Controlo de Cupins

Como acabar com cupins na horta

Como acabar com cupins na horta
Imagem: vivoverde.com.br

Cupins são pragas de insectos capazes de destruir árvores, móveis, portas, papel, isolamento, entre outros. O cupim é um térmite que se alimenta basicamente de madeira, podendo ser cupim de solo ou subterrâneo e de madeira seca. Os cupins de madeira seca estabelecem-se no interior da madeira e, por isso atacam móveis e outros componentes da sua casa. Já os cupins de solo estabelecem-se no solo e vivem de árvores ou madeira enterrada. Se sua horta está sendo atacada por cupins, saiba que existem alguns soluções para se livrar desta praga. Em umComo contamos-lhe como acabar com cupins na horta. Tome nota!

Também lhe pode interessar: Como identificar madeira com cupim
Passos a seguir:
1

Os cupins atacam as raízes e o cerne das árvores, dificultando assim a aborção de água e nutrientes, o que pode levar à morte ou mesmo tombamento das árvores. Para além da madeira, a grama também faz parte da sua alimentação.

2

O método mais eficaz para o controle de cupins é feito à base de pesticidas químicos. No entanto, para além de ser necessário chamar um serviço de exterminação estes produtos são caros e nocivos não só para o ser humano como para o meio ambiente. Ao invés disso, você pode fazer um controle natural de cupins, que é mais barato e encontrará facilmente os produtos e materiais necessários em sua casa e horta.

Como acabar com cupins na horta - Passo 2
Imagem: orkin.com
3

Uma das formas de acabar com os cupins na sua horta é adicionando matéria orgânica ao solo. Isto porque o cupim ataca normalmente solos com baixo teor em matéria orgânica. Para aumentar a matéria orgânica no solo, adicione composto, estrume e adubação verde ao solo.

4

Construa barreiras físicas em torno da sua horta, para impedir assim o ataque dos cupins subterrâneos. Deve colocar metade das barreias abaixo do solo e a outra metade acima. É importante que o material das barreiras não seja de madeira, mas sim de areia ou basalto, e outros materiais impenetráveis pelos cupins.

5

Uma solução é proporcionar aos cupins uma alternativa de alimento. Para isso, cubra o solo com estrume, feno, aparas de madeira ou espigas de milho, assim o cupim é atraído para esta cobertura ao invés da cultura. No entanto, esta é uma solução a curto prazo, uma vez que proporcionar alimento ao cupim pode atrair ainda mais esta praga para a área.

6

Plantar todos os anos a mesma cultura no mesmo local, reduz a fertilidade do solo e da estrutura. Este tipo de cultura, gera as condições ideais para o ataque dos cupins. Por isso, a rotação de culturas é bastante importante para diminuir o ataque desta praga.

7

Certas plantas também podem ser utilizadas para fazer um inseticida natural, utilizando extratos vegetais e partes da planta. Pode utilizar por exemplo os bulbos do alho, a planta inteira de manjericão ou as frutas, raízes e folhas do mamão. Moa as partes da planta e coloque em água fervente. Deixe de molho e pulverize a mistura sobre a cultura infestada de cupins.

8

E caso a sua casa tenha sido atacada por cupins, em umComo explicamos-lhe como matar cupins com produtos caseiros, para se livrar desta praga o quanto antes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com cupins na horta, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
maria das graças nunes lobato
tenho um pé de figo que produz bastante, entretanto apareceram sinais de cupim na terra. Gostaria de saber como é mesmo a receita orgânica. Eles enfraquecem e morrem?
Gilberto R S
Gostei muito por ter dicas simples que as pessoas desconhecem (inclusive eu). Havia conseguido algumas mudas de tomate japonês e morreram todos , se tivesse lido um artigo desses antes do plantio , não teria perdido as mudas. Muito bom mesmo!
Editor umComo.com.br
Valeu pelo comentário Gilberto, continue acompanhando as dicas do umCOMO :)
Diná Gonçalves Dos Santos
Boa noite estou com uma pequena plantação de couve mudei elas para um canteiro a noite ´percebi que no canteiro possui cupins de horta gostaria de saber o que posso fazer pra eliminar essa praga sem contaminar as hortaliças. desde já agradeço..
Editor umComo.com.br
Oi Diná! Basta seguir as instruções do texto.
Waldete Cavalcante
No texto acima, deu a impressão que seria publicado uma receita pra acabar com o cupim da horta. Escreveram: tome nota e esqueceram de publicar a receita! Preciso urgente. Pois próximo à minha horta, tem um cupinzeiro enorme e já está formando outro. O que faço? Grata
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Waldete, talvez a sua página não tenha carregado, pois depois disso existem várias dicas :)
osvaldo Lopes
ECOATTA NELES. PROCURE NA INTERNET !!!
Imagem: vivoverde.com.br
Imagem: orkin.com
1 de 2
Como acabar com cupins na horta