguir:
1

É possível plantar mamona em casa, desde que o local do seu cultivo receba sol em abundância, todos os dias, sem sombra, pois é essa a sua maior necessidade. Por outro lado, a espécie pode ficar sem água por algum tempo, desde que o seu solo seja muito fértil. Além disso, é importante saber que existem muitas variedades de mamona e algumas espécies podem ter peculiaridades quanto ao seu plantio.

Como plantar mamona - Passo 1
Imagem: noticiasdematogrosso.com.br
2

De forma geral, a mamona se adapta melhor em locais com temperaturas entre os 20 e os 30 graus. Mesmo sendo possível cultivá-la em locais mais quentes a sua produção será menor e, no caso de lugares com clima mais frio, o risco é que a planta tenha o seu crescimento paralisado, o mesmo pode acontecer em regiões onde chove muito. Quanto ao solo adequado para o cultivo da planta o ideal é que ele seja plano, alcalino (com pH próximo à neutralidade), com baixa salinidade e bem drenado, sendo que o solo encharcado por até três dias pode manter a mamona.

3

Vale dizer ainda que o crescimento inicial da planta é lento e, por isso, o melhor é proteger a muda da chuva. Mesmo assim, é no período de chuvas que é a melhor época para plantá-la, sendo que a sua colheita ocorre na época mais seca. Na hora de plantar a mamona no solo, o melhor é evitar que ela fique próxima a outras espécies, uma vez que possui grande sensibilidade à concorrência, inclusive, com plantas daninhas e pode não resistir. É importante manter a aeração do solo para que as suas raízes recebam bastante oxigênio, o que é essencial para o seu desenvolvimento.

4

Os buracos para as sementes da mamona precisam de profundidade entre cinco e 10 centímetros, sendo que podem ser colocadas de duas a três sementes juntas em cada cova. O espaçamento entre elas deve ser de um metro se forem plantadas as espécies menores. A mamoneira pode chegar a três metros, suas folhas são grandes com formato de estrela de oito pontas e os seus frutos são espinhentos, os quais possuem três sementes em seu interior. É dessas sementes que é produzido o seu óleo.

Como plantar mamona - Passo 4
Imagem: lookfordiagnosis.com
5

Com as folhas da mamona é possível fazer banhos de assento para tratar hemorroidas e fissuras anais, bem como colocá-las sobre lesões na pele. Já o óleo de rícino serve para regularizar o intestino, tratar unhas descamadas e cutículas ressecadas, fortalecer os cabelos e prevenir rugas. Hoje em dia, a produção de mamona no país está crescendo, com o intuito de utilizar o óleo extraído da semente para a fabricação de biodiesel.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar mamona, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como plantar mamona

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
marcos antonio jacom
semente para quatro he
A sua avaliação:
urias
Muito interessante essas informações sobre o plantio da mamona.
Editor umComo.com.br
Oi Urias! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Helder Valdemar
Foram bem ilucidativas as informações a cerca da plantação de mamina, obrigado

Como plantar mamona
Imagem: blognapesquisaagricola.blogspot.com
Imagem: noticiasdematogrosso.com.br
Imagem: lookfordiagnosis.com
1 de 3
Como plantar mamona

Voltar ao topo da página