Outros produtos e técnicas de limpeza

Como tirar tinta do alumínio

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tirar tinta do alumínio

Esteve pintando em casa e depois de acabar todo o trabalho encontrou manchas de tinta nas suas janelas de alumínio? Sabemos que é muito desagradável, porque depois de horas de muito trabalho para mudar a imagem de seu lar, ter que lidar com a limpeza é uma verdadeira chatice. Mas se deseja acabar com essas marcas indesejáveis e deixar as superfícies de alumínio brilhantes, continue lendo este artigo. Não deixe que nada amargure a reforma de sua casa e deixe tudo limpo com os conselhos que vamos dar para você neste artigo do umCOMO sobre como tirar tinta do alumínio.

Também lhe pode interessar: Como tirar o cheiro de tinta de uma divisão
Passos a seguir:
1

É normal que quando faz reformas em casa e pinta, a tinta salpique em algum momento outras superfícies, madeira, parede ou inclusive no alumínio. Antes de mais, o recomendável é olhar a etiqueta da lata de tinta porque, geralmente, costuma incluir instruções sobre o tipo de dissolvente que seria necessário para tirar manchas de tinta do alumínio. Se indicar o dissolvente que pode usar, basta apenas pegar um pano, embebê-lo no dissolvente e passar cuidadosamente por todo o alumínio, assim desaparecerá a tinta por completo, ainda que seja bom referir que o dissolvente pode ser bastante agressivo para a limpeza de uma superfície tão delicada como o alumínio.

Como tirar tinta do alumínio - Passo 1
2

Se a mancha de tinta no alumínio for muito grande, pode fazer uso de uma raspadeira, mas terá que fazer com muita suavidade para não arranhar a superfície. A raspadeira pode ser usada para tirar os restos de qualquer zona (larga ou estreita) e de qualquer outro material.

Caso tenha usado tinta plástica, a típica para paredes, pode eliminar as manchas com um pano umedecido em água quente, este método é mais eficiente no caso de não ter passado muito tempo desde que pintou. Se, pelo contrário, a pintura estiver muito seca, com água não obterá muito bons resultados sem raspar bastante.

Como tirar tinta do alumínio - Passo 2
3

Se não conseguir tirar as manchas, ou se se tratar de uma tinta sintética, terá que usar uma pequena quantidade de dissolvente, mas é importante que o utilize em quantidades reduzidas, já que poderia danificar a superfície lacada de alumínio. Assim, o melhor é que primeiro faça um teste em alguma zona pouco visível para se certificar de que não acontece nada, para assim na sua tentativa de limpar, arranhar ou estragar o alumínio.

Outra forma menos agressiva de tirar manchas de tinta no alumínio é usar uma mistura de álcool sanitário, vinagre branco e água. Mergulhe um pano com esta solução e passe-o por todo o alumínio.

4

Outro truque de limpeza para eliminar as manchas de tinta que pode experimentar é utilizar uma flanela umedecida com um pouco de uma substância chamada bórax. O ácido bórico é muito utilizado para a limpeza de tanques, privadas, para acabar com o mofo, para esfregar em profundidade utensílios de cozinha e como removedor de todo tipo de resíduos, como a tinta plástica. Misture ácido bórico e água em uma proporção de 2 para 1 e esfregue, verá como conseguirá que a tinta desapareça do alumínio por completo.

Como tirar tinta do alumínio - Passo 4
5

Independentemente do método de limpeza que usar, no final deve sempre enxaguar a superfície para que não fique nenhum rastro ou marca de sujeira. Use uma esponja limpa ou uma flanela umedecida em água e passe-a por toda a zona, repita todas as vezes que seja necessário para não ficarem manchas no alumínio.

6

Por último, se quer que suas janelas brancas de alumínio se mantenham em perfeitas condições e se fiquem impecáveis, recomendamos que consulte os conselhos que mostramos no artigo como limpar o alumínio branco das janelas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar tinta do alumínio, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
APARECIDA CORREIA
Boa Tarde! A janela de aluminio do meu apartamento, ficou com manchas de tintas depois que terminaram as pinturas do predio onde eu moro. Gostaria de saber como tirar essas manchas, uma vez que as janelas forarm trocadas a pouco tempo. Att, Aparecida
Carlos Alberto Couto de Castro Pita
Como devo fazer para remover verniz de madeira em caixilhos de aluminio lacados a branco?
1 de 4
Como tirar tinta do alumínio