Partilhar

Como tirar tinta do alumínio

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tirar tinta do alumínio

Esteve pintando em casa e depois de acabar todo o trabalho encontrou manchas de tinta nas suas janelas de alumínio? Sabemos que é muito desagradável, porque depois de horas de muito trabalho para mudar a imagem de seu lar, ter que lidar com a limpeza é uma verdadeira chatice. Mas se deseja acabar com essas marcas indesejáveis e deixar as superfícies de alumínio brilhantes, continue lendo este artigo. Não deixe que nada amargure a reforma de sua casa e deixe tudo limpo com os conselhos que vamos dar para você neste artigo do umCOMO sobre como tirar tinta do alumínio.

Também lhe pode interessar: Como tirar o cheiro de tinta de uma divisão
Passos a seguir:
1

É normal que quando faz reformas em casa e pinta, a tinta salpique em algum momento outras superfícies, madeira, parede ou inclusive no alumínio. Antes de mais, o recomendável é olhar a etiqueta da lata de tinta porque, geralmente, costuma incluir instruções sobre o tipo de dissolvente que seria necessário para tirar manchas de tinta do alumínio. Se indicar o dissolvente que pode usar, basta apenas pegar um pano, embebê-lo no dissolvente e passar cuidadosamente por todo o alumínio, assim desaparecerá a tinta por completo, ainda que seja bom referir que o dissolvente pode ser bastante agressivo para a limpeza de uma superfície tão delicada como o alumínio.

Como tirar tinta do alumínio - Passo 1
2

Se a mancha de tinta no alumínio for muito grande, pode fazer uso de uma raspadeira, mas terá que fazer com muita suavidade para não arranhar a superfície. A raspadeira pode ser usada para tirar os restos de qualquer zona (larga ou estreita) e de qualquer outro material.

Caso tenha usado tinta plástica, a típica para paredes, pode eliminar as manchas com um pano umedecido em água quente, este método é mais eficiente no caso de não ter passado muito tempo desde que pintou. Se, pelo contrário, a pintura estiver muito seca, com água não obterá muito bons resultados sem raspar bastante.

Como tirar tinta do alumínio - Passo 2
3

Se não conseguir tirar as manchas, ou se se tratar de uma tinta sintética, terá que usar uma pequena quantidade de dissolvente, mas é importante que o utilize em quantidades reduzidas, já que poderia danificar a superfície lacada de alumínio. Assim, o melhor é que primeiro faça um teste em alguma zona pouco visível para se certificar de que não acontece nada, para assim na sua tentativa de limpar, arranhar ou estragar o alumínio.

Outra forma menos agressiva de tirar manchas de tinta no alumínio é usar uma mistura de álcool sanitário, vinagre branco e água. Mergulhe um pano com esta solução e passe-o por todo o alumínio.

4

Outro truque de limpeza para eliminar as manchas de tinta que pode experimentar é utilizar uma flanela umedecida com um pouco de uma substância chamada bórax. O ácido bórico é muito utilizado para a limpeza de tanques, privadas, para acabar com o mofo, para esfregar em profundidade utensílios de cozinha e como removedor de todo tipo de resíduos, como a tinta plástica. Misture ácido bórico e água em uma proporção de 2 para 1 e esfregue, verá como conseguirá que a tinta desapareça do alumínio por completo.

Como tirar tinta do alumínio - Passo 4
5

Independentemente do método de limpeza que usar, no final deve sempre enxaguar a superfície para que não fique nenhum rastro ou marca de sujeira. Use uma esponja limpa ou uma flanela umedecida em água e passe-a por toda a zona, repita todas as vezes que seja necessário para não ficarem manchas no alumínio.

6

Por último, se quer que suas janelas brancas de alumínio se mantenham em perfeitas condições e se fiquem impecáveis, recomendamos que consulte os conselhos que mostramos no artigo como limpar o alumínio branco das janelas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar tinta do alumínio, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre Como tirar tinta do alumínio

O que lhe pareceu o artigo?

Como tirar tinta do alumínio
1 de 4
Como tirar tinta do alumínio

Voltar ao topo da página