Outros Manutenção geral da casa

Como evitar que os pombos façam ninhos

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 10 janeiro 2018
Como evitar que os pombos façam ninhos

É muito comum que os pombos façam seus ninhos debaixo das beiras das janelas e para muitas pessoas isso supõe um incômodo ver a quantidade de sujeira acumulada que causam estas aves. Os excrementos dos pombos afetam o aspecto dos edifícios e ainda aceleram muito a sua deterioração. Se precisa de uma solução para que os pombos não se aninhem em seu edifício continue lendo. Em umComo.com.br contamos a você como evitar que os pombos façam ninhos.

Também lhe pode interessar: Como evitar que as andorinhas façam ninhos

Passos a seguir:

1

Evitar que os pombos façam ninhos onde vive é bastante mais simples do que você pensa. Com os conselhos que vamos dar a você, impedirá que estas aves se aninhem em seu edifício. A primeira coisa que deve fazer é tirar todos os ninhos que existam por toda a zona com ajuda dos vizinhos, porque pode ser que tenha bastante trabalho para uma pessoa só. É importante que todas as fontes ou acessos de água fiquem inacessíveis ou simplesmente eliminados para que não seja um lugar de interesse para os pombos.

Depois destes passos, terá que instalar algum arame farpado ao redor da janela no lado externo para impedir que os pombos possam aterrar. Se não há nenhuma zona onde o pombo possa descansar ou repousar não poderá construir nenhum ninho. Deve perceber esse espaço como nada cômodo e assim não criará seu habitat.

2

É recomendável colocar algum objeto muito visível pendurado na janela. De preferência um pingente holográfico perto da zona onde costumam querer aninhar os pombos assim, à medida que se mover pelo vento, se criarão simulações de figuras reais que podem servir para afugentar os pombos. Costuma ser um artefato muito útil para assustar as aves e dissuadi-las para que não voltem.

Também é recomendável borrifar com água sem muita pressão os pombos que tentarem se aproximar da sua janela ou relativamente perto. Isso os assustará sem fazer nenhum mal e, combinado com o anterior, é um bom método para os afugentar e para que não criem seu lar nos ocos de seu edifício.

Como evitar que os pombos façam ninhos - Passo 2
3

Para impedir que os pombos voltem a se aninhar em sua zona é muito aconselhável borrifar com um repelente não tóxico toda a área que costuma ser afetada com sua presença. Este tipo de produtos se vende em formato líquido ou em massa e são muito pegajosos. Deve pôr uma fita de uns 7 centímetros para cobrir bem a superfície, especialmente as beiras do teto para que cumpra bem a sua função como repelente e verá como os pombos acabarão se convencendo de que esse habitat não é para eles e deixarão de se concentrar nessa zona indesejada.

4

Outras formas de espantar os pombos que também são eficazes é instalar alguma sirene controlada por um sensor de movimento colocado no teto ou qualquer outra zona na qual costumem se alojar ou permanecer estáticas, assim cada vez que os pombos se aproximarem, a sirene se ativará e o som os assustará. Com o passar do tempo deixarão de se aproximar, é um processo um pouco lento, mas funciona. Uma vez que os pombos deixem de se aproximar, poderá tirar esse sensor.

Sugestão: Acesse também esse artigo e aprenda a fazer repelente caseiro para maritacas!

Como evitar que os pombos façam ninhos - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que os pombos façam ninhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como evitar que os pombos façam ninhos