Remover as manchas do tecido

Como tirar manchas de protetor solar das roupas

Diana Oliveira
Por Diana Oliveira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tirar manchas de protetor solar das roupas

O uso de protetor solar deve ser recorrente, não só durante o verão, mas durante todo o ano. O problema é que quando colocamos protetor solar na pele temos de ter cuidado ao vestir. Se a pele ainda não absorveu o filtro e ele entra em contacto com a roupa é provável que acabe por manchar. Mas não se preocupe, você não precisa jogar as suas roupas fora. Existem várias técnicas caseiras que podem ajudar você a acabar com estas manchas indesejadas. Em umComo damos-lhe algumas dicas de como tirar manchas de protetor solar das roupas.

Também lhe pode interessar: Como tirar manchas de beterraba das roupas

Passos a seguir:

1

Para tirar manchas de protetor solar de roupas em tecido branco você deve colocar água fria sobre as manchas. De seguida deve aplicar um removedor de manchas e depois detergente líquido com glicerina. A roupa deve repousar durante uns minutos e mais tarde deve lavá-la com água quente, utilizando uma temperatura que o tecido permita.

Como tirar manchas de protetor solar das roupas - Passo 1
2

Para roupas brancas ou claras outra solução é colocar detergente de lavar a loiça sobre a mancha, antes mesmo de colocar as roupas para lavar. Pode ainda colocar detergente de coco no lugar de detergente neutro. Antes de lavar na máquina, esfregue bem a zona da mancha com as mãos.

Como tirar manchas de protetor solar das roupas - Passo 2
3

No caso de roupa com cores deve colocar o detergente na mancha em pequenas quantidades e esfregar até perceber que a mancha está clareando. Repita o processo as vezes necessárias, testando a reação da cor.

4

O bicarbonato de sódio também é um excelente reagente para tirar as manchas de protetor solar das suas roupas. Coloque um pouco sobre a mancha ainda fresca e espere 30 minutos. De seguida esfregue a mancha com detergente. Encha um balde com água quente e sabão em pó e deixe de molho durante cerca de um hora. No fim leve à máquina.

Como tirar manchas de protetor solar das roupas - Passo 4
5

O talco e o trigo são excelentes absorsores. Coloque talco ou farinha de trigo na mancha e por cima um papel absorvente. Com o ferro, não muito quente, passe por cima da mancha. O calor e o papel vão ajudar a absorção da mancha por parte do talco ou do trigo.

6

Para tirar manchas de protetores oleosos ou mesmo para tirar manchas de bronzeadores das roupas a tarefa pode ficar mais difícil. A natureza da composição oleosa torna a mancha mais penetrante e complicada de tirar. Primeiro, com um pano seque a nódoa e retire o excesso de líquido.

7

Deixe a roupa de molho utilizando a água à temperatura mais alta que o tecido permitir e adicione uma xícara de vinagre branco. No dia seguinte retire a roupa e coloque para lavar.

8

Um substituto do vinagre pode ser o limão. Deve colocar suco de limão em cima da mancha e deixar ao sol até que o suco seque. Por fim lave a roupa normalmente.

Como tirar manchas de protetor solar das roupas - Passo 8
9

Muitos protetores solares contêm uma substância chamada avobenzona. Esta substância tem uma reação química com as partículas de ferro encontradas na água. Esta reação faz com que se formem manchas de ferrugem e ai, apesar de ser uma mancha derivada do protetor, os procedimentos são diferentes. Trate a mancha como se fosse uma mancha de ferrugem.

10

Se nenhuma das soluções caseiras funcionou experimente levar as suas roupas a uma lavandaria especializada ou aplique produtos específicos para manchas. Previna manchas de protetor solar deixando a pele absorver completamente o filtro antes de se vestir.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar manchas de protetor solar das roupas, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
CHRISTINE
Excelentes dicas! Obrigada vou testar.
1 de 5
Como tirar manchas de protetor solar das roupas