Partilhar

Como aproveitar sobras de sabonete

Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como aproveitar sobras de sabonete
Fonte: momentoscler.blogspot.pt

Quer saber como aproveitar sobras de sabonete e se livrar de vez desses pedacinhos chatos? Neste artigo umComo.com.br convidamos você a descobrir! É inevitável: à medida que usamos os sabonetes eles são ficando cada vez menores e chega a um momento que não sabemos o que fazer com eles pois, aparentemente, já não servem para nada! Mas não é verdade: existem várias formas de os reutilizar e se continuar lendo irá descobrir algumas delas!

Novo sabonete

O que fazer com muitos pedaços de sabonete? Simples: você os junta e faz um novo sabonete!

Comece por ralar todos os pedacinhos para uma vasilha, depois acrescente algumas colheres de sopa de água de rosas, na quantidade suficiente para envolver tudo, e leve a aquecer no microondas durante 30 segundos na potência máxima.

Após esse tempo a mistura estará derretida e mole, verta-a para uma forma de plástico ou silicone, alise com uma colher e leve ao frigorífico durante um dia, de modo a se certificar que o sabonete fica bem consistente. Depois é só desenformar e usar!

Como aproveitar sobras de sabonete - Novo sabonete
Fonte: cridcascais.blogspot.pt

Sabonete líquido caseiro

Você poderá, com sucesso, fazer um sabonete líquido a partir dos pedaços de sabonete que tem vindo a colecionar!

Para isso rale os sabonetes e leve-os ao fogo baixo juntamente com 1/2 colher de sopa de glicerina e 12 copos de água (medida para cerca de 90 gr de sabonete). Quando a mistura começar a aquecer, mexa com uma colher de pau para dissolver bem. Assim que tudo estiver líquido e bem misturado, desligue o fogo, deixe esfriar e coloque nas embalagens!

Como aproveitar sobras de sabonete - Sabonete líquido caseiro
Fonte: facavocemesmo.net

Amaciante de roupas caseiro

Para quê comprar um amaciante de roupa se você pode fazer esse produto em casa, reaproveitando pedaços de sabonete? Economize com esta nossa dica!

Para conseguir uma boa quantidade de amaciante você deverá reunir cerca de 300 gr (pode juntar sabonetes inteiros) e ralar tudo. Leve os sabonetes ralados ao fogo médio com 1 litro de água até que levante fervura - esteja atenta porque irá criar espuma. Despeje a mistura em uma vasilha grande, adicione 4 livros de água fria e 4 colheres de sobremesa de glicerina; mexa bem para misturar, adicione 2 colheres de sobremesa de leite de rosas e volte a mexer.

Coloque a mistura em garrafas de amaciante ou PET e, apertando-as, faça sair o excesso de espuma. Depois disso seu amaciante caseiro está pronto a usar! A medida é a mesma que uma maciante de compra.

Como aproveitar sobras de sabonete - Amaciante de roupas caseiro
Fonte: meuanjo.com.br

Esponja de banho

Essa dica é super fácil de colocar em prática, permite aproveitar sobras de sabonete e ao mesmo tempo esfoliar a pele, como forma de eliminar células mortas e a tornar mais macia!

Para fazer este produto basta que coloque todas as sobras de sabonete no centro de um pedaço de tecido tule, tecido TNT ou rede de cabelo e amarre com um cordel para formar um saquinho. Agora, sempre que tomar banho, basta pegar nesse saquinho e usá-lo como esponja de banho!

Como aproveitar sobras de sabonete - Esponja de banho
Fonte: belezaesaude.com

Desengordurante

Antigamente todas as avós lavavam suas roupas com sabonete, e muitas delas dizem que nessa altura ficavam mais bem lavadas que agora, apesar de toda essa quantidade de detergentes que temos ao nosso dispor.

Assim sendo aproveite essas sobras de sabonete para usar como desengordurante da roupa, misturando-as raladas junto com o sabão em pó que usa na máquina, ou na lavagem à mão, colocando a roupa de molho num balde com água e as sobras de sabonete durante 24h e depois lavando como normalmente.

Como aproveitar sobras de sabonete - Desengordurante
Fonte: omo.com.br

Sachês perfumados

Nossa última sugestão passa por usar as sobras de sabonete para fazer sachês perfumados para suas gavetas e roupeiros! É muito fácil: basta que pique os sabonetes, que de preferência deverão ter um perfume intenso, e os coloque em saquinhos de tecido fino. Prontos a perfumar!

Como aproveitar sobras de sabonete - Sachês perfumados
Fonte: airu.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aproveitar sobras de sabonete, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre Como aproveitar sobras de sabonete

10 comentários
A sua avaliação:
CREMILDA GODOY MORAES.
VOU aprender a FAZER...
A sua avaliação:
Magda
Gostaria de saber se vocês têm uma receita de algum afastador de Xixi para que o cachorro não levante a pata nas portas . Consegui que eles não levantasse com canela em pó,mas a canela penetra no rejunte e fica ruim de tirar . Se vocês tiver alguma receita por favor me mande . Tenho dois Pug machos meus filhos de 4 patas .
A sua avaliação:
Mony Cristina
Amo muito tudo isto
Ana Célia Bastos
O copo usado nesta receita é de que capacidade (ml)? É que como são 12 copos, 50ml de diferença (no tamanho do copo) resulta em 600ml a mais ou a menos!!! Obrigada!
Sônia
Adoro às novidades.
Manoel Vitorino Bispo
Exelente
ANDREA
NAS RECEITAS NÃO DIZ A QUANTIDADE DE RESTOS DE SABONETES
Carol
Se Eu não tiver essa água de rosas o que eu posso usar?
Vera Lúcia
Então fiquei bem satisfeita com essas receitas, vou fazer. Adorei!!!
Editor umComo.com.br
Oi Vera! Nos alegra muito saber que você gostou das receitas. Continue nos acompanhando e tudo de bom para você!
Alexsandra
Adorei as dicas vou fazer todas.

Como aproveitar sobras de sabonete
Fonte: momentoscler.blogspot.pt
Fonte: cridcascais.blogspot.pt
Fonte: facavocemesmo.net
Fonte: meuanjo.com.br
Fonte: belezaesaude.com
Fonte: omo.com.br
Fonte: airu.com.br
1 de 7
Como aproveitar sobras de sabonete

Voltar ao topo da página