Outros produtos e técnicas de limpeza

Palo santo: para que serve

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 20 julho 2022
Palo santo: para que serve

Talvez você tenha visto essa madeira queimar como incenso em alguma casa ou em uma sessão de ioga. Há até mesmo pessoas que carregam um pedaço dessa madeira como amuleto. Em todos estes casos, a madeira usada é, provavelmente, o palo santo, também chamado de madeira sagrada-.

Trata-se de uma casca de árvore conhecida desde a antiguidade, à qual são atribuídos importantes benefícios físicos, psicológicos e emocionais. ElatTem vários usos e você pode aproveitar suas boas propriedades de diferentes maneiras - desde queimá-lo e deixar sua fumaça branca agir em seu ambiente, até usar seus óleos essenciais.

Se você quiser saber mais sobre palo santo: para que serve, não deixe de ler este artigo do umCOMO onde explicamos em detalhes.

Também lhe pode interessar: Como limpar com bicarbonato

Índice

  1. O que é palo santo?
  2. Promove relaxamento e bem-estar
  3. Propriedades antivirais e antissépticas
  4. Ajuda a combater a dor
  5. Propriedades diuréticas e antioxidantes
  6. Excelente repelente de mosquitos
  7. Como usar o palo santo

O que é palo santo?

Palo santo é um tipo de madeira que vem da espécie de árvore Bursera graveolens, e que cresce principalmente nas florestas secas da América do Sul, em áreas arborizadas de países como Peru, Venezuela, Colômbia, México ou Equador.

Os benefícios de sua madeira e seus óleos essenciais já eram conhecidos por civilizações antigas, como a Inca ou a Asteca, e hoje suas boas propriedades ainda são muito apreciadas.

Acredita-se que os benefícios máximos desta madeira sagrada são obtidos a partir de árvores naturalmente caídas e a seiva é extraída de forma ecológica. É uma madeira muito dura e resistente que, uma vez acesa, liberta um aroma poderoso e doce que purifica o ambiente proporcionando inúmeros benefícios.

Palo santo: para que serve - O que é palo santo?

Promove relaxamento e bem-estar

A fumaça branca emitida pela queima do palo santo contribui para criar uma atmosfera relaxante, que ajuda a restaurar o equilíbrio interior. Diz-se que elimina as energias negativas e é comum vê-lo aceso para acompanhar a prática de yoga e meditação.

Outro de seus benefícios seria o de "limpar" a mente dos problemas e desafios do dia a dia, eliminando tensões e doenças derivadas dela, como estresse, nervosismo, ansiedade, depressão ou dificuldade de concentração é uma das principais virtudes que guarda o palo santo.

Neste outro post você pode ler sobre Como saber se há energia negativa em casa.

Palo santo: para que serve - Promove relaxamento e bem-estar

Propriedades antivirais e antissépticas

Considera-se que os princípios ativos contidos nos óleos da casca desta árvore única ajudam a fortalecer o sistema imunológico, sendo especialmente eficazes na prevenção ou melhora de problemas relacionados ao sistema respiratório: gripes, catarros, resfriados e também asma e os sintomas derivados de alergias frequentes, como poeira ou pólen.

No óleo essencial, sempre combinado com outros óleos transportadores neutros, possui propriedades antissépticas, que ajudam a prevenir infecções da pele, e também propriedades cicatrizantes.

Ajuda a combater a dor

Ao aroma agradável e intenso que exala o palo santo também são atribuídas propriedades benéficas quando se trata de aliviar as dores que podem ser causadas por doenças relacionadas aos ossos e articulações. Sua capacidade de aliviar dores musculares e doenças reumáticas ou inflamatórias permanece considerável.

Aqui você pode conhecer opções mais naturais, como esse artigo sobre Os 10 melhores óleos para massagens.

Propriedades diuréticas e antioxidantes

O palo santo pode ser tomado como uma infusão, assim como acontece com outras plantas, e desta forma a casca da árvore sagrada não só ajudará a purificar a mente de pensamentos e energias que nos prejudicam, mas também a eliminar toxinas do corpo através da urina.

Além disso, devido aos seus componentes antioxidantes, o palo santo é uma fonte de saúde e juventude que ajuda a combater os efeitos dos radicais livres e a deterioração celular.

Neste outro post você pode aprender sobre os alimentos diuréticos.

Excelente repelente de mosquitos

Há todas as vantagens quando se trata de acender uma vara de palo santo ou incenso de palo santo porque não só renova o ambiente, livrando-nos de energias negativas e favorecendo a tranquilidade, mas também é um excelente método natural para manter um ambiente livre de insetos indesejados, como moscas e mosquitos.

Aqui você pode aprender mais sobre Como espantar mosquitos com citronela.

Como usar o palo santo

Existem quatro maneiras fáceis de aproveitar os benefícios do palo santo.

  • Uma delas é simplesmente colocar alguns galhinhos da casca desta árvore em locais estratégicos da casa, como a entrada, os quartos ou a sala, para atrair boas vibrações e criar um ambiente calmo. Da mesma forma, carregar um pedaço de palo santo ajuda a proteger-se, atraindo também sorte e fortuna, ao mesmo tempo que promove um bom relacionamento com o parceiro.
  • A maneira mais comum de aproveitar os benefícios do palo santo é acendendo a madeira sagrada (com as devidas precauções) e deixando sua fumaça branca se espalhar por todo o ambiente que queremos preencher com boas energias. A madeira palo santo é resistente e demora alguns segundos para queimar. Assim que a fumaça subir, você deve mover o bastão por todo o ambiente para purificá-lo. Se ele apagar, você pode acendê-lo novamente e continuar esse ato de eliminar as energias negativas. Se quiser que o palo santo atue em você, segure-o na mão e passe-o sobre o próprio corpo, mantendo a distância necessária para não se queimar. Aqui você pode ler mais sobre Como limpar a casa com palo santo.
  • Você também pode usar o óleo essencial de palo santo com aplicações de aromaterapia, diluindo-o em outros óleos neutros para que espalhe seu aroma em um ambiente e também para aplicar com massagens suaves em áreas onde você possa sentir desconforto ou dor.
  • O palo santo pode ser tomado como uma infusão. Para fazê-lo, você terá que pegar algumas lascas de madeira com a ajuda de um ralador e fervê-las em água por alguns minutos. Deixe repousar, coe e desfrute dos benefícios desta infusão relaxante e purificante.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Palo santo: para que serve, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Palo santo: para que serve