Fungos nas plantas

Como evitar ferrugem nas plantas

Como evitar ferrugem nas plantas
Imagem: agranja.com

Já ouviu falar de ferrugem nas plantas? O que parece ferrugem - pela cor vermelha nas manchas das folhas - é na verdade uma variedade de fungos. Cada espécie de planta é afetada por um fungo diferente, fazendo com que a ferrugem não passe facilmente para plantas de espécies diferentes. Muitos cafezais brasileiros já foram contaminados, causando grande dano a agricultores que chegam a perder uma plantação inteira. Este problema pode ser controlado, mas a melhor solução passa por prevenir o seu aparecimento. Saiba como evitar ferrugem nas plantas lendo este artigo do umComo e mantendo um jardim saudável e bonito.

Também lhe pode interessar: Como evitar mancha parda nas plantas

Passos a seguir:

1

Os sintomas da ferrugem incluem o aparecimento de manchas que surgem, numa primeira fase, na parte de cima da folha. As manchas podem ser amareladas, com um tom esverdeado ou alaranjado e vermelhas no centro. A parte inferior da folha pode conter caroços nas mesmas zonas onde surgem as manchas no topo. É nesses caroços que se encontram os esporos do fungo.

Algumas semanas depois do aparecimento das manchas, elas adquirem uma textura poeirenta que indica que o fungo se está reproduzindo. As folhas mais atacadas podem ficar deformadas e cair prematuramente.

Como evitar ferrugem nas plantas - Passo 1
Imagem: agrolink.com.br
2

Os esporos propagam-se através do vento e da chuva. Se regar as plantas por cima, os esporos espalham para as folhas inferiores contagiando o resto da planta. Regue sempre na base, umedecendo apenas o solo, para manter a planta seca e evitar a distribuição do fungo. Evite, também, regar demasiado pois o fungo se desenvolve mais rapidamente com a presença de umidade.

Como evitar ferrugem nas plantas - Passo 2
Imagem: nasotke.ru
3

Para combater o fungo da ferrugem, procure produtos derivados do enxofre. Extracto de cavalinha ou uma solução de alho podem ser pulverizados na planta para sensibilizar o fungo no começo da manhã. Para fazer o remédio de alho, bata duas ou três cabeças com um litro de água no liquidificador e coe a mistura.

Nota: Numa fase inicial da doença, pode apenas remover as partes afetadas para evitar a distribuição. Remova as folhas infetadas e desinfete as tesouras que usar neste processo. Se tem árvores afetadas no seu jardim, acesse este artigo para saber como podar árvores.

Como evitar ferrugem nas plantas - Passo 3
Imagem: lowchemical.com
4

A higienização do jardim é importante para prevenir a ferrugem na planta ou árvore. Se estão aparecendo doenças no seu jardim, procure fazer uma limpeza na vegetação esgotada. O fim da estação é propício ao aparecimento de fungos nas folhas, que são dos órgãos mais sensíveis da planta.

Nota: Nunca coloque folhas infetadas em composto ou pode contaminar as demais plantas. Se não costuma fazê-lo, saiba como fazer compostagem em casa.

5

Quando o fungo da ferrugem ataca uma planta, ele pode até não contaminar outra planta próxima. Não use produtos fungicidas indiscriminadamente ou pode criar resistência ao fungo. Usar esse produto pode também matar animais e outros organismos que beneficiam sua plantação e prejudicar outras plantas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar ferrugem nas plantas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
Aurio Luiz Nonnemmacher
Explicação muito útil.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Aurio, ficamos felizes em ajudar! Esperamos que continue nos acompanhando. Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
A sua avaliação:
Claudio
Está aparecendo no meu pé de amora plantado no vaso nas folhas como se fosse ferrugem o que devo fazer para acabar com isso obrigado
A sua avaliação:
Greice Silva
Olá Boa Tarde!
Parabéns pelo site, muito bem estruturado e claro na informações, preciso muito de ajuda, já estou desesperada rsrs tenho uma quaresmeira, ela começou a apresentar pontos cor de ferrugem na folhas as mesma tb começaram a ficar atrofiadas , enroladas, tentamos alguns inseticidas e por fim tivemos que cortar os galhos... foi muito triste, mas ela surpreendentemente cresceu e floresceu novamente, mas a alegria durou pouco e eis que a praga voltou. Não aceito cortá-la novamente ainda mais agora que passarinhos fizeram ninho na mesma, por favor me ajude, já fui na prefeitura da minha cidade, porém ninguém conseguiu me ajudar... Tenho fotos da planta se precisar... Uma ótima tarde!
Celia Maria Cassiano
Greice, você resolveru o problema da sua quaresmeira em 2018? Eu tenho uma queresmeira e está começando um problema de ferrugem nas folhas. Se resolveu, por favor, compartilhe. obrigada
Iara
Muito bom as dicas para combater as pragas, Parabéns.
Editor umComo.com.br
Oi Iara! Que bom que você gostou das dicas. Continue acompanhando as matérias do umCOMO :)
A sua avaliação:
Juliana Grando
Obrigada a quem faz essa página, ótimas dicas, resumidas de forma didática e prática. Grande abraço.
Editor umComo.com.br
Oi Juliana! Que bom que você gostou das matérias. Continue acompanhando os artigos do umCOMO, valeu pelo comentário :)
Helena
Minha Primavera tem 7 anos, sempre floresceu e era muito linda, agora as flores caíram e todas as folhas estão amareladas e caindo tb. Não sei se é ferrugem, estou muito triste pq é a planta que mais gosto.
A sua avaliação:
Solange Cardoso Pereira
Muito boas as informações,tenho Amarilis e sempre aparecem alguns insetos pequenos e alaranjados,vcs sabem me dizer o que são e como exterminá-los? Obrigado.
Giovanna
São pulgões, minha Rosa do deserto pegou, eles acabam com as plantas. Use uma mistura de água e detergente neutro ou de coco para acabar com eles, uma colher de detergente para meio litro de água, pulverize nas folhas e caule, incluindo em baixo das folhas. Tem receitas no YouTube que explicam melhor.
Zelia
Muito clara a explicação. As fotos apresentadas da folha com ferrugem não se assemelham a que vejo na minha buganvilia. Se não é ferrugem tem alguma sugestão do que pode ser?
A sua avaliação:
Giovaní D`arc de Sant`Anna
Bom Dia! o que são aqueles pontinhos pretos que aparece nas goiabas. E como elimina-los. Também quero saber como eliminar aquelas manchas no caule das plantas. Muito Obrigado!
Editor umComo.com.br
Oi Giovani! Confira nesse artigo se não se trata de mancha parda nas plantas: http://casa.umcomo.com.br/artigo/como-evitar-mancha-parda-nas-plantas-21285.html
Giovanna
São cochonilhas de carapaça, umas pragas, use uma mistura de água, azeite e detergente pra acabar com elas, tem vídeos no YouTube que explicam melhor. Mas é mais ou menos meio litro de água, 1 colher de azeite, e meia de detergente pra água poder misturar com o azeite.
Imagem: agranja.com
Imagem: agrolink.com.br
Imagem: nasotke.ru
Imagem: lowchemical.com
1 de 4
Como evitar ferrugem nas plantas