Problemas com os colchões

Como guardar colchão

Como guardar colchão

Você sabia que guardar um colchão corretamente para que ele não estrague é importante e fácil? Manter um colchão em bom estado e aumentar a sua vida útil é tão significativo quanto conservar qualquer outro móvel da sua casa. No entanto, o que aconteceria se você fosse comprar um colchão novo, mas não o usasse durante um tempo? E se você quisesse ter um colchão extra, mas mantê-lo guardado? Então, qual seria a melhor forma de guardar um colchão?

Embora o colchão possa parecer um objeto difícil de guardar, você precisa saber que há diversas técnicas de armazenamento de colchões que te permitirão conservá-lo, mesmo que você fique um tempo sem usá-lo. Desde que você siga as dicas abaixo, guardar um colchão no depósito ou embaixo da cama é possível. Para isso, continue lendo este artigo do umCOMO para aprender como guardar colchão de forma que dure mais tempo.

Também lhe pode interessar: Como escolher um bom colchão

Índice

  1. Como cuidar de colchão
  2. Como guardar um colchão de látex, espuma ou viscoelástico
  3. Como guardar um colchão de molas
  4. Como guardar colchão inflável
  5. Como guardar colchonetes

Como cuidar de colchão

Começamos te dando algumas dicas para cuidar de um colchão para que assim fique seguro de que vai durar o maior tempo possível.

  • Use sempre uma capa protetora para o colchão.
  • Escolha bem a base ou o estrado.
  • Mantenha a cama em um espaço arejado.
  • Passe o aspirador pelo menos uma vez por mês e, se possível, use o acessório para aspirar tapeçaria.
  • Evite pular no colchão.
  • Não apoie muito peso nas bordas do colchão para evitar deformações.
  • Vire o colchão periodicamente.
  • Não coloque o colchão em um lugar muito úmido para evitar que apareçam problemas como mofo ou deterioração dos materiais.

Outro aspecto importante para levar em consideração é saber quando trocar de colchão, já que, mesmo que você cuide dele seguindo nossas dicas, inevitavelmente terá de trocá-lo depois de alguns anos. É possível também que esse dia chegue muito antes caso você não cuide do colchão corretamente. Caso você esteja considerando trocá-lo ou tenha a necessidade de comprar mais algum, pode dirigir-se a uma loja ou comprar seus colchões online.

Se você quer saber Como limpar um colchão, consulte este outro artigo do umCOMO.

Como guardar um colchão de látex, espuma ou viscoelástico

Os materiais espumados, como o látex, o viscoelástico ou a própria espuma, requerem cuidados especiais para aumentar sua vida útil quando falamos de armazenamento de colchões. Trata-se de proteger a superfície do colchão, cuidar da posição na qual foi armazenado, fazer controles periódicos e sempre guardá-lo em um lugar onde não haja tanta umidade para que você não acabe perdendo o colchão.

Quanto à proteção da superfície, a melhor opção para garantir sua manutenção é utilizar uma capa para guardar colchões, que deverá ser flexível, elástica e transpirável, evitando colocar capas de tecido plastificado, lençóis ou colchas, dado que essas não permitem que o ar o permeie corretamente e poderiam acabar danificadas, seja por meio da poeira ou pelas pragas.

Se você precisar de dicas sobre como limpar um colchão de látex, veja neste outro artigo do umCOMO.

Melhor posição para guardar colchão viscoelástico

Por outro lado, cuidar da posição de armazenamento é fundamental, sobretudo se vamos guardá-lo por um longo período. A melhor posição é a horizontal, já que assim as possibilidades de que o colchão seja deformado ou dobrado são reduzidas. Isso pode ser difícil se o colchão é grande ou não há muito espaço, então, nesses casos, o melhor a se fazer é deixá-lo apoiado em uma superfície plana, como um mesa, por exemplo. A posição vertical é a menos recomendada.

Por último, é aconselhável que você realize controles periódicos para assegurar que o colchão segue em boas condições. Verifique se a capa não tem fissuras ou inverta a posição do colchão. Caso perceba algum rasgo, alguma avaria ou até mesmo uma praga, o melhor a se fazer é trocá-lo por um colchão novo, embora dependendo da situação você ainda possa tentar recuperá-lo, por isso, nesse sentido, te recomendamos falar com especialistas em colchões.

Como guardar colchão - Como guardar um colchão de látex, espuma ou viscoelástico

Como guardar um colchão de molas

Qual é o melhor jeito de guardar um colchão de molas? Se esse é o tipo de colchão que você deseja guardar, deve levar em consideração as seguintes recomendações.

O colchão deve ser previamente coberto com uma capa para guardar colchões que garanta as medidas de higiene, evite sujeira e qualquer estrago durante o seu armazenamento. Quanto à posição, nesse caso, recomenda-se que você o coloque em posição vertical, podendo ser apoiado na parede. Assim, você precisará virá-lo periodicamente, pois, fazendo isso, conseguirá evitar que a estrutura de molas se vicie, ceda e acabe deformando o colchão.

Como guardar colchão inflável

Quando falamos de guardar um colchão no depósito, a opção de colchão inflável é a mais recorrente. Trata-se de um tipo de colchão de emergência que, por ser inflável, não ocupa muito espaço quando está vazio e é muito fácil de armazenar. Para guardar colchão inflável com segurança e evitar que estrague, você deve esvaziá-lo completamente antes de guardá-lo. Por que é tão importante fazer isso? Porque caso o ar se mantenha dentro dele, corremos o risco de que o colchão acabe convexo ou deformado. Além disso, se você o guarda cheio, o risco de que ele seja furado aumenta, ainda mais se estiver perto de algum objeto cortante ou afiado.

Nesse caso, a posição é mais irrelevante, posto que ele pode ser guardado tanto na horizontal como na vertical, dependendo de seu tamanho. Vale lembrar que não se deve colocar objetos em cima do colchão, já que isso poderia interferir na forma dele, afundá-lo ou deixá-lo irregular ou deformado, algo pelo que você não agradeceria em seu próximo uso.

Como guardar colchonetes

Uma das grandes vantagens dos colchonetes é que eles são a melhor opção para guardar um colchão à vácuo. Sua versatilidade permite selar a embalagem tirando o ar de dentro da capa de plástico, de forma que comprime o colchão e o torna muito mais fácil de mover, manipular e armazenar.

Se você está pensando em guardar um colchão embaixo da cama essa opção é perfeita, visto que o colchão enrolado ocupa pouquíssimo espaço e, graças ao seu método de empacotamento, ele ficará conservado em qualquer canto da sua casa. Sendo assim, quando você quiser utilizá-lo, deverá esperar pelo menos 24 horas para usar o colchão depois de desembalado, já que é necessário um tempo até que ele recupere seu formato ideal sem estragar. Ainda assim, se você planejar usá-lo com antecedência, é uma opção que economizará muito espaço.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como guardar colchão, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Caca
Meu colchão está colocado numa cama com estrado. Só que o estrado marca muito o tecido do colchão ..... Dizem que não se pode colocar nada sob o colchão porque ele precisa de ventilação .)"agora eu queria saber das camas box ..onde está a ventilação dessas camas?)
Eu queira saber se posso colocar uma espuma fina tipo um colchonete para que o estrado não deixe marcas no meu colchão de espumas.. !"
Se puderem me responder ficarei grato !
Obrigado !

A sua avaliação:
Joelma pereira
Comprei cama box onde tem base e o colchão só que o pé deixa cama muito alta então coloquei tapete por baixo. Da base para diminuir a altura
A sua avaliação:
Luiz Modesto
Vou reformar (Pintar) minha casa mas não tenho onde colocar um dos colchões durante a reforma, Posso colocar um por cima do outro? Estraga? Não é por muito tempo, só durante a reforma, no máximo 3/4 meses.
1 de 2
Como guardar colchão