Partilhar

Como eliminar os ácaros

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como eliminar os ácaros

Os ácaros são micro-organismos, que pertencem à família dos aracnídeos, que estão presentes no e que geram reações alérgicas a uma grande parte da população. Estes animais microscópicos encontram-se naturalmente em todos os tecidos, sobretudo nos colchões e almofadas, mas também em tapetes e carpetes.

Para evitar que os ácaros não causem problemas, devemos levar a cabo um correta e profunda limpeza de casa. Por isso em umComo.com.br explicamos-lhe passo a passo como eliminar os ácaros.

Também lhe pode interessar: Como eliminar os odores da geladeira
Passos a seguir:
1

O primeiro passo essencial que deverá seguir para poder eliminar os ácaros da sua casa é ventilar diariamente todos os cômodos de sua casa, especialmente os quartos. Para isso, é recomendável que abra as portas e janelas durante pelo menos 30 minutos para que, assim, corra o ar e se renove.

2

Além disso, os colchões são um dos habitats mais comuns dos ácaros, por isso também os deve arejar frequentemente. Tente fazê-lo todos os meses ou se possível de duas em duas semanas. Também existem coberturas anti-ácaros que podem ajudar a manter-se fora de contato com estes micro-organismos. Sugerimos que consulte o nosso artigo sobre como limpar um colchão.

Como eliminar os ácaros - Passo 2
3

Na hora de lavar os lençóis e a restante roupa de cama, deverá fazê-lo a uma temperatura superior a 60ºC, uma vez que será a única forma de acabar com os ácaros e crias que possam existir ali. Também é importante que os mude, desta forma, conseguirá eliminar os ácaros que se acumularam. Neste artigo explicamos para você com que frequência devemos trocar a roupa de cama.

4

Por outro lado os tapetes e alcatifas também concentram muitos ácaros, por isso é recomendável removê-los e limpá-los na medida do possível. Mas no caso de não querer ou não puder fazê-lo, deverá levar a cabo uma correta limpeza dos tapetes e manutenção das alcatifas.

Como eliminar os ácaros - Passo 4
5

Na hora de limpar o pó, deve fazê-lo com a ajuda de um pano úmido e um aspirador que tenha um filtro adequado, em vez de usar um espanador ou um pano seco, para evitar que os ácaros e outras partículas de pó fiquem suspensos no ar. No nosso artigo como prevenir os ácaros do pó explicamos-lhe mais conselhos práticos para os evitar.

6

Também é importante reduzir a umidade dentro de casa, recomendamos que a mantenha abaixo dos 50%. O uso de ar condicionado e aparelhos desumidificadores são os melhores métodos e evitam a proliferação de ácaros.

Como eliminar os ácaros - Passo 6
7

Existem produtos anti-ácaros, substâncias químicas que eliminam os ácaros, pode facilmente encontrá-los em supermercados e não são tóxicos para os humanos. Estes produtos matam os ácaros, mas não eliminam os seus restos, por isso depois de os utilizar, deve fazer uma limpeza profunda.

8

É importante eliminar os ácaros porque podem afetar negativamente a sua saúde uma vez, se a sua tiver estes insetos, é provável que sinta alguma coceira ou irritação quando entrar em contato com os sítios onde se instalaram estes insetos. Também podem produzir problemas respiratórios, sobretudo nas pessoas que têm alergia a ácaros, pode inclusive aparecer dermatite. Neste artigo contamos como os ácaros afetam a saúde.

Como eliminar os ácaros - Passo 8

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar os ácaros, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos
  • Evite a acumulação de pó em qualquer zona da sua casa.

Escrever comentário sobre Como eliminar os ácaros

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Elaine
gostaria de obter mais informaçoes sobre como acabar com ácaros.
dirce
o sol elimina os ácaros
Shiro
Na verdade o Sol mata os Acaros. mas não elimina. Acaros mortos e suas fezes são prejudiciais a nossa respiração, causando alergias ,renites, asmas. Tenho um aparelho Rainbow que ajudou a nossa qualidade de vida.

Como eliminar os ácaros
1 de 5
Como eliminar os ácaros

Voltar ao topo da página