Outros produtos e técnicas de limpeza

Como limpar mofo

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 26 junho 2023
Como limpar mofo

Remover a umidade acumulada em casa é importante tanto por questões estéticas quanto pela saúde de todos os membros da família. É que um ambiente muito úmido pode desencadear certos episódios de alergias, principalmente em pessoas suscetíveis ou que já sofrem delas. Por isso, é fundamental manter uma boa limpeza em casa, atentando para possíveis manchas de umidade.

Além disso, o aparecimento de manchas de umidade nas paredes da sua casa é muito desanimador a nível estético. Os problemas de umidade são mais sérios do que se imagina, principalmente naquelas residências localizadas em áreas com condições climáticas que as tornam propensas a ter umidade. Para descobrir como limpar mofo e o que acontece se você morar em uma casa com umidade, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Como limpar parede com mofo

Índice

  1. O que causa mofo na parede?
  2. Dicas para evitar o mofo
  3. Como limpar mofo com sal
  4. Como evitar mofo na parede com desumidificador
  5. Como limpar mofo com vinagre branco
  6. Como limpar mofo com bicarbonato
  7. Mofo na parede faz mal?

O que causa mofo na parede?

As origens da umidade em casa podem ser diversas, mas há três fatores principais pelos quais ela ocorre: o clima, falhas na estrutura da casa e falhas no isolamento térmico. A razão fundamental pela qual a umidade aparece é porque a casa está em contato com o meio ambiente.

Ou seja, se a sua casa tiver falhas e tanto o chão como o teto e as paredes estiverem expostos tanto às agressões atmosféricas como ao solo que tem um lençol freático elevado, será comum o aparecimento de manchas de umidade, contribuindo assim para a deterioração progressiva de toda a propriedade.

Veja neste outro artigo do umCOMO como limpar parede com mofo.

Como limpar mofo - O que causa mofo na parede?

Dicas para evitar o mofo

Para ajudar você a se livrar da umidade em casa, no umCOMO te damos as seguintes dicas.

Identifique as fontes de umidade

Se você encontrar uma área da casa onde a umidade é muito alta, você deve procurar a causa do problema para eliminá-lo, seja você mesmo fazendo o serviço ou recorrendo a ajuda de um encanador. Se houver canos quebrados ou vazamentos de água em áreas não visíveis, o problema se reflete nas paredes com o aparecimento de manchas.

Se você não der uma solução imediata para esses vazamentos, terá um problema sério não só para eliminar a umidade da casa, como a situação pode se agravar causando alagamentos.

Ventilação

É a principal recomendação na hora de eliminar a umidade da casa. Você deve sempre manter uma ventilação adequada nos diferentes cômodos da casa, mas principalmente nas áreas mais propensas a problemas de umidade.

Nesse sentido, o ar condicionado pode ser um bom aliado naquelas áreas onde a ventilação natural é insuficiente, mas não se pode abusar do uso deste eletrodoméstico. É necessário que o ar que você respira esteja um pouco úmido para a prevenção de doenças pulmonares.

Evite o acúmulo de mais umidade

Além de seguir as recomendações acima, no umCOMO te damos algumas dicas para evitar que mais umidade se acumule em sua casa:

  • Ligue o exaustor quando cozinhar.
  • O aquecimento não deve ultrapassar os 20ºC porque, caso contrário, favoreceria o aparecimento de umidade nas paredes.
  • Pendure a roupa lavada do lado de fora da casa para secar, pois dentro de casa transmitirá sua umidade para o resto do cômodo.
  • No banheiro costuma acumular muita umidade: seque bem o piso após o banho e, se necessário, instale um exaustor.

Veja a seguir as soluções caseiras para limpar mofo.

1. Como limpar mofo com sal

O sal é um elemento com uma enorme capacidade de absorção. É muito útil para remover manchas de umidade em casa e também para remover manchas em roupas. Para a aplicação desta solução é necessário um recipiente raso e um quilo de sal grosso: coloque o sal no recipiente, em um corredor ou canto, e após um ou dois dias terá absorvido boa parte da umidade.

Quando você perceber que o sal está muito úmido ou ficou preto, será o momento ideal para renová-lo.

2. Como evitar mofo na parede com desumidificador

É um eletrodoméstico ideal para eliminar a umidade em casa, especialmente em locais chuvosos ou frios onde este problema ocorre com frequência porque não há opção de ventilar permanentemente como em outras regiões.

Portanto, se você tiver problemas de umidade, pode recorrer ao uso de um desumidificador para que a umidade seja absorvida e drenada facilmente.

3. Como limpar mofo com vinagre branco

É útil para a limpeza e, ao mesmo tempo, para combater a umidade e o mofo. Também é um excelente recurso para eliminar o mau cheiro deixado pela umidade no interior dos armários.

4. Como limpar mofo com bicarbonato

É mais uma opção econômica e caseira para tirar a umidade da casa, o cheiro que ela deixa e as manchas que apareceram. Também ajuda a combater fungos. Uma colher grande de bicarbonato de sódio dissolvido em um litro de água será o suficiente para a aplicação.

Neste outro artigo do umCOMO você vai aprender como limpar com bicarbonato.

Mofo na parede faz mal?

Se você não se preocupar com a umidade que aparece em casa e não tratar de eliminá-la, ela pode causar vários inconvenientes, como os seguintes:

  • Mau cheiro
  • Presença de ácaros
  • Bactérias e fungos
  • Deterioração de móveis e objetos diversos
  • Aparecimento de mofo em cantos e paredes
  • Problemas de saúde respiratórios

Morar em uma casa úmida causa uma má impressão à primeira vista e, o que é mais preocupante, representa um problema de saúde para a família. Nesse sentido, as pessoas alérgicas e as que sofrem de doenças respiratórias são as que mais sentem o desconforto.

No umCOMO também te contamos Como remover cheiro de mofo da roupa.

Como limpar mofo - Mofo na parede faz mal?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar mofo, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como limpar mofo