PARTILHAR

Como construir um guarda-roupa embutido

Como construir um guarda-roupa embutido
Imagem: blogrealizandoumsonho.com.br

Quando estamos procurando um apartamento para alugar ou uma casa para comprar, a coisa com a qual mais nos deparamos é o fato dos cômodos estarem cada vez mais e mais pequenos. Por isso que todo o espaço deve ser aproveitado para que tenhamos uma residência que atenda nossas necessidades. Para começar, hoje em UmComo mostramos-lhe nesse artigo como construir um guarda-roupa embutido. Uma saída ideal para economizar o espaço que um armário tomaria!

Também lhe pode interessar: Como construir um telhado sobre uma varanda

Primeiros Passos

O primeiro passo na construção de um guarda-roupa embutido, bem como qualquer outra pequena obra na sua casa, é ter planejamento. Isso é básico para que tudo saia com perfeição. Você entenderá melhor o porquê mais abaixo. Para começar, pegue a planta da sua casa ou do seu apartamento e dê uma estudada detalhada nele. Peça ajuda para alguém, como um arquiteto, designer de interiores ou um pedreiro, caso você tenha dúvidas na visualização. Com a planta aberta, veja em quais lugares da sua casa um guarda-roupa embutido ficaria bom sem atrapalhar a estrutura do imóvel.

Desenhando o Projeto

Depois disso, dê uma de arquiteto e comece a desenhar seu próprio projeto de armário. Leve em consideração dados como altura (ideal para saber quantas prateleiras seu armário terá) e profundidade (não adianta nada ter pouco espaço de superfície, lembre-se que você vai querer colocar coisas apoiadas ali, como perfumes e caixas de sapato, por exemplo). Tendo dúvidas, procure projetos de outras pessoas ou empresas na Internet para tirar ideias.

Noções de Quantidade

O desenho do seu projeto é de grande importância para que você determine o quanto de material deverá ser comprado. Contudo, algumas informações são bastante básicas. Primeiramente, você deve ter madeira para cobrir toda a área de parede. Isso inclui o teto, as laterais, o fundo, e o piso. O tamanho de cada tábua de madeira dessa dependerá do tamanho da área que você tem disponível para construção.

Dicas

Depois de coberta, você deve pensar no tamanho das prateleiras a serem inseridas. Mas atenção: lembre-se que, nesta etapa, as paredes já estão cobertas com a madeira e, por isso, o tamanho da largura pode sofrer alteração daquela previamente medida. Quer uma dica? Pense em colocar, no alto do seu armário, algum tipo de cabo de madeira (similar ao encontrado nas vassouras) para que você possa pendurar cabides e deixar calças e casacos mais organizados.

A Porta

Uma parte muito importante que deve fazer parte do seu projeto é a porta do armário-embutido. O raciocínio de construção é basicamente o mesmo que seguimos até aqui. Tudo tem que ser medido para ver se a montagem é realmente viável antes de começarmos qualquer coisa. Lembre-se também de colocar na sua lista de compras puxadores para a porta do armário, para que você possa abri-lo confortavelmente.

Outras Opções de Porta

A criação é bastante livre, então é só uma questão de imaginar e ver se é viável. Isso vale também para as portas. Se você quiser fazer algo diferente das portas comuns, pense em algo como uma porta de correr – só tem que ver se você terá espaço disponível. Outra opção é fazer uma Cortina na frente do armário. Fica simples, diferente e muito fácil!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como construir um guarda-roupa embutido, recomendamos que entre na nossa categoria de Bricolage e Remodelação.

Conselhos
  • Se você perceber que terá dificuldades, procure a ajuda de um profissional!

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Lana
Superficial. O texto refere-se mais a planejar do que construir.
Reinaldo da veiga e sousa
Olá gostaria muito de um projeto e esquema com as medidas onde eu possa mantar OK Obrigado.
Maria Fernanda Lima
Gostei muito das dicas aqui apresentadas, mas preciso de um passo a passo para não dispersar os pro menores importantes. Obrigada!
Samuel
Rebecca muito obrigada por essas dicas, valeu!
wagner
Mude o título, quem le a matéria está achando que vai encontarar o passo a passo pra construção de um guarda roupa, não dicas básicas
Como construir um guarda-roupa embutido
Imagem: blogrealizandoumsonho.com.br
Como construir um guarda-roupa embutido

Voltar ao topo da página ↑