Partilhar

Como espantar lagartixas da sua casa

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 11 novembro 2019
Como espantar lagartixas da sua casa

Se você costuma encontrar lagartixas em sua casa, isso acontece porque a casa tem presença de insetos, o alimento principal do animal. Ao invés de envenenar ou tentar magoar as lagartixas, o ideal é espantá-las. As lagartixas são úteis pois mantêm o jardim e a casa livres de insetos, além de serem criaturas que não fazem mal a ninguém. Assim, deixe as lagartixas serem suas amigas, sem as convidar para sua casa. Continue lendo esse artigo do umComo para saber como espantar lagartixas da sua casa.

Também lhe pode interessar: Como espantar vespas

A importância das lagartixas

Apesar de não terem aquela fofura padronizada de um cachorro ou um gatinho, as lagartixas são tão amigas dos seres humanos quanto os pets citados. Sabe por quê? Na verdade, esses bichinhos pelas paredes da sua casa são ótimos controladores de pragas já que elas se alimentam de pequenos insetos (baratas, aranhas, escorpiões e afins) e não fazem mal nenhum aos seres humanos, inclusive têm medo.

Ou seja, ao espantar as lagartixas da sua casa, corre-se o risco de que a população de insetos aumente. Mas, se você realmente tem muito medo delas, existem soluções bem simples que podem ajudar a mantê-las mais longe de você, humano.

Veja, a seguir, como espantar as lagartixas da sua casa.

Como espantar lagartixas da sua casa - A importância das lagartixas

Como espantar lagartixas

As lagartixas são inofensivas e essas simples medidas devem mantê-las longe da sua casa. Veja como afastar lagartixas:

Tenha um gato

Uma das formas de espantar as lagartixas da sua casa é arrumando um gato. Os gatos adoram comer presas pequenas como ratos e lagartixas e a sua presença é suficiente para mantê-las longe da sua habitação. Com um gato no local, você verá que as lagartixas fogem rapidamente.

Lâmpadas amarelas

Reduzir a população de insetos significa reduzir a população de lagartixas. Troque as lâmpadas comuns de sua casa por lâmpadas com luz amarela de forma a manter os insetos afastados. Diminuir o alimento das lagartixas faz com que elas busquem alimento em outro sítio e não em sua casa.

Pesticidas naturais

Outra forma de se livrar da população de insetos é o uso de pesticida em volta de sua casa. Se matar os insetos que alimentam as lagartixas, elas buscam alimento em outros locais, como acontece no caso das lâmpadas amarelas.

Veja mais em: Como fazer pesticidas naturais.

Penas de pavão

As lagartixas associam penas de pavão e grandes aves a predadores de grande porte, pelo que é bom espalhar algumas penas em redor de sua casa. O mesmo acontece com as cascas de ovos, que podem ser espalhadas pelo jardim de forma a manter as lagartixas afastadas.

Limpe bem a casa

Uma casa com restos de alimentos e migalhas atrai insetos, o que atrai lagartixas. Manter a sua casa limpa mantem os insetos longe e as lagartixas também, por isso procure deixar loiça suja na pia e aspire a casa com frequência. A limpeza do pó também é importante, assim como a limpeza de restos de comida e bebida pela casa.

Outra limpeza essencial é a do jardim: águas paradas como poças e banheiras para pássaros são perfeitas para a reprodução dos insetos, o que atrai um grande número de lagartixas. Para espantá-las de sua casa, prefira livrar-se desses pontos com água.

Vede janelas e portas

Uma forma eficaz de garantir que as lagartixas não entram em sua casa é vedar bem as portas e as janelas da mesma. As lagartixas são um animal pequeno, pelo que conseguem entrar por buracos, rachaduras ou até debaixo da porta ou da janela. Use um vedante para buracos e arranje forma de tapar qualquer zona por onde as lagartixas e outras criaturas possam entrar.

Saiba como fazer vedação para portas e janelas, conferindo esse artigo.

Utilize água gelada

Se nenhum desses métodos resultar, experimente borrifar as lagartixas com água gelada para espantá-las. Encha um spray borrifador usado para plantas com água e gelo e borrife a lagartixa. Ela vai querer fugir imediatamente da sua casa.

Elas aparecem à noite

As lagartixas são mais fáceis de perseguir durante a noite. Mesmo que a luz seja mais favorável durante o dia, será mais fácil apanhar uma lagartixa à noite e soltá-la no jardim. Não se esqueça de se aproximar lentamente pois a lagartixa é um animal que se move de forma bem rápida.

Considere as vantagens

Mesmo que você tenha receio ou nojo de lagartixas, tê-las fora de casa pode ser muito vantajoso. As lagartixas comem grilos, moscas, mosquitos e outros insetos indesejados, protegendo o seu jardim e a sua casa.

Agora que você já sabe como espantar lagartixas, dê uma olhada nesses artigos e mantenha a sua casa livre de pragas:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como espantar lagartixas da sua casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Bibliografia
  • PASSOS, Daniel Cunha et al. Calangos e lagartixas: concepções sobre lagartos entre estudantes do Ensino Médio em Fortaleza, Ceará, Brasil. Ciência & Educação (Bauru), v. 21, n. 1, p. 133-148, 2015. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/2510/251038425009.pdf/>. Acesso em 11 de novembro de 2019.

Vídeos relacionados com Como espantar lagartixas da sua casa

1 de 3

Escrever comentário sobre Como espantar lagartixas da sua casa

Como espantar lagartixas da sua casa
1 de 3
Como espantar lagartixas da sua casa

Voltar ao topo da página