As melhores condições para plantar flores

Como plantar estacas (mudas) de Hortênsias

Como plantar estacas (mudas) de Hortênsias

As hortênsias são flores de exterior muito bonitas e fáceis de cuidar, requerem pouca atenção para estarem bem bonitas e saudáveis. Neste artigo de umComo.com.br vamos explicar-lhe como plantar hortênsias a partir de mudas ou estacas. Continue a ler os passos que lhe explicamos e olhe sobretudo para as imagens para ver como se faz.

Também lhe pode interessar: Como plantar verônicas

Passos a seguir:

1

Procure hortênsias bem bonitas e corte alguns ramos, não devem ter mais de 15 centímetros. A melhor época para plantar estacas de hortênsias é a primavera e o verão.

Como plantar estacas (mudas) de Hortênsias - Passo 1
2

Deixe as estacas num frasco ou jarro com dois dedos de água, durante pelo menos 1 hora.

Como plantar estacas (mudas) de Hortênsias - Passo 2
3

Corte as folhas ao meio, este é um bom truque para aumentar as possibilidades de a planta sobreviver e reduzir as necessidades de alimentação das folhas em prol da planta.

Como plantar estacas (mudas) de Hortênsias - Passo 3
4

Coloque um filtro de café dentro dos vasos. Isto evitará que a terra saia fora do vaso, para além de permitir que a terra se mantenha úmida.

Como plantar estacas (mudas) de Hortênsias - Passo 4
5

Misture terra para vasos, adubos e composto. Recomendamos, 1/2 de terra de vaso, 1/4 de adubo e 1/4 de composto. Encha os vasos com esta composição.

Como plantar estacas (mudas) de Hortênsias - Passo 5
6

Regue a terra que colocou para que fique compacta. É importante que regue as hortênsias um pouco todos os dias, mas não demasiado de maneira a que as raízes não apodreçam.

Como plantar estacas (mudas) de Hortênsias - Passo 6
7

Em seguida, ponha as varas de madeira cravadas na terra, estas duas varas devem ser um pouco mais altas que as estacas de hortênsia. Além disso, deve colocar uma bolsa de plástico em cima da planta. Certifique-se de utilizar uma bolsa suficientemente grande, para que a planta não toque na bolsa. As varas servem para isso mesmo, para evitar que as plantas toquem no plástico e assim produzir um efeito de estufa.

Como plantar estacas (mudas) de Hortênsias - Passo 7
8

Coloque-as num lugar com sombra onde não recebam luz solar direta. Lembre-se de as regar com frequência.

Veja também: Como plantar agave azul

9

Passadas 3 semanas as estacas devem ter raízes e estarão prontas para retirar o plástico. Retire a bolsa e deixe-as ao sol no exterior.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar estacas (mudas) de Hortênsias, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
69 comentários
A sua avaliação:
Lúcia Cruz
Como plantar pimentas. Roseiras
A sua avaliação:
Pablo Legname
Adorei o artigo. Uma hora vou tentar fazer. Obrigado por compartilhar.
nyrlenne costa machado silva
Não conheço dália, mais achei linda e queri aprender plantar e cuidar . E como vocês tem longa experiência conto com suas ajuda.
nyrlenne costa machado silva
Queria muito aprender plantar estacas de hortênsias; como achei o sat de vocês por isso conta ajuda de vocês
Manoel
foi muito bom , vou tentar fazer uma uma muda .
Editor umComo.com.br
Oi Manoel! Que bom que você gostou das dicas. Valeu pelo comentário!
Hima
Oi boa tarde .Fiz um canteiro bem grande com estacas de hortênsia ,o lugar bate sol a tarde .Pelo que li por aí não sei se vai dar certo .Tenho molhado bastante.Gostaria de opinião Moro num sitio.
A sua avaliação:
Sonia Faria
Oi Sara...as hortênsias mudam de cor sim. Eu trouxe de Gramado, aqui no RS, uma muda que era cor de vinho. E agora elas estão rosas e liláses. Segundo o jardineiro da cidade, a quem perguntei em outra ocasião, me disse que o solo é muito importante. Se não me engano ele me mandou acrescentar uréia na terra. Assim o solo ficaria alcalino (acho que é isso) e elas ficariam da cor original que comprei, no caso roxa. Também vi na internet que se colocarmos água enferrujada (feita com água e esfregão de aço) surte o mesmo efeito. Não testei ainda porque para a água ficar enferrujada o recipiente tem que estar aberto..e em tempos de dengue e outros achei melhor não fazer. Mas outra hora vou testar, colocando uma tela no recipiente. Estou testando cascas de beterraba. Mas já vi que juntam aquelas mosquinhas de frutas. Vamos aguardar. Abraço.
Joacira MARCHEZI
COLOQUE BOM BRIL PARA ENFERRUJAR E ABRA UM PALMO DE FUNDURA NA TERRA E ENTERRE ELA VAI FICAR AZUL QUANTO MAIS BOM BRIL MAIS AZUL VIOLETA ELA FICA
A sua avaliação:
paulo cezar jesuino
Boa Noite!! muito bom ,deu para aprender.
erli
Gostaria de saber onde conseguir mudas de hortencias vermelhas e brancas
kim
Oi Erli como vai? estava passando passando por esse site e vi sua duvida. As cores delas tem haver com o PH do solo. Se você quiser que ela fique azul coloque ferro de ferrugem próximo a muda. Branca pouco calcario sem o ferro claro. e vermelho muito calcario. beijos!!!!
Dirlei
Obrigada pela dica como plantar hortênsia. Espero conseguir fazer minhas mudas
Vítor Margarido
O ano passado, depois de uma poda, deixei várias varas ao abandono na terra. Algumas pegaram.
Maria aparecida ribeiro
Gostei muito da dica de como plantar hortênsias obrigada eu queria saber como faço pra ela mudar as cores delas eu tenho azul
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria, elas não mudam de cor, você tem é cachos de diferentes cores.
lazaro
gostei da dica gosto de hortencias, vou tentar plantar espero que de certo.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Lazaro, espero que você consiga! Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Aline Nascimento
Sou de Pernambuco o clima é muito quente, coloquei minha hortensia que esta sem flores porem com folhas verdes aparentemente saldaveis dentro do meu ap. Nao leva sol eu ligo o ar condicionado pra refrescar o ambiente será que vai dar certo ela vai florescer? Tenho uma varanda que tem um pouquinho de sol ate as 9 hs devo coloca-la na varanda? Por favor me ajude.
Valcídea henrique
Gostaria de saber sobre as cores das hortênsias . Quero saber como deixa-las em cor rosa. Obrigada !!!
caroline
A cor da hortênsia varia de acordo com a acidez do solo. Para que ela fique rosa, deve-se reduzir a acidez do solo e para que fique azul, aumentar a acidez.
Edjane Cabral
Entendi Muito bem como se planta! Agora minha pergunta é porque minha Hortência está com as folhas amareladas e outras amarela com Preto.obrigada pela atenção
Divina Vilma Vieira Dabadia
Foi muito bom aprender como plantar hortênsias... Tenho plantado mas morrem....
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Divina, que pena! Mas obrigada por comentar :)
Sílva Hilgert
Amei as dicas,mas não consigo salvar este texto,nem imprimir. Sempre diz que fora removido
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Sílvia, logo por baixo da introdução, você encontrará um ícone de uma impressora junto aos das redes sociais, em que poderá imprimir o artigo.
Adélia Dias
Olá Boa tarde, Por este meio venho pedir-lhe o favor de me elucidar sobre a melhor maneira de ter hortênsias no meu jardim, pois não consigo ter hortênsias bonitas, ou morrem ou ficam muito enfezadas. Tenho no meu jardim, mesmo no centro um grande circulo, que era de uma palmeira que morreu, e gostava de aproveitar esse espaço e ter aí hortências,( mas claro que fossem umas coisas dignas de se ver, até dado que estão no centro do jardim) . Será que posso aproveitar as hortências velhotas para tirar estacas . Outra dúvida que tenho, é quando devo tratar da terra para o plantio? atendendo que moro na Linha de Cascais ? eu estava a pensar fazer esse trabalha +_ em Outubro. Muito Obrigada pelo tempo que me dispensou, Adélia Dias
Cleide
Gostaria de agradecer as dicas ,cuidar de planta é meu maior prazer, quando estou cuidando de minhas plantas eu esqueço de tudo
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Cleide, nós é que agradecemos a sua visita e comentário :) Continue acompanhando as nossas dicas!
1 de 8
Como plantar estacas (mudas) de Hortênsias