Cuidar de uma planta

Como cuidar de um jasmim-estrela

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 9 fevereiro 2017
Como cuidar de um jasmim-estrela

Durante a primavera e o verão, o jasmim-estrela produz inúmeros ramos de flores brancas cuja fragrância é simplesmente maravilhosa. Devido ao seu extraordinário perfume esta planta é conhecida com o nome de jasmim, no entanto, nem sequer pertence à família botânica do jasmim utilizado habitualmente na jardinagem. Os cuidados que esta linda planta de caules lenhosos e torcidos precisa não diferem muito dos cuidados do jasmim, no entanto, convém saber que cada espécie é única pois é necessário adaptar qualquer processo às características individuais de cada planta. Se quer decorar o seu jardim de forma elegante ao mesmo tempo que desfruta de uma fragrância excepcional, não deixe de ler este artigo do umCOMO em que lhe vamos explicar como cuidar de um jasmim-estrela.

Também lhe pode interessar: Plantas trepadeiras com flores

Índice

  1. Solo e clima para o jasmim-estrela
  2. Irrigação do jasmim-estrela
  3. Implantação de um tutor ou guia
  4. O jasmim-estrela precisa ser podado?
  5. Uso de fertilizantes

Solo e clima para o jasmim-estrela

O jasmim de verdade pertence à família das Oleáceas; por outro lado, o jasmim-estrela (conhecido na botânica como Trachelospermum jasminoides) pertence à família das Apocináceas. É verdade que esta planta é originária da China e do Japão, mas atualmente encontra-se bem distribuída pela América e pela Europa, sendo uma planta trepadeira muito utilizada nos jardins com fins decorativos. Além disso, a fragrância de suas flores é um bem muito precioso na jardinagem.

O jasmim-estrela não é muito exigente com o tipo de terra mas é importante que o solo conte com um bom sistema de drenagem, melhor ainda se antes de plantar você fizer uma mistura com matéria orgânica, deste modo, reduzirá o risco da água ficar encharcada.

Outra vantagem que este tipo de planta oferece é que pode ser situada em qualquer lugar, pois desenvolve-se bem estando em pleno sol mas também em lugares com semissombra; a experiência de muitos usuários também afirma que em lugares de plena sombra também é possível que esta planta prospere, no entanto, talvez possa reduzir a qualidade e abundância da floração.

No inverno tolera temperaturas de até 10 graus abaixo de zero, no entanto estas temperaturas não são as melhores para esta planta.

Como cuidar de um jasmim-estrela - Solo e clima para o jasmim-estrela

Irrigação do jasmim-estrela

Para poder cuidar de um jasmim-estrela temos que prestar atenção à irrigação. O crescimento do jasmim-estrela é intenso e rápido quando estabelecido, por isso, em épocas de crescimento deve ser regado uma vez por semana durante a primavera e de duas a três vezes por semana durante o verão. No entanto, durante o inverno deve-se regar pouco e, quando já tiver crescido, a irrigação deve ser moderada.

Se por um lado não se recomenda que a terra fique seca, por outro deve ter muito cuidado para não produzir nenhum estancamento, pois o jasmim-estrela não o tolera. Esta planta também pode ser plantada em um vaso, mas neste caso deve colocar mais atenção ainda na irrigação para não exagerar na dose.

Implantação de um tutor ou guia

O jasmim é uma planta trepadeira, por isso é utilizada habitualmente para cobrir muros, grades ou colunas, mas obviamente que ela não sobe sozinha. Se quiser que o faça deverá colocar um tutor no início da plantação (para não danificar a planta depois) ou prender de forma suave e progressiva na superfície que deve ficar coberta pelo jasmim.

Se não precisar que cubra nenhuma superfície, então não tem que colocar um tutor ou guia, pois o jasmim-estrela crescerá como um arbusto, formando um grande arbusto florido. No momento de realizar a plantação do jasmim, ele deve ser situado a uns 30-45 centímetros da superfície que ficará coberta pela planta.

O jasmim-estrela precisa ser podado?

Esta planta não precisa ser podada, no entanto, se quiser controlar o seu crescimento ou se plantou em um vaso e quer dar forma ao arbusto, então esta técnica é necessária.

Neste caso o jasmim deverá ser podado no fim do verão ou no começo do outono. Por outro lado, quando não é necessário podar, devem ser retirados os galhos secos no início da primavera, antes da floração que começará a se produzir no final da mesma estação.

Como cuidar de um jasmim-estrela - O jasmim-estrela precisa ser podado?

Uso de fertilizantes

Outro aspecto a ter em conta para cuidar de um jasmim-estrela é o uso de fertilizantes. Esta planta precisa de um fertilizante líquido que deverá ser dissolvido na água da irrigação, atendendo sempre às indicações do fabricante do produto.

A administração de fertilizante deve ser realizada a partir da primavera e durante todo o verão, com uma frequência quinzenal.

O fertilizante do jasmim-estrela deveria conter os seguintes elementos:

  • Potássio
  • Fósforo
  • Nitrogênio
  • Ferro
  • Molibdênio
  • Magnésio
  • Manganês
  • Zinco
  • Cobre
  • Boro

Os cuidados que o jasmim-estrela requer são relativamente simples, portanto, se tiver espaço exterior e gosta de plantas, esta é uma das suas melhores opções.

Neste outro artigo explicamos-lhe como fazer fertilizante caseiro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um jasmim-estrela, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como cuidar de um jasmim-estrela