Limpar tinta

Como remover mancha de tinta do piso

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como remover mancha de tinta do piso

Pintar a nossa casa é algo que, por mais aborrecido e trabalhoso que seja, temos que fazer em algum momento. Seja porque a aparência das nossas paredes merecem um cuidado ou porque queremos dar um novo visual aos nossos cômodos, a tinta é sempre uma boa alternativa, mas é importante fazê-lo de forma cuidadosa para evitar manchas indesejadas. Seja como for, a tinta sempre acaba manchando o piso, algo que definitivamente não desejamos, por isso em umComo.com.br vamos dar-lhe algumas dicas para que você saiba como remover mancha de tinta do piso e eliminar seu rastro.

Também lhe pode interessar: Como tirar tinta do piso

Limpar tinta fresca do piso

Se a tinta no piso estiver fresca, então aja rapidamente para evitar ter mais trabalho depois. O melhor é eliminar a maior parte do resíduo com a ajuda de um guardanapo ou papel toalha, mas tentando não espalhar muito a gota de tinta. Depois de retirar a maior parte e se o piso ainda continuar manchado, você pode optar por duas alternativas, dependendo do tipo de tinta:

  • Se a tinta for à base de água bastará limpar a mancha com água e detergente para pisos, esfregando com o esfregão. Caso não saia de imediato, você deverá esfregar com uma escova dura para conseguir um efeito melhor. Depois seque com papel e você verá como o piso fica como novo.
  • Se a tinta for à base de óleo, látex ou tinta plástica então precisará de uma espátula plana de metal para retirar o excesso, faça-o com cuidado para não arranhar o piso. Depois aplique um solvente de tinta na área manchada e esfregue-a com uma escova até desaparecer, o melhor é fazer este procedimento com luvas.
Como remover mancha de tinta do piso - Limpar tinta fresca do piso

Limpar tinta seca do piso

Para limpar tinta do piso depois de ter secado você deve aplicar os mesmos truques mencionados anteriormente, a única diferença é que deve retirar a tinta seca com a ajuda de uma espátula plana de metal. Use a espátula para raspar a mancha e eliminar a maior parte das gotas, às vezes, apenas isso é suficiente, pois a mancha sai inteira. Se depois de fazer isso ainda ficar um resíduo, esfregue com uma escova e água com detergente se for tinta à base de água ou com solvente se for à base de óleo, látex ou plástica.

E se para além do piso, você também manchou alguma peça de roupa enquanto pintava as paredes de sua casa, confira as nossas dicas para tirar manchas de tinta da roupa.

Como remover mancha de tinta do piso - Limpar tinta seca do piso

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como remover mancha de tinta do piso, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como remover mancha de tinta do piso