Partilhar

Como plantar tulipas em vasos

 
Por Paula Cassandra. Atualizado: 1 fevereiro 2017
Como plantar tulipas em vasos

As tulipas são graciosas espécies encontradas em uma grande variedade de cores. A sua haste ereta e longa exibe uma belíssima flor solitária, que combina com jardins e varandas. Desse modo, elas podem ser plantadas diretamente no solo ou em vasos, sendo que dessa segunda forma é mais prática devido aos cuidados que se deve ter com a planta. Além disso, se ela estiver em um canteiro não deve disputar espaço com outras espécies, o que pode comprometer o seu desenvolvimento. As tulipas podem ainda provocar problemas gastrointestinais, convulsões e até mesmo colapsos no coração dos animais de estimação, sendo que em vasos fica mais fácil de evitar a aproximação deles. E para você que deseja aprender a como plantar tulipas em vasos confira as dicas que o umCOMO tem para dar a respeito do assunto.

Também lhe pode interessar: Quando plantar tulipas
Passos a seguir:
1

A melhor época do ano para plantar tulipas em vasos é no outono, já que o seu bulbo, que dá origem à planta, precisa de frio para se desenvolver. Com isso, a tulipa floresce no final da primavera. Isso significa que essas flores gostam de temperaturas frias, o que não significa que em regiões mais quentes não possa ser cultivada. Nesse caso, a recomendação é que sejam depositadas pedras de gelo no seu vaso no início da manhã e da noite. Mas essa espécie, assim como as demais espécies de flores, também aprecia o sol intenso, desde que nas horas mais quentes do dia, como ao meio dia, estejam protegidas em uma sombra.

Como plantar tulipas em vasos - Passo 1
2

Nas regiões mais quentes, pode haver dificuldade em fazer a planta florescer. Mas existem alguns truques eficientes. O primeiro passo é obter os bulbos que serão plantados, para tanto, é preciso ter primeiro a flor em botão, sendo que ele aprecia locais frescos, sem calor ou vento excessivo e com luminosidade em abundância. Obter o bulbo da tulipa também ajuda você a saber qual o tamanho que vai atingir a sua tulipa, sendo que existem espécies imensas que precisam de vasos maiores. Quando chegar o outono, é necessário remover o bulbo da planta, que vai estar embaixo da terra, e lavá-lo bem, removendo toda a sua terra. Durante os próximos três meses, o bulbo deve permanecer em um local seco, arejado e fresco.

3

Quando chegar o inverno, o bulbo da tulipa deve ser plantado em um vaso com terra, mas sem que fique totalmente enterrado e com os brotos virados para cima. A terra deve ser regada e o vaso colocado em um saco plástico para seguir para a geladeira, onde permanecerá nos próximos seis meses. Isso vai simular a temperatura fria que precisa para se desenvolver posteriormente.

Passado esse período, o vaso precisa ficar em um local fresco por mais dois meses, sendo que após esse tempo, mais uma vez o vaso deve ir para a geladeira por seis meses. Por fim, depois de dois meses que a planta sair da geladeira pela última vez, ela vai florescer, na primavera.

4

Já nas regiões mais frias é bastante simplificado o cultivo da tulipa, mas também é preciso obter o broto da flor. Assim, depois que as flores secarem e as folhas caírem, o bulbo deve ser removido, lavado e guardado na geladeira até o começo do outono, quando deve plantar o bulbo da tulipa em um vaso e permanecer em local fresco e com bastante luminosidade. Nessas regiões, as temperaturas frias dos próximos meses vão garantir que a tulipa floresça na próxima primavera. Já que a haste das tulipas é longa e o bulbo da planta relativamente grande, os vasos que vão recebê-las devem ter em torno de 25 cm de altura e 15 cm de largura.

5

O vaso pode receber primeiro uma camada de cascalho para que fique bem drenado, depois, terra e uma quantidade maior de composto orgânico. O bulbo deve ser enterrado a 15 cm, sendo que no máximo cinco deles podem ser plantados em um mesmo vaso, ficando ao menos 5 cm de distância um do outro.

Como plantar tulipas em vasos - Passo 5
6

É importante regar a tulipa com moderação, nunca deixando o solo encharcado e apenas quando a terra estiver seca superficialmente. Depois que a tulipa secar, é possível usar mais uma vez os seus bulbos, inclusive, os filhos que devem ter brotado. Eles devem ser plantados no outono seguinte, mas podem não florescer na próxima primavera, mesmo assim, é importante manter os cuidados quanto ao local onde vão permanecer. O bulbo pai também pode ser guardado e, depois, plantado, mas as chances de florescer são menores.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar tulipas em vasos, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como plantar tulipas em vasos

O que lhe pareceu o artigo?

Como plantar tulipas em vasos
1 de 3
Como plantar tulipas em vasos

Voltar ao topo da página