Partilhar

Como espantar lagartixas da sua casa

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como espantar lagartixas da sua casa

Se você costuma encontrar lagartixas em sua casa, isso acontece porque a casa tem presença de insetos, o alimento principal do animal. Ao invés de envenenar ou tentar magoar as lagartixas, o ideal é espantá-las. As lagartixas são úteis pois mantêm o jardim e a casa livres de insetos, além de serem criaturas que não fazem mal a ninguém. Assim, deixe as lagartixas serem suas amigas, sem as convidar para sua casa. Continue lendo esse artigo do umComo para saber como espantar lagartixas da sua casa.

Também lhe pode interessar: Como espantar vespas
Passos a seguir:
1

Gato

Uma das formas de espantar as lagartixas da sua casa é arrumando um gato. Os gatos adoram comer presas pequenas como ratos e lagartixas e a sua presença é suficiente para mantê-las longe da sua habitação. Com um gato no local, você verá que as lagartixas fogem rapidamente.

Como espantar lagartixas da sua casa - Passo 1
2

Lâmpadas amarelas

Reduzir a população de insetos significa reduzir a população de lagartixas. Troque as lâmpadas comuns de sua casa por lâmpadas com luz amarela de forma a manter os insetos afastados. Diminuir o alimento das lagartixas faz com que elas busquem alimento em outro sítio e não em sua casa.

3

Pesticida

Outra forma de se livrar da população de insetos é o uso de pesticida em volta de sua casa. Se matar os insetos que alimentam as lagartixas, elas buscam alimento em outros locais, como acontece no caso das lâmpadas amarelas.

Dica: Entre no artigo para saber como fazer pesticidas naturais.

4

Penas de pavão

As lagartixas associam penas de pavão e grandes aves a predadores de grande porte, pelo que é bom espalhar algumas penas em redor de sua casa. O mesmo acontece com as cascas de ovos, que podem ser espalhadas pelo jardim de forma a manter as lagartixas afastadas.

5

Limpe bem a casa

Uma casa com restos de alimentos e migalhas atrai insetos, o que atrai lagartixas. Manter a sua casa limpa mantem os insetos longe e as lagartixas também, por isso procure deixar loiça suja na pia e aspire a casa com frequência. A limpeza do pó também é importante, assim como a limpeza de restos de comida e bebida pela casa.

Outra limpeza essencial é a do jardim: águas paradas como poças e banheiras para pássaros são perfeitas para a reprodução dos insetos, o que atrai um grande número de lagartixas. Para espantá-las de sua casa, prefira livrar-se desses pontos com água.

Dica: Confira esses truques para limpar a casa, entrando no artigo.

6

Vede janelas e portas

Uma forma eficaz de garantir que as lagartixas não entram em sua casa é vedar bem as portas e as janelas da mesma. As lagartixas são um animal pequeno, pelo que conseguem entrar por buracos, rachaduras ou até debaixo da porta ou da janela. Use um vedante para buracos e arranje forma de tapar qualquer zona por onde as lagartixas e outras criaturas possam entrar.

Dica: Saiba como fazer vedação para portas e janelas, conferindo esse artigo.

7

Use água gelada

Se nenhum desses métodos resultar, experimente borrifar as lagartixas com água gelada para espantá-las. Encha um spray borrifador usado para plantas com água e gelo e borrife a lagartixa. Ela vai querer fugir imediatamente da sua casa.

8

Prefira caçar à noite

As lagartixas são mais fáceis de perseguir durante a noite. Mesmo que a luz seja mais favorável durante o dia, será mais fácil apanhar uma lagartixa à noite e soltá-la no jardim. Não se esqueça de se aproximar lentamente pois a lagartixa é um animal que se move de forma bem rápida.

9

Considere as vantagens

Mesmo que você tenha receio ou nojo de lagartixas, tê-las fora de casa pode ser muito vantajoso. As lagartixas comem grilos, moscas, mosquitos e outros insetos indesejados, protegendo o seu jardim e a sua casa.

10

Agora que já sabe como espantar lagartixas, dê uma olhada nesses artigos e mantenha a sua casa livre de pragas:

Como espantar moscas

Como espanar pernilongos

Como espantar morcegos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como espantar lagartixas da sua casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário sobre Como espantar lagartixas da sua casa

Como espantar lagartixas da sua casa
1 de 6
Como espantar lagartixas da sua casa

Voltar ao topo da página