Partilhar

Como decorar um quarto infantil

Por Sara Viega. Atualizado: 8 novembro 2017
Como decorar um quarto infantil

Decorar um quarto infantil é muito importante para garantir o bem-estar de uma criança. Na hora de selecionar a decoração do quarto da criança a estética é importante, mas existem outros três fatores muito importantes: o espaço disponível, a flexibilidade e a segurança. A criança não será um bebê para sempre, por isso a flexibilidade é primordial para que a decoração do quarto da criança possa crescer ao mesmo ritmo que ela. A mudança de quarto de bebê para quarto de criança é feita por volta dos 3 anos de idade e coincide com o passagem do berço para a cama e com a escolarização. Neste artigo de umComo vamos lhe dar algumas dicas para que saiba como decorar um quarto infantil.

Também lhe pode interessar: Como decorar um quarto infantil compartilhado
Passos a seguir:
1

Planeje a decoração do quarto com o seu filho ou filha. Começar com o pé direito significa que o seu filho pode participar no processo de tomada de decisões. Isto quer dizer que deve deixá-lo escolher as cores, temas, roupa de cama, algumas das coisas que mostram a sua personalidade no lugar mais importante da sua vida.

2

Se vai usar papel de parede no quarto da criança é melhor usar papel vinílico. É mais caro, mas é muito fácil de limpar e de manter. Além disso, poderá retirá-lo com mais facilidade depois de alguns anos quando estiver cheio de desenhos.

Como decorar um quarto infantil - Passo 2
3

Para o bebê necessita de um berço, um trocador, um guarda-roupa, uma estante e uma poltrona ou cadeira de balanço para a pessoa que cuida da criança. Escolha móveis adaptáveis. Pode parecer caro, mas a longo prazo é mais econômico pois evita que você tenha que comprar mais móveis depois de pouco tempo. Certifique-se que o armário esteja bem organizado e acessível, as crianças são mais felizes quando conseguem encontrar as suas coisas favoritas facilmente.

Dica: Os nichos são uma excelente forma de aproveitar o espaço. Confira como fazer nichos para quarto nesse artigo!

4

Para o bebê a iluminação deve ser de 2 tipos: uma central no teto e outra pequena fonte de luz suave ou indireta para que os possíveis cuidados noturnos não deslumbrem a criança e para que ela possa perder o medo do escuro. Quando a criança crescer (mais ou menos aos 3 anos) esta pequena luz deverá ser substituída por uma luz direta de escrivaninha.

Como decorar um quarto infantil - Passo 4
5

Quando a criança crescer e for para a escola (por volta dos 3 anos) você deve criar um espaço de escritório no seu quarto para que a criança brinque, desenhe e estude, mais para a frente. Se tivermos pouco espaço podemos situá-lo sob uma cama elevada; para esta opção devemos esperar até aos 6 anos mais ou menos. As mesas são essenciais para fazer os deveres de casa e desenvolver a criatividade, assim como para armazenas artigos pessoais. O tamanho ideal de um escritório infantil é de pelo meno menos 1 metro de comprimento e de 70 centímetros de profundidade. Não se esqueça da cadeira.

Como decorar um quarto infantil - Passo 5
6

Até por volta dos 2 anos o chão costuma se transformar em seu espaço favorito para brincar, mantenha-o limpo e despejado, não coloque móveis desnecessários. Essa é uma regra básica para a decoração do quarto dos bebês.

7

Cuidado com os tapetes e as carpetes; acumulam pó, ácaros e manchas, e são difíceis de limpar. Um chão de linóleo pode ser uma boa alternativa ao tapete. São baratos, resistentes, versáteis e fáceis de limpar e manter. São a opção perfeita para um quarto infantil e a alternativa ao tapete se morar em um lugar muito frio.

8

Cuidado com as cortinas, coloque cortinas apenas se elas forem extremamente necessárias, e principalmente, que não cheguem ao chão. Quando a criança começar a engatinhar, ela pode agarrar as cortinas e além de sujá-las e rasgá-las existe o risco da barra cair em cima dela.

9

Lembre-se sempre que a segurança deve estar acima de critérios estéticos: tomadas protegidas, cortina e roupa de cama de tecido não inflamável, móveis com cantos arrendondados, móveis grudados na parede.

10

Independente se for menino ou menino, as paredes deverão ser de cores suaves e tons pastéis pálidos que deem tranquilidade ao espaço. Verde, bege, amarelo pálido ou lilás pálido, podem ser opções interessantes para fugir do tradicional azul ou rosa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como decorar um quarto infantil, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Conselhos
  • Se quiser o conselho de um profissional para decorar um quarto infantil entre em contato com um designer de interiores.

Escrever comentário sobre Como decorar um quarto infantil

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Marilda Masi
Tenho um espaço que é sala (mais ou menos 3x3, Dá pra fazer um quarto pra minha neta de 3 anos e uma salinha?
Gostei muito das dicas de vocês.
João
Adorei o artigo. Pesquisei na internet e achei uma loja com produtos fantásticos para decorar o quarto dos meus filhos. www.*************.com.br

Como decorar um quarto infantil
1 de 4
Como decorar um quarto infantil

Voltar ao topo da página