Outros Emergências em casa

Como sobreviver sem eletricidade

Márcio Menino
Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como sobreviver sem eletricidade

Nos dias de hoje vivemos e somos dependentes da eletricidade, seja com o computador ao celular, passando pelo fogão e o televisor. Num mundo assim torna-se complicado saber o que fazer se a luz faltar. Com isso em mente aqui no umComo decidimos ensinar uns truques para como sobreviver sem eletricidade.

Também lhe pode interessar: Como me proteger de um tornado

Índice

  1. Se separando da rede elétrica
  2. Isolando do frio
  3. Aquecimento Centralizado
  4. Outras fontes de eletricidade
  5. Armazenando Comida e Água
  6. Outros apontamentos

Se separando da rede elétrica

Se é uma pessoa prevenida ou simplesmente quer estar pronto para quando chegar a altura esse texto vai te ajudar para quando a eletricidade simplesmente parar. Geralmente o corte de luz é temporário, e rapidamente os técnicos da rede elétrica vão resolver o seu problema. Mas pode acontecer ficar sem luz durante alguns dias. Nesse caso convêm estar preparado para esse cenário.

Durante o dia fica mais simples, afinal o sol fornece toda a luz que necessitamos para ver o que estamos fazendo. O único problema é cozinhar, mas se tiver um fogão a gás basta utilizar um isqueiro ou fósforos para acender, também pode carregar o celular no carro para entrar em contato com os familiares avisando que tudo está bem. À noite o maior problema é mesmo o frio, mas com coletores de energia pode direcionar essa exposição solar para aquecer a casa e a água. Ao longo do tempo temos desenvolvido energias alternativas, e o melhor será seguir por esse caminho. Inúmeras pessoas têm procurado investir nesse tipo de energias alternativas, primeiro para baixar as contas de luz ao final do mês e posteriormente deixar de depender mesmo da eletricidade da rede. Aqui ficam algumas dessas alternativas:

  • painéis solares (aproveitar a luz solar, para aquecer a água ou mesmo produzir uma quantidade de energia suficiente para os eletrodomésticos);
  • turbinas eólicas (utilizando a força do vento);
  • hidrelétrica (se tiver um rio ou uma ribeira correndo perto de você);
  • gerador de bicicleta (uma bicicleta que quando pedalamos gera eletricidade para iluminar uma sala ou ligar um eletrodoméstico);
  • combustíveis alternativos (biodiesel, biomassa e o etanol).

Nalguns desses casos a utilização de um conversor/multiplicador energético para aumentar a voltagem será o ideal, assim poderá ligar facilmente vários aparelhos elétricos ao mesmo tempo.

Num país como o Brasil com tanta exposição solar o investimento em painéis solares e fotovoltaicos será sempre um investimento a ter conta, podendo reduzir consideravelmente a conta da luz no final do mês.

Como sobreviver sem eletricidade - Se separando da rede elétrica

Isolando do frio

Um problema que surge no inverno é o frio, embora com diferenças consideráveis do norte ao sul do país, as temperaturas baixas acabam sempre por nos afetar. Um fato é que quando a luz falha, o frio parece se instalar na casa. Os aquecedores não trabalham por falta de eletricidade e as noites mesmo com cobertores são passadas tremendo. O primeiro passo é isolar a casa para que quando a luz falhe, ao menos o calor acumulado não fuja imediatamente.

O isolamento não ajuda apenas no inverno, no verão permite que a casa esteja a uma temperatura amena. Agora está na hora de comprar um kit térmico de isolamento ou fazer o seu próprio sistema caseiro. Vamos precisar de isolamento extra nas partes principais, são elas:

  • Paredes;
  • Sótão (o calor sobe por ser menos denso, por isso vamos impedir ele de sair);
  • Portas (por baixo ou por cima das portas tem sempre um espaço por onde o ar pode fugir);
  • Janelas (tal como as portas não são hermeticamente seladas).
Como sobreviver sem eletricidade - Isolando do frio

Aquecimento Centralizado

Principalmente no sul do Brasil, as temperaturas podem descer bastante, em algumas zonas abaixo de zero graus. Nesse casos é preciso considerar a instalação de um sistema de aquecimento central, por exemplo uma lareira ou fogão a lenha para aquelas noites mais complicadas (também existem sistemas de aquecimento a petróleo, ou a gás). Se tem uma lareira considere criar um sistema de calefação para levar o calor a outros locais da casa. Também pode criar um aquecedor caseiro para aquecer uma sala ou um quarto. E isso tudo sem eletricidade. No caso da lareira convêm fazer uma estocagem de lenha para as eventualidades.

Como sobreviver sem eletricidade - Aquecimento Centralizado

Outras fontes de eletricidade

Outras fontes de energia que pode recorrer são o seu automóvel, para carregar o celular por exemplo, através do isqueiro elétrico que está ligado diretamente à bateria. Também pode considerar o uso de uma bateria e um conversor/multiplicador para acender uma sala durante alguns minutos. No caso da luz faltar durante a noite deixe preparadas umas lanternas e um conjunto de pilhas num sítio fácil de acessar. Assim poderá andar pela casa sem se magoar. Pode também comprar umas lanternas de acampamento, e velas porque estas duram bastante tempo sem "bateria".

Como sobreviver sem eletricidade - Outras fontes de eletricidade

Armazenando Comida e Água

Quando a luz falha, o refrigerador deixa de funcionar, e se a situação durar alguns dias pode dizer adeus a toda a comida que guardava nele. No entanto a comida enlatada é uma boa alternativa. É aconselhável ter sempre este tipo de comida para uma emergência. No caso de ter uma família certifique-se que tem comida suficiente para todos, para pelo menos 4 a 5 dias, e água para todos, sendo que 3 litros por pessoa por dia é o ideal. Deve guardar tudo num local que seja fácil de acessar mas que não esteja demasiado exposto.

Armazene produtos essencialmente não-perecíveis e que não precisem de ser cozidos. O caso de legumes e frutas em conserva, nozes, biscoitos e batatas-fritas, carne enlatada, atum. Se tiver um fogão a gás ou a lenha pode até guardar os não-perecíveis que precisam ser cozidos como a sopa enlatada, o macarrão e o queijo.

Comidas perecíveis devem ser cozinhadas em primeiro lugar, pois ao fim de 2 horas sem estarem no frio acabam por apodrecer. Se necessário "crie" uma geladeira, com gelo seco comprado coloque no refrigerador e apenas abra quando realmente for preciso. Cubra o refrigerador com cobertores grossos mas não tape as saídas de ventilação, assim conserva o frio dentro dele.

Como sobreviver sem eletricidade - Armazenando Comida e Água

Outros apontamentos

Mantenha sempre um kit médico preparado para qualquer eventualidade. Uma lista de contatos de familiares e amigos que possam ajudar. Se puder saia para comer. Tenha sempre algo para entreter à mão, desde baralhos de cartas e jogos de tabuleiros, acenda uma vela e junte a família para passar o tempo. Poupe a energia que tem em vez de gastar vendo televisão ou ligando o computador.

Como sobreviver sem eletricidade - Outros apontamentos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como sobreviver sem eletricidade, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 7
Como sobreviver sem eletricidade