menu
Partilhar

Como tirar mancha de tinta acrílica da roupa

 
Por Ketlyn Araujo. 4 fevereiro 2021
Como tirar mancha de tinta acrílica da roupa

O risco de manchar as roupas ao pintar, sejam paredes de um cômodo ou de maneira mais artística, é geralmente alto. Durante o processo criativo são feitos muitos testes, misturam-se cores para que tons específicos sejam encontrados, e diversos esboços são feitos com o objetivo de encontrar a ideia final que será definitiva. Em todos esses casos, claro, tintas são usadas constantemente, o que pode prejudicar suas peças de vestuário.

Dessa forma, o uso de aventais ou outros uniformes sempre ajuda a evitar que as roupas que você estiver usando ao pintar com tinta acrílica fiquem expostas. Ainda assim, nem todo mundo consegue preservar as peças e, mais cedo ou mais tarde, pode ser que manchas apareçam. Se você quer saber como tirar mancha de tinta acrílica da roupa, se familiarizar com dicas úteis e conhecer os melhores produtos para fazê-lo, recomendamos que você siga lendo este artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como tirar tinta do piso

Como tirar mancha de tinta acrílica da roupa - dicas básicas

Para saber como tirar mancha de tinta acrílica da roupa, é importante que você leve em consideração os seguintes conselhos básicos antes de se aprofundar nos métodos e produtos:

  • Agir o mais rápido possível é essencial. Remover uma mancha recente e úmida sempre será mais fácil do que uma muito seca.
  • O papel absorvente vai te ajudar a remover a mancha de tinta, especialmente se ela estiver úmida.
  • As tintas acrílicas são conhecidas por aderir facilmente e permanentemente aos tecidos, tornando mais fácil remover as manchas de tinta acrílica ainda úmidas. Uma vez seca, ela gruda mais.
  • Se você não foi capaz de evitar que a mancha em sua roupa endurecesse, tente raspá-la com uma faca ou colher antes de lavar a peça.

Como tirar mancha de tinta acrílica da roupa com amoníaco e vinagre

Um jeito de saber como tirar mancha de tinta acrílica da roupa é usando amoníaco e vinagre. A combinação desses dois produtos costuma ser eficaz para remover manchas de tinta em geral. Siga o passo a passo:

  1. Encha um balde com água fria e molhe a peça de roupa, principalmente a área manchada, por pelo menos um minuto.
  2. Em outro recipiente, adicione as mesmas quantidades de amônia e vinagre (aproximadamente 240 ml). Em seguida, adicione um pouco de sal e misture todos os produtos enquanto a roupa fica submersa na água.
  3. Retire a roupa da água e deixe escorrer. Não importa se ela ainda está um pouco molhada, já que o objetivo era mantê-lo assim. Você só deve garantir que ela não pingue muito.
  4. Pegue uma esponja ou pano que você tenha em casa e mergulhe-o na mistura de amoníaco, vinagre e sal.
  5. Esfregue a área manchada de tinta usando o pano ou esponja. Faça isso sem medo, e molhe o objeto quantas vezes forem necessárias para continuar a esfregar até que a mancha comece a sair.
  6. Para remover a solução criada da roupa, enxágue a peça com água. Detecte se a mancha desapareceu: se ela ainda estiver presente, repita as etapas anteriores algumas vezes.
  7. Coloque a roupa na máquina de lavar. Você pode lavá-la como de costume. Quando secar, verifique se a mancha desapareceu completamente.

Recomendamos que você também leia esses outros artigos sobre como usar amoníaco para lavar roupa e como lavar roupa com vinagre.

Como tirar mancha de tinta acrílica da roupa - Como tirar mancha de tinta acrílica da roupa com amoníaco e vinagre

Como tirar mancha de tinta acrílica da roupa com álcool isopropílico

Não há muita diferença entre os métodos usados para saber como tirar mancha de tinta acrílica da roupa branca ou preta. A primeira coisa que você deve ter em mente é que roupas brancas requerem uma aplicação mais cuidadosa dos produtos usados, já que novas manchas podem acabar aparecendo durante o processo, além de fazer com que a cor original desbote ou fique com aspecto amarelado.

No caso das peças de cor preta, o melhor é evitar produtos alvejantes ou muito fortes, que estraguem ou desbotem o tom. Para saber como tirar mancha de tinta acrílica da roupa com álcool isopropílico, tanto em peças brancas quanto pretas, siga o passo a passo:

  1. Deixe a mancha de tinta da roupa embebida em álcool isopropílico.
  2. Para raspar a tinta, você pode usar uma moeda, um palito ou outro objeto capaz de remover a mancha o máximo possível.
  3. Lave a roupa na máquina de lavar com o mesmo sabão e no mesmo ciclo que você normalmente usa.
  4. Estenda a roupa e deixe-a secar para verificar se a mancha desapareceu.
Como tirar mancha de tinta acrílica da roupa - Como tirar mancha de tinta acrílica da roupa com álcool isopropílico

Como tirar mancha de tinta acrílica da roupa com detergente

Se você quer remover manchas de tinta acrílica das roupas de maneira eficaz, também é possível usar detergente. Faça desta forma:

  1. Vire a peça do avesso e, segurando-a, coloque-a debaixo da torneira. Abra na água morna e enxágue a mancha.
  2. Em um recipiente, adicione água quente e um pouco de detergente. Misture os dois líquidos antes de aplicá-los na roupa.
  3. Pegue um pano ou esponja e mergulhe-o na solução de água e detergente.
  4. Com a esponja, esfregue levemente a área manchada. Não faça isso com muita força, pois você pode acabar espalhando a tinta.
  5. Enxágue a roupa com água até que todo o detergente seja removido.
  6. Verifique se essas roupas podem ser lavadas na máquina de lavar e coloque-as nela.
  7. Seque a roupa e verifique se a mancha desapareceu.

Como tirar mancha de tinta acrílica seca da roupa

Para terminar de saber como tirar tinta acrílica da roupa, é fundamental descobrir a melhor forma de fazer isso com a tinta já seca. Em determinadas situações é inevitável evitar que esse tipo de mancha apareça, por exemplo quando você não conseguiu detectá-la a tempo ou esperou demais para removê-la.

Por isso, para tirar mancha de tinta acrílica que já secou da roupa, recomendamos que siga o passo a passo do umCOMO:

  1. Use um produto que contenha álcool na fórmula, como um removedor de esmalte, para quebrar os pontos de ligação secos da mancha.
  2. Esfregue a área manchada com este produto usando um pano limpo e bem umedecido.
  3. Esfregue a tinta até que o pano fique com a cor da mancha. Isso significa que ele está absorvendo a tinta das roupas.
  4. Faça um tratamento de pré-lavagem com sabão na máquina de lavar, ou lave à mão.
  5. Após a pré-lavagem, faça a lavagem habitual na máquina de lavar com o sabão que você normalmente utiliza, e a uma temperatura máxima de 30 graus.
  6. Seque a peça de roupa e verifique se a mancha foi completamente removida.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar mancha de tinta acrílica da roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como tirar mancha de tinta acrílica da roupa
1 de 3
Como tirar mancha de tinta acrílica da roupa

Voltar ao topo da página