Como evitar que meu colchão afunde
Dormir bem e ter um bom descanso é fundamental para nos sentirmos perfeitos e assumir com energia a rotina diária. Mas, ainda que pareça algo simples de conseguir, por vezes não consideramos os elementos mais importantes que assegurarão o nosso ótimo descanso. Ter um bom travesseiro, e saber usá-lo, ou com um bom colchão nos garantirá um bom sono. Neste artigo de umComo.com.br vamos explicar como evitar que seu colchão afunde. Com os seguintes truques manterá o seu colchão firme e perfeito para ajudar você a dormir bem e a descansar melhor. Evite os problemas musculares durante o sono e durma à vontade. Anote!
Passos a seguir:
Os colchões tendem a afundar ou deformar por diversos motivos, principalmente, pelo nosso próprio peso. No entanto, é necessário dizer que isto não se trata de um sobrepeso por nossa parte, mas pela pressão do nosso corpo que repousa tantas horas -e às vezes na mesma posição- em cima do colchão; por isso este, finalmente, acaba cedendo.
Para evitar que o colchão afunde, deve se certificar, em primeiro lugar, de que está bem apoiado sobre o somiê e a estrutura da cama. Ainda que pareça algo óbvio, às vezes pode ter sido mexido. Recomendamos que compre o colchão e o somiê ao mesmo tempo, só assim você terá a certeza de que se ajustam um ao outro; por outro lado, explicamos outros conselhos em nosso artigo sobre como escolher um somiê corretamente.
Retire os lençóis, o edredom e outros objetos que tenha sobre a cama e revise o estado atual do seu colchão. Deve certificar-se de que em ambos lados tenham uma cobertura especial para o colchão.
Vire seu colchão; normalmente isto faz-se uma ou duas vezes por ano, ainda que possa fazê-lo com mais frequência se desejar. Pode virá-lo de duas formas: virando-o horizontalmente -pelos seus lados curtos- ou virando-o verticalmente pelos seus lados compridos.
A dica para evitar que seu colchão afunde é ir alternando ambas as formas. Com isso, conseguirá distribuir o peso para que não fique concentrado sempre na mesma parte do colchão. Com este truque simples prolongará a vida do seu colchão e reduzirá suas dores nas costas e cervicais ao dormir. Assim conseguirá descansar muito melhor.
No entanto, se seu colchão afunda muito ou simplesmente sente que não descansa bem, é provável que tenha chegado a hora de substituí-lo por um novo. Os profissionais asseguram que é recomendável mudar a cada 10 anos, mas também é possível que deva fazê-lo antes. E para que não tenha dúvidas na hora de comprar o seu colchão novo, em umComo damos-lhe algumas dicas para que saiba como escolher um bom colchão.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que meu colchão afunde, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.