Partilhar

Como escolher um bom colchão

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como escolher um bom colchão

O colchão é um elemento essencial para o nosso descanso, uma vez que é o que entra em contato com o seu corpo, portanto antes de se comprometer com um colchão que passará um terço da sua vida consigo, aprenda como escolher um colchão. Por isso, escolher um bom colchão é importante já que passaremos muito tempo dormindo nele e se não fizermos uma boa compra, não servirá de nada se arrepender depois. Conheça as características básicas para escolher um bom colchão e desfrute dele.

Passos a seguir:
1

Escolha um colchão reto e acolchoado se quiser descansar as suas costas. Além disso, deverá ter em conta a sua condição física: tem problemas de coluna ou de circulação sanguínea? Alguns problemas de coluna precisam de apoio firme para manter a coluna alinhada.

Alguns problemas de circulação de sangue requerem um apoio flexível que se molde à forma do corpo. As preocupações físicas e médicas ajudarão a otimizar as suas opções para escolher o colchão que seja mais adequado às suas necessidades.

Como escolher um bom colchão - Passo 1
2

Colchões anti-ácaros e com tratamento de aloe vera caso você seja alérgico. Os colchões normais causam reações alérgicas às pessoas que são sensíveis ao pelo, ao pó ou aos ácaros do pó.

Os colchões de látex e espuma, assim como os colchões de água são recomendáveis para as pessoas alérgicas, uma vez que não geram pós ou pelo. O colchão hipoalergênico também está disponível no mercado.

3

Quanto à escolha do material do colchão, destaca-se que a espuma de alta densidade (também chamada de espuma de memória) e colchões de látex estão amplamente disponíveis.

São viscoelásticos, o que significa que se moldam à forma do corpo e reduzem ao mínimo os pontos de pressão da cabeça, dos ombros e quadris. Existem vários níveis de densidade disponíveis.

Do mesmo modo, a maioria das lojas de colchões terão amostras do corte transversal das suas linhas de produtos para mostrar a construção da mola em espiral.

Como escolher um bom colchão - Passo 3
4

Considere a possibilidade dos colchões ajustáveis, tratam-se de colchões de ar equipados com dispositivos eletrônicos e mecânicos que modificam a firmeza ou a suavidade de determinadas regiões da cama regulando as câmaras de ar.

Isto é ideal para casais que têm diferentes necessidades de firmeza do colchão para dormir melhor.

5

As lojas de colchões permitem-lhe que experimente o colchão, para que consiga escolher assim o que se adapta melhor ao seu nível de comodidade. Leve o seu tempo para escolher o seu colchão.

Use roupa cômoda e passe algum tempo a tentar encontrar o melhor colchão na loja de colchões. Experimente os colchões pelo menos 15 minutos em cada um.

Como escolher um bom colchão - Passo 5
6

Os preços do colchão dependerão do tamanho, da qualidade, da construção, durabilidade e garantia do fabricante.

O melhor colchão ou o mais inovador será mais caro. Os melhores colchões também duram mais tempo, o que justifica um custo maior.

7

Algumas recomendações a ter em conta na hora de escolher um colchão são:

  • Altura mínima do colchão: 15 cm.
  • Comprimento aconselhável: cerca de 10 cm a mais do que mede você ou o seu parceiro (o mais alto dos dois).
  • Largura aconselhável: 135 cm para os colchões de casal e 80 cm para os solteiro.
  • Evite se possível: as bases revestidas com um colchão de espuma ou látex, uma vez que não deixam transpirar o colchão.
  • Mude o seu colchão a cada 10 anos se possível.
  • Consulte um profissional médico se for incapaz de determinar o melhor tipo de colchão para as suas circunstâncias específicas.
  • A maioria das lojas de colchões tem um período de experimentação de 30 dias. Devolverão o seu dinheiro ou trocarão o colchão no caso de não estar satisfeito com a sua compra. Aproveite este tempo para determinar se quer dormir nesse colchão durante os próximos dez anos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher um bom colchão, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Conselhos
  • Deixe respirar o seu colchão diariamente, pelo menos alguns minutos e troque-o de posição virando-o umas quatro vezes por ano para preservar melhor a sua forma.
  • Para protegê-lo limpo e para que ele dure mais tempo compre uma capa para colchão em tecido natural ou de algodão.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como escolher um bom colchão
1 de 4
Como escolher um bom colchão

Voltar ao topo da página