PARTILHAR

Como usar o sal para limpeza

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como usar o sal para limpeza
Imagem: blogs.odiario.com

Se pensava que o sal só podia ser utilizado para temperar comida, estava enganado, ele pode ser um excelente aliado na hora da limpeza da casa. É certo que excesso de sal na comida é prejudicial à saúde, mas no que diz respeito a limpeza da casa você pode usar e abusar deste tempero. Usado sozinho, diluído em água ou junto ao óleo, o sal pode ter diversos usos na limpeza, desde eliminar maus cheiros dos sapatos, manter a geladeira limpa e sem cheiros e a limpar panelas. Se quer saber como usar o sal para limpeza, não perca as dicas que em umComo preparamos para si.

Passos a seguir:
1

Um dos usos do sal na limpeza da casa é para limpar panelas de ferro. Sabe aquela panela que ficou com gordura do jantar? Não perca tempo e paciência esfregando, polvilhe um pouco de sal e deixe ficar durante alguns minutos. Depois retire o excesso de sal com papel toalha e lave normalmente. O mesmo truque pode ser utilizado em xícaras de chá ou café que tenham manchas escuras. No caso de panelas com alimentos grudados no fundo, pode adicionar um pouco de sal para ajudar a remover a sujeira.

Como usar o sal para limpeza - Passo 1
Imagem: remediesandherbs.com
2

Quer manter a sua geladeira limpa e sem cheiros? Então adicione uma colher de sopa de sal e outra de bicarbonato de sódio em um litro de água e use essa mistura para limpar a geladeira. Para além de limpar, essa solução ajuda a eliminar maus cheiros da geladeira.

3

Para eliminar manchas amarelas da pia do banheiro ou cozinha ou mesmo da banheira, o sal também pode dar uma ajuda. Para isso, o que tem de fazer é misturar aguarrás com sal e aplicar sobre a superfície que deseja eliminar as manchas. Deixe atuar por 15 minutos e retire os excessos com uma esponja úmida. O resultado são peças limpas sem manchas.

4

Na roupa o sal também pode ter diversos usos. Se tem alguma peça com manchas de mofo, faça uma mistura de suco de um limão com uma colher de chá de sal. Passe essa mistura nas manchas de mofo e deixe na peça por cerca de 2 horas, de preferência ao sol. Após esse tempo, lave a peça normalmente e as manchas terão desaparecido.

Como usar o sal para limpeza - Passo 4
Imagem: mulheresdivando.com.br
5

Para além disso, o sal também pode deixar as suas roupas com cores mais vivas, isto porque lavagem após lavagem as cores das peças de roupa vão se desbotando. Para resolver este problema, lave a roupa em uma mistura de sal e água. As quantidades são de 1 colher de sopa de sal para cada 10 litros de água. Pode fazer isto tanto em peças coloridas como pretas.

6

Para eliminar manchas de suor das suas roupas, basta adicionar 4 colheres de sopa de sal a um litro de água e deixar as peças de molho durante 3 horas. Após esse tempo, pode enxaguar normalmente.

7

Se tem problemas de maus cheiros nos sapatos, saiba que o sal também o pode ajudar. Basta espalhar um pouco de sal dentro dos sapatos, logo após os usar para evitar o mau cheiro. Além disso, o sal também pode ajudar a eliminar o cheiro das mãos, como o da cebola. Esfregue as mãos com uma mistura de sal e vinagre e o cheiro desaparecerá.

8

O sal pode ainda ser utilizado para deixar um objeto de metal brilhante. Para isso, deverá fazer uma mistura de sal, farinha e vinagre em partes iguais. De seguida, aplique a mistura sobre o metal e deixe atuar por 3 horas. Passado esse tempo retire com uma escova macia e passe um pano para lustrar.

9

Esponjas e escovas podem ficar com uma aparência de novas se as mergulhar em uma mistura de um copo de água com 1 colher de sopa de sal. Elas ficam com cara de novas, pois o sal atua como desinfetante.

10

E se pensa que os usos do sal acabam por aqui, está enganado. Para além de servir como um poderoso agente de limpeza, o sal também espanta formigas. Basta espalhar sal por cantos da casa como armários e janelas, que já vai ajudar a evitar as formigas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o sal para limpeza, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como usar o sal para limpeza
Imagem: blogs.odiario.com
Imagem: remediesandherbs.com
Imagem: mulheresdivando.com.br
1 de 3
Como usar o sal para limpeza

Voltar ao topo da página ↑