Como tirar manchas de óleo da parede
As manchas de óleo são as mais comuns e incômodas uma vez que eliminá-las não é tarefa fácil. No entanto, existem alguns produtos naturais muito eficazes para tirar este tipo de manchas da roupa, móveis, chão e paredes. As paredes são mais delicadas que a roupa, cortinas, etc, e, por isso, devemos ter especial cuidado com os produtos que escolhemos para limpar sem danificá-las. Se quiser saber como tirar manchas de óleo da parede, continue lendo este artigo de umComo e descubra os produtos naturais mais eficazes.
Passos a seguir:
Antes de testar qualquer produto, se a parede for lavável, limpe-a com água morna e um pouco de sabão neutro ou detergente para roupa delicada. Pegue uma esponja suave, umedeça na mistura e esfregue a mancha fazendo movimentos circulares. Quando terminar de limpar, pegue um pano limpo, molhe-o só com água e tire os restos de sabão da parede. Feito isto, seque-a com outro pano limpo. Se isto não funcionar, acrescente uma colher de amoníaco por 1 litro de água e repita o mesmo processo.
Para paredes brancas, pode trocar o sabão neutro por água sanitária, já que é bem mais eficaz. Mas lembre que a água sanitária é um produto muito agressivo que não pode ser utilizado em paredes coloridas nem com papel de parede já que eliminará a cor. Utilize luvas de látex para maior segurança.
Para paredes com tinta acetinada ou brilho, o truque do passo 1 é muito eficaz. Em paredes com tinta mate, em compensação, é mais difícil tirar as manchas de óleo. É necessário repetir o processo várias vezes até que a mancha desapareça e esfregar, sempre, com muito cuidado para não criar zonas mais claras nas paredes.
Para as paredes com papel de parede, é recomendável não utilizar o produto anterior já que poderia danificar o papel. O único papel que pode ser limpo com água e sabão é o vinil. O mais aconselhável é, depois que aparece a mancha, cobri-la imediatamente com talco, deixar que atue durante 20 minutos aproximadamente e esfregar com uma escova de cerdas suaves. Faça-o com movimentos circulares muito suaves. Depois, prepare uma solução com álcool branco, aguarrás e éter, tudo em partes iguais, umedeça um pano limpo na mistura e limpe a mancha com muito cuidado e, também, fazendo movimentos circulares.
Se não tirou a mancha de óleo na hora, coloque um papel sobre a mancha e com um secador de cabelo ou um ferro de passar, aplique calor. Você deverá ir trocando o papel porque ele queimará e não dará os resultados esperados. Este truque é muito recomendável, também, para manchas de óleo em paredes com tinta colorida.
Outro truque muito eficaz para tirar manchas de óleo das paredes é misturar 1 colher de bórax e 1 colher de detergente em 2 litros de água morna. Mexer bem e umedecer uma esponja suave não abrasiva. Esfregue a mancha de óleo fazendo movimentos circulares muito suaves. Pegue outro pano limpo, umedeça-o só com água e tire os restos de solução. Depois, seque-a bem.
Outro remédio caseiro para eliminar manchas de óleo da parede é preparar uma solução com bicarbonato de sódio. Acrescente 1 colher de bicarbonato em 1 litro de água morna. Pegue uma esponja não abrasiva e umedeça na mistura. Depois, esfregue a mancha fazendo movimentos circulares suaves e, com um pano limpo umedecido em água retire os restos da solução. Repita o processo se for necessário.
Se nada disso funcionar, existem produtos específicos para as manchas de óleo nas paredes. Ou, como última opção, raspar a mancha da parede com uma espátula, tampá-la com um selador para paredes e voltar a pintá-la.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar manchas de óleo da parede, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.
Conselhos
- Teste todos os produtos em uma parte pouco visível da parede para garantir que não irá danificá-la.
- É importantíssimo umedecer os panos ou esponjas e não empapá-los para não danificar as paredes.
- Para as soluções com água, nunca utilize água quente porque selaria ainda mais a mancha de óleo na parede.