Partilhar
Partilhar em:

Como lavar roupa preta sem perder a cor

Como lavar roupa preta sem perder a cor

Peças de roupa pretas estão sempre presentes no guarda-roupa, pois trata-se de uma cor versátil e neutra que combina facilmente com outros tons. Mas na hora da lavagem sempre surgem algumas dúvidas, uma vez que a roupa preta pode desbotar logo nas primeiras lavagens. Por isso, é muito importante ter um cuidado redobrado com roupa preta na hora de lavar para evitar perder a cor ou manchar. E este cuidado começa logo na separação da roupa. Para saber mais sobre o assunto, esclarecer suas dúvidas e evitar desbotar sua roupa, neste artigo do umCOMO vamos lhe dar algumas dicas para saber como lavar roupa preta sem perder a cor.

Também lhe pode interessar: Como tingir roupa preta
Passos a seguir:
1

Seguindo alguns cuidados você conseguirá evitar que a sua roupa preta desbote, para além de evitar bolinhas e fiapos. Um dos primeiros passos é a separação de roupa por cores, deve separar a sua roupa para lavar por branca, preta e colorida. Nunca deve misturar peças de outras cores com a roupa preta, caso contrário corre o risco das peças ficarem manchadas depois da lavagem e a roupa preta ficar com pelinhos.

Para além da separação da roupa por cores, também é importante separar por tipo de tecido. Separe as toalhas da lã, seda os moletons, entre outros, assim você evita que uma toalha de felpa solte felpas que possam grudar em outros tecido. Desta forma, você consegue que suas peças não fiquem repletas de pelinhos. Então, deve separar a roupa por cores e depois dentro da roupa preta realizar uma separação por tipo de tecido.

Fonte: pksgirl.com.br
2

Se as peças tiverem algum mancha de gordura ou sujeira, é importante realizar uma pré-lavagem aplicando um produto específico para remover manchas. Dependendo do tipo de mancha, deverá seguir um procedimento ou outro. Para o ajudar, neste artigo sobre como tirar manchas da roupa temos várias soluções dependendo do tipo de mancha.

3

Outro cuidado que deve ter para lavar a roupa preta sem perder a cor é no tipo de sabão a usar. O sabão em pó não é o mais recomendado para lavar roupa preta, isto porque é um produto de alta alcalinidade, para além de correr o risco das suas peças ficarem com um pouco de sabão grudado. O melhor é optar por produtos específicos para peças escuras e que o sabão seja líquido ou neutro.

Se no final da lavagem alguma peça ficar com uma mancha esbranquiçada, tente tirar esfregando apenas o local da mancha com água. Isto pode ser sinal de que o sabão grudou, mas se usar o adequado é provável que isto não aconteça. Algo que também pode causar manchas esbranquiçadas é colocar uma dose incorreta de sabão e amaciador, para isso não acontecer siga sempre as indicações de dosagem da embalagem do produto.

4

Antes de colocar as peças de roupa na máquina, é sempre importante conferir as instruções da etiqueta da peça, para saber se a peça pode ser lavada na máquina, se pode secar na secadora, entre outras coisas. Para preservar as suas peças de roupa preta, o melhor é sempre lavá-las à mão, pois desta forma você não danifica as peças nem as desgasta ou deixa com manchas esbranquiçadas. Mas, felizmente as máquinas de lavar roupa de hoje em dia já possuem um ciclo de lavagem delicado, que possui um processo suave e não causa tanto atrito nas roupas que pode danificar as fibras do tecido e deixar bolinhas grudadas na roupa.

5

Na hora de lavar roupa preta, outra recomendação é colocar as peças do avesso antes de colocar na máquina. E quanto ao ciclo de lavagem, deve escolher um programa suave e não demasiado longo para manter as peças mais delicadas nas devidas condições e para evitar que fibras e fios que se podem romper e soltar durante a lavagem, encham o filtro da máquina de lavar. Evite temperaturas demasiado altas, uma vez que a água quente pode danificar a roupa preta, desbotar e até encolher as suas peças de roupa preferidas.

6

Na hora de lavar roupa sem desbotar, outro detalhe a ter em conta é na hora da secagem. O ideal é secar peças de roupa preta sempre à sombra, desta forma o sol não faz com que as suas peças percam a cor. Para além disso, sempre que possível deve evitar usar pregadores de roupa em determinadas peças, uma vez que podem deixar marcas na mesma.

7

E se mesmo com todos estes cuidados na hora de lavar a roupa preta, as suas peças ficaram com felpas, saiba que basta passar uma escova específica para remover fiapos sobre a peça para retirar todos esses pelinhos. Se não tiver um destes rolinhos em casa, basta enrolar um pouco de fita na mão deixando a parte com cola para fora e, pressionar a fita contra a roupa, desta forma os pelinhos vão ficar grudados na fita. Estas são alternativas preferíveis à estilete ou gilete, que podem rasgar a peça.

Se quiser remover fios de cabelo ou pelos de animais das suas peças, outra alternativa é recorrer a uma esponja de lavar louça nova. Deve passar o lado mais áspero pela peça fazendo movimentos circulares e vai ver como os pelos e cabelos vão acabar por sair facilmente.

8

Peças de roupa pretas devem ser passadas a ferro do lado avesso, assim você preserva a cor das peças e evita o desbotamento. Se passar estas peças do lado certo, a roupa pode ficar com marcas e um brilho estranho. Agora você já pode lavar suas roupas pretas de maneira a manter sua cor e brilho e evitar desbotar!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como lavar roupa preta sem perder a cor, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como lavar roupa preta sem perder a cor

O que lhe pareceu o artigo?

Como lavar roupa preta sem perder a cor
Fonte: pksgirl.com.br
1 de 5
Como lavar roupa preta sem perder a cor