menu
Partilhar

Como espantar lagartixas da sua casa

Por Nídia Figueira. Atualizado: 13 janeiro 2021
Como espantar lagartixas da sua casa

Se você costuma encontrar lagartixas em sua casa, isso acontece porque a casa tem presença de insetos, o alimento principal do animal. Em vez de envenenar ou tentar machucar as lagartixas, o ideal é espantá-las. Se você vive em uma casa com espaço externo, pode afugentá-las para o quintal, afinal, as lagartixas são úteis pois mantêm o jardim e a casa livres de insetos, além de serem criaturas que não fazem mal ao ser humano. Assim, deixe as lagartixas serem suas amigas, sem que para isso você precise convidá-las para um café na sala de casa. Continue lendo esse artigo do umComo para saber como espantar lagartixas da sua casa.

Também lhe pode interessar: Como espantar vespas

A importância das lagartixas

Apesar de não terem aquela fofura padronizada de um cachorro ou um gatinho, as lagartixas são tão amigas dos seres humanos quanto esses pets. Sabe por quê? Na verdade, esses bichinhos pelas paredes da sua casa são ótimos controladores de pragas já que elas se alimentam de pequenos insetos, como baratas, aranhas, escorpiões e afins e não fazem mal nenhum aos seres humanos, inclusive têm medo de nós.

Ou seja, ao espantar as lagartixa de casa, corre-se o risco de que a população de insetos aumente. Mas, se você realmente tem muito medo delas, existem soluções bem simples que podem ajudar a mantê-las mais longe de você, humano. Veja, a seguir, como espantar as lagartixas da sua casa.

Como espantar lagartixas da sua casa - A importância das lagartixas

Como espantar lagartixa

As lagartixas são inofensivas e essas simples medidas devem mantê-las longe da sua casa. Veja como afastar lagartixas:

Lâmpadas amarelas

Reduzir a população de insetos significa reduzir a população de lagartixas. Troque as lâmpadas comuns de sua casa por lâmpadas com luz amarela de forma a manter os insetos afastados. Diminuir o alimento das lagartixas faz com que elas busquem alimento em outro lugar que não seja a sua casa.

Pesticidas naturais

Outra forma de se livrar da população de insetos é o uso de pesticida em volta de sua casa. Se matar os insetos que alimentam as lagartixas, elas buscam alimento em outros locais, como acontece no caso das lâmpadas amarelas.

Veja mais em: Como fazer pesticidas naturais.

Penas de pavão

As lagartixas associam penas de pavão e grandes aves a predadores de grande porte, por isso é bom espalhar algumas penas em redor de sua casa. O mesmo acontece com as cascas de ovos, que podem ser espalhadas pelo jardim de forma a manter as lagartixas afastadas.

Limpe bem a casa

Uma casa com restos de alimentos e migalhas atrai insetos, o que atrai lagartixas. Manter a sua casa limpa mantem os insetos longe e as lagartixas também, por isso procure não deixar louça suja na pia e aspire a casa com frequência. A limpeza do pó também é importante, assim como a limpeza de restos de comida e bebida pela casa.

Não deixe água parada

Outra limpeza essencial é a do jardim: águas paradas como poças e banheiras para pássaros são perfeitas para a reprodução dos insetos, o que atrai um grande número de lagartixas. Para espantá-las de sua casa, prefira livrar-se desses pontos com água.

Vede janelas e portas

Uma forma eficaz de garantir que as lagartixas não entram em sua casa é vedar bem as portas e as janelas. As lagartixas são animais pequenos, que conseguem entrar por buracos, rachaduras ou até debaixo da porta ou da janela. Use um vedante para buracos e arranje forma de tapar qualquer zona por onde as lagartixas e outras criaturas possam entrar.

Saiba como fazer vedação para portas e janelas, conferindo esse artigo.

Utilize água gelada

Se nenhum desses métodos resultar para espantar lagartixa, experimente borrifar as lagartixas com água gelada para espantá-las. Encha um spray borrifador usado para plantas com água e gelo e borrife a lagartixa. Ela vai querer fugir imediatamente da sua casa.

Elas aparecem à noite

As lagartixas são mais fáceis de perseguir durante a noite. Mesmo que a luz seja mais favorável durante o dia, será mais fácil apanhar uma lagartixa à noite e soltá-la no jardim. Não se esqueça de se aproximar lentamente pois a lagartixa é um animal que se move de forma bem rápida.

Considere as vantagens

Mesmo que você tenha receio ou nojo de lagartixas, tê-las fora de casa pode ser muito vantajoso. As lagartixas comem grilos, moscas, mosquitos e outros insetos indesejados, protegendo o seu jardim e a sua casa.

Agora que você já sabe como espantar lagartixas, dê uma olhada nesses artigos e mantenha a sua casa livre de pragas:

Lagartixa transmite doença

Há quem diga que animais são ideias para espantar lagartixa de casa, mas isso pode não ser uma boa ideia. Se você tem um pet em casa, o ideal é que ele não tenha contato com lagartixas.

Esses animais podem transmitir uma doença chamada platinosomose ou como é conhecida popularmente "doença da lagartixa". Segundo o portal Perito Animal[1], essa doença é causada por um parasita e é transmitida a gatos que comeram ou morderam lagartixas - ou outros répteis - que tenham esse parasita.

Ainda de acordo com o Perito Animal[1], os felinos contaminados podem apresentar os seguintes sintomas:

  • Febre;
  • Vômito;
  • Fezes amarelas;
  • Perda de peso:
  • Sonolência;
  • Diarreia.

Portanto, se há lagartixas em sua casa, não coloque o seus gatinhos para caçá-las.

Em relação ao perigo que representa aos humanos, apesar de a lagartixa não atacar, elas podem caminhar sobre locais sujos e contaminados, como lixeiras, bueiros e até mesmo suas próprias fezes, e, logo, andar pelas paredes da sua casa. Por isso, se você vir uma lagartixa caminhando pela sua casa, é importante higienizar o local e lavar todos os alimentos expostos antes de comer.

Outro perigo apresentado pela lagartixa pelos humanos é a contaminação pela salmonela. Essa bactéria, além de estar presente em ovos e carne malcozida, também pode aparecer nas fezes da lagartixa. Por isso, se encontrar fezes do animal em casa, procure lavar tudo, principalmente, lavar bem as mãos depois de entrar em contato com elas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como espantar lagartixas da sua casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Referências
  1. Perito Animal. Lagartixa tem veneno? Disponível em: <https://www.peritoanimal.com.br/lagartixa-tem-veneno-23481.html> Acesso em: 11 de janeiro de 2021.
Bibliografia
  • PASSOS, Daniel Cunha et al. Calangos e lagartixas: concepções sobre lagartos entre estudantes do Ensino Médio em Fortaleza, Ceará, Brasil. Ciência & Educação (Bauru), v. 21, n. 1, p. 133-148, 2015. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/2510/251038425009.pdf/>. Acesso em 11 de novembro de 2019.

Vídeos relacionados com Como espantar lagartixas da sua casa

1 de 3
Vídeos relacionados com Como espantar lagartixas da sua casa

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Ivan Linares
É isso aí, deixa a lagartixa em paz! Elas só ficam no cantinho delas, sem nunca se aproximar da gente!

Melhor deixar o medo pras baratas, aquelas coisas medonhas...!

Como espantar lagartixas da sua casa
1 de 2
Como espantar lagartixas da sua casa

Voltar ao topo da página