Preparar-se para os furacões

Como atuar durante um furacão ou um tornado

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como atuar durante um furacão ou um tornado

Anualmente, os ventos a velocidades surpreendentes causam grandes estragos em diferentes lugares do mundo, pois a força de um furacão avançando a 250 quilômetros por hora, ou a de um tornado a 450 quilômetros por hora, é devastadora. Por isso perante a ameaça de qualquer um destes fenômenos naturais é muito importante saber o que fazer para se manter a salvo com sua família e proteger sua casa, na medida do possível. Em umComo, oferecemos algumas dicas sobre como atuar durante um furacão ou um tornado.

Também lhe pode interessar: Como me proteger de um tornado
Passos a seguir:
1

Os furacões são fáceis de prever e as cidades normalmente sabem da sua proximidade graças à informação meteorológica. Se sua cidade estiver na mira de um furacão ou tornado, é muito importante se manter informado a este respeito, comprar alimentos enlatados e água potável para vários dias e averiguar quais são as áreas indicadas como refúgio, caso tenha que abandonar seu lar.

2

Perante uma evacuação iminente prepare um kit com sua família reunindo os objetos básicos necessários, incluindo remédios para as pessoas que sofram de alguma doença em particular. Dirija-se imediatamente ao refúgio mais próximo da sua comunidade; se não souber qual é, comunique com os serviços de emergência para obter orientação.

3

Os tornados e furacões avançam rapidamente; se algum deles estiver se aproximando da sua casa, você tem poucos minutos para reagir e procurar refúgio, por isso é importante ter um plano de emergência, para que todos saibam o que fazer e não deixem que o pânico controle a situação.

4

Proteja sua casa selando as portas e janelas com tábuas de madeira; é importante estar em um lugar protegido por elementos sólidos, afastado de árvores, cabos elétricos ou veículos, que normalmente saem voando com os ventos fortes.

5

Se mora em uma área normalmente alcançada por furacões e tornados e ainda não se sente preparado para enfrentá-lo, talvez seja conveniente ir a um grupo de resgate ou de emergência para receber treinamento. Acredite ou não, este tipo de preparação ajuda em situações de perigo.

6

Mais uma vez, a recomendação é não se deixar levar pelo medo, planeje seus movimentos de forma estratégica, pois este tipo de fenômeno natural é anunciado com tempo, permitindo criar uma situação favorável para sair dela com sucesso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como atuar durante um furacão ou um tornado, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Conselhos
  • Mantenha a calma e siga as informações sobre a evolução do furacão.
  • Compre as provisões necessárias e informe-se sobre os centros de refúgio mais próximos
  • Proteja sua casa com tábuas de madeira e se a medida de evacuação for necessária, não pense duas vezes, o mais importante é a sua segurança.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como atuar durante um furacão ou um tornado