Livrar-se das vespas

Como espantar vespas

Como espantar vespas

As vespas são insetos que não são bem-vindos em qualquer casa, pois são muito incômodas, especialmente se houver algum membro da família que é alérgico às suas picadas. No entanto, em muitas ocasiões as vespas sentem-se atraídas pelos jardins, os cheiros, os alimentos, etc., e começam a rondar pelos arredores da nossa casa procurando o lugar ideal para aninhar. Para evitar que isto ocorra e manter afastados estes insetos de sua casa, tome nota dos conselhos deste artigo de umComo sobre como espantar vespas.

Também lhe pode interessar: Como espantar morcegos

Passos a seguir:

1

Antes de ver alguns métodos e armadilhas que ajudarão você a espantar as vespas e a se desfazer delas, é importante que tenha em conta os conselhos que mostramos a seguir para prevenir que se aproximem de sua casa e possam formar um favo:

  • Não deixe alimentos (especialmente ingredientes doces) ou fontes de alimentação para animais fora de casa, seja no jardim, terraço ou varanda, pois as vespas se sentem atraídas e é muito provável que comecem a vaguear por sua casa.
  • Retire qualquer balde do lixo que tenha no exterior de sua casa ou no jardim, ou tente mantê-lo sempre fechado hermeticamente. Caso contrário, as vespas se aproximarão se encontrarem nele uma fonte potencial de alimento.
  • Muito importante: feche com massa todas aquelas rachaduras e fendas que tenha na varanda, paredes do terraço ou da entrada de casa, pois estes são lugares prediletos nos quais as vespas costumam formar favos.
  • Se em seu jardim dispõe de árvores frutíferas, é fundamental que retire qualquer fruta que tenha caído, já que às vespas lhes chama a atenção os açúcares dessa fruta em estado de decomposição.
  • Pulverizar com inseticida os cantos superiores das paredes da entrada de casa uma vez ao mês ajudará você a prevenir que as vespas se aninhem e se alojem nessa zona de sua casa.
Como espantar vespas - Passo 1
2

As moradias com jardim estão bem mais ameaçadas pela invasão de vespas, já que no verão se convertem em um verdadeiro paraíso para estes insetos. Pois bem, deve saber que um método eficiente para espantar as vespas de seu jardim é contar com algumas plantas que funcionam como repelentes. São estas:

  • Manjericão: plantar manjericão em diferentes lugares do jardim é uma excelente opção, já que o seu aroma repele muitos insetos, incluindo as vespas.
  • Jasmim: apesar do aroma do jasmim ser muito agradável para as pessoas, para as vespas é bastante desagradável, por isso também servirá para mantê-las afastadas.
  • Lavanda: o aroma que as flores de lavanda tem é bastante repulsivo para as vespas.
  • Louro: um bom remédio para espantar as vespas é queimar algumas folhas secas de louro, já que a fumaça evitará que se aproximem.
Como espantar vespas - Passo 2
3

Além das plantas que funcionam como repelentes para as vespas, há outras soluções caseiras que também são eficientes. Uma delas é cozinhar uma cebola e verter a água do cozimento em um pote de spray. Depois, só terá que pulverizar com este líquido ao redor das zonas nas quais você fica no jardim ou no terraço.

Como espantar vespas - Passo 3
4

Se o método anterior não agrada você porque o cheiro da cebola parece desagradável, pode recorrer ao seguinte truque. Corte três limões ao meio e coloque em seu interior vários cravos de cheiro e coloque-os onde quiser. Verá como o cheiro que desprende esta especiaria é completamente repulsivo para as vespas, mantendo-as afastadas de sua casa. Além disso, as velas aromáticas com um forte cheiro de morango, por exemplo, também funcionam bem para que as vespas não se aproximem de onde se encontram nesse momento.

Como espantar vespas - Passo 4
5

Agora, o que fazer quando encontramos um vespeiro em seu jardim ou em algum canto de sua casa? Neste caso, pode se desfazer dele seguindo alguns conselhos que detalhamos a seguir, mas primeiro deverá se assegurar de que se trata de um vespeiro pequeno, caso contrário ou em caso de ser alérgico a estes insetos, o melhor é contar com o serviço de um exterminador profissional.

Para acabar com um vespeiro, primeiro deverá vestir uma roupa grossa e não deixar nenhuma parte do seu corpo visível. Pode usar algumas das seguintes técnicas:

  • Cobrir o vespeiro com uma bolsa de tecido e fechá-la muito bem. Depois, submerja-a em água durante vários dias até que os insetos morram.
  • Destruir o ninho molhando com a mangueira várias vezes.
  • Utilizar os repelentes comerciais em spray à venda indicados especificamente para eliminar favos. Deverá seguir o tempo todo as instruções da embalagem e aplicá-lo, de preferência, pela noite.

É importante que não corra riscos desnecessários e que sempre tenha em conta a sua segurança, por isso o nosso conselho é que procure a ajuda de um especialista.

Veja também: Como tratar picada de marimbondo

Como espantar vespas - Passo 5
6

Caso seja atacado por uma vespa ou queira se manter informado a respeito de algumas medidas que deve adotar, os seguintes artigos podem servir de ajuda:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como espantar vespas, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Silvio
Destruir vespas e seus ninhos? Vespas são animais necessários e utilíssimos na natureza. Vespas NÃO atacam, a menos que a gente vá lá mexer com elas. Além disso, os métodos para acabar com um vespeiro são verdadeiramente ridículos!
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Silvio. Como comentado no artigo, os métodos são para espantar vespas que podem ser uma ameaça a saúde de pessoas alérgicas e problemas relacionados. No umCOMO somos contra o extermínio do meio ambiente e sua fauna e recomendamos uma intervenção profissional antes de tomar atitudes drásticas. Obrigada pelo comentário.
Odair jose do amaral
Como espantar vespas, depois q a colmeia ja esta grande
1 de 6
Como espantar vespas