PARTILHAR

Como tirar manchas de ferrugem da roupa - 7 soluções FÁCEIS

Como tirar manchas de ferrugem da roupa - 7 soluções FÁCEIS

Bicarbonato tira ferrugem de roupa branca e colorida, assim como estas outras 6 técnicas que vamos mostrar aqui com produtos e 'tira ferrugem caseiro'. As manchas de ferrugem costumam ser das manchas mais difíceis de atacar e eliminar por completo das peças de roupa. Normalmente, estas manchas ocorrem quando qualquer peça que está molhada ou úmida entra em contato com uma peça metálica. Os resíduos dos metais penetram tão profundamente nos tecidos que, muitas vezes, são quase impossíveis de eliminar. Neste artigo do umCOMO vamos te ajudar a resolver este problema com alguns truques que explicam passo a passo como tirar manchas de ferrugem da roupa.

Também lhe pode interessar: Como tirar ferrugem da roupa

Como tirar ferrugem da roupa

As manchas de ferrugem na roupa são difíceis de eliminar com uma lavagem normal, pelo que será conveniente colocar em prática algum destes tratamentos. Além disso, é bom você saber que as peças com este tipo de manchas não devem ser introduzidas na máquina de secar roupa, uma vez que o calor fixa ainda mais a mancha no tecido.

Produtos para tirar ferrugem de roupa

A primeira solução para tirar ferrugem de roupa são os produtos específicos para isso. Você poderá encontrar à venda produtos comerciais específicos para tirar manchas de ferrugem da roupa. O líquido destes produtos contém ácido oxálico ou ácido fluorídrico, que atuam diretamente contra os resíduos metálicos eliminando-os do tecido. Tenha em consideração que são produtos anti-manchas muito agressivos e tóxicos para a pele, pelo que é importante seguir as instruções de uso e enxaguar muito bem a peça para eliminar todos os restos de ácido.

Como tirar ferrugem da roupa com bicarbonato

Além dos produtos comerciais, existem soluções caseiras que podem ser úteis para eliminar as manchas de ferrugem da roupa. Uma delas, é a mistura de suco de limão com uma colher de sopa de sal ou bicarbonato de sódio, que também pode ser utilizada para roupas claras e é conhecida como a técnica para tirar ferrugem de roupa branca com bicarbonato.

Aplique a mistura sobre a mancha e deixe que a peça seque ao sol durante duas horas, aproximadamente. Depois, enxague a peça com água fria e lave-a como de costume.

Veja também: como clarear roupas com bicarbonato

Como tirar manchas de ferrugem da roupa - 7 soluções FÁCEIS - Como tirar ferrugem da roupa com bicarbonato

Como tirar mancha de ferrugem com bicarbonato e vinagre

O vinagre é outro dos produtos que podem ser eficientes para acabar com as manchas de ferrugem. Experimente aplicar diretamente vinagre branco sobre a mancha de ferrugem e cubra-a também com uma camada de bicarbonato ou sal. Deixe a peça secar ao sol e, quando estiver seca, enxague para ter a certeza que a mancha desapareceu. De seguida, você já pode realizar uma lavagem normal da roupa. Neste artigo te explicamos como lavar a roupa com vinagre.

Como tirar mancha de ferrugem com detergente

Os detergentes que usamos para lavar os pratos são mais eficientes do que os detergentes para a roupa, uma vez que os seus ativos tiram com mais força as partículas de ferrugem da roupa. Para o fazer, você só precisa adicionar uma colher de chá de detergente para louça em um copo de água morna, aplicar a mistura sobre a mancha, deixar secar durante cinco minutos e enxaguar com água fria.

Dica: se o detergente for transparente, essa fórmula pode ser utilizada para tirar ferrugem de roupa branca.

Como tirar manchas de ferrugem da roupa - 7 soluções FÁCEIS - Como tirar mancha de ferrugem com detergente

Leite

O leite também é uma solução útil para tirar ferrugem da roupa. O procedimento é o seguinte:

  1. Aplique leite frio sobre a mancha de ferrugem na roupa;
  2. Deixe a peça no sol, até que a área molhada pelo leite se seque;
  3. Se a mancha já estiver dissolvida, lave-a com água e sabão e deixe secar ao sol;
  4. Caso a mancha de ferrugem na roupa não tiver saído na primeira tentativa, repita o processo até que ela se dissolva.

Como tirar ferrugem de roupa branca

Por se tratarem de peças mais delicadas, o processo para tirar ferrugem de roupa branca, na verdade, trata-se de uma espécie de clareamento da mancha de ferrugem na roupa branca com água sanitária.

Leite azedo

Para tirar ferrugem de roupa branca, o processo descrito anteriormente pode ser testado com leite azedo. Neste caso, o ideal é esfregar o leite azedo sobre a mancha e deixá-lo agira por uns 20 minutos antes de enxaguar e secá-la ao sol.

Água sanitária

Para tirar ferrugem de roupa branca com água sanitária basta embeber um pedaço de papel toalha em água sanitária (utilize luvas e cuidado para não manchar suas roupas) e passar o papel com água sanitária somente sobre a região da mancha.

Através da despigmentação da roupa a mancha de ferrugem sai neste processo. Isso significa que a água sanitária só pode ser utilizada para tirar ferrugem de roupa branca, sobre tecidos coloridos ou estampas ela gera outra mancha.

Extra: como tirar mancha de ferrugem do piso

Se além da roupa, o piso também ficou manchado com ferrugem, você precisa considerar série de fatores que lhe ajudarão a limpar o peso deste material. Um dos produtos estrela para combater a ferrugem é o suco de limão que, se for misturado com bórax, se converte em um produto de limpeza perfeito para a nossa casa. Outra opção que tem é usar água sanitária mas isto apenas está aconselhado se o solo da sua casa permitir ser tratado com água sanitária.

No umCOMO mostramos outros truques para limpar ferrugem do piso e conseguir que estas manchas desapareçam.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar manchas de ferrugem da roupa - 7 soluções FÁCEIS, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Antes de iniciar qualquer destes truques, tenha a certeza que se trata de uma mancha de ferrugem para não danificar as peças.
  • Quanto mais recentes, mais fácil remover as manchas de ferrugem da roupa. Evite que ela se espalhe.
  • Na hora de umedecer a mancha, prefira uma esponja ou pano limpo sobre o local. A água corrente pode fazer com que ela se espalhe.
  • Nunca esfregue as manchas de ferrugem isso pode manchá-las ainda mais. Pressione-as levemente com um pano limpo para que ele absorva a ferrugem.
  • Utilize água fria ou morna nos processos pois a água quente pode impregná-las ainda mais sobre o tecido. Na dúvida, cheque sempre a etiqueta de cada peça.

Vídeos relacionados com Como tirar manchas de ferrugem da roupa - 7 soluções FÁCEIS

1 de 3
Vídeos relacionados com Como tirar manchas de ferrugem da roupa - 7 soluções FÁCEIS

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Lulu
Olha adorei essas dicas. Eu uso algumas outras receitas caseiras mas vou testar essas também.
A sua avaliação:
Ronald
A do bicarbonato para tirar ferrugem da roupa eu já sabia....agora vou testar para tirar ferrugem de roupa branca!
Elisângela REIS
Como devo tirar o ferrugem da roupa?
maria Leonor manuel Antonio Faria
quero aprender mais sobre tirar ferrugem da roupa quando tem nodoas. e gostei de ler essas passagens
Como tirar manchas de ferrugem da roupa - 7 soluções FÁCEIS
1 de 3
Como tirar manchas de ferrugem da roupa - 7 soluções FÁCEIS

Voltar ao topo da página ↑