Partilhar

Como limpar fotos antigas

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como limpar fotos antigas

Tirar uma fotografia é hoje em dia algo muito comum pelo avanço e a expansão da tecnologia, bem como pela popularidade que gerou esta tendência nas redes sociais. E embora seja verdade que estas fotografias se mantêm, no geral, em formato digital, há quem prefira imprimi-las para conservá-las e contemplá-las sobre o tradicional papel fotográfico. Quase inevitavelmente, com o passar do tempo, estas fotografias se sujam com pó ou são manchadas pela umidade. Se deseja devolver a vitalidade e clareza a suas fotos, neste artigo de umComo vamos dar para você alguns conselhos para limpar fotos antigas.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como limpar a camurça
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deve fazer é observar qual o motivo que afeta as suas fotos. Se o espaço físico onde estão guardadas é úmido, o mais provável é que suas fotos tenham fungos, por isso é recomendável, antes de limpá-las, usar luvas de látex para evitar alguma infecção.

2

Se a gravidade das manchas não for muito evidente, basta utilizar um algodão umedecido com álcool, tentando fazê-lo sem pressionar demais a impressão para evitar tirar a cor da foto.

Por outro lado, se as manchas já são um pouco antigas, então comece conseguindo um recipiente (suficientemente grande para caber a foto) e encha com uma solução que misture metade de água com uma de álcool. Coloque a foto afetada dentro do recipiente, certificando-se de que fica submersa e comece a esfregar com o algodão de forma suave, tentando limpar assim as manchas.

Este processo não deve exceder os 5 minutos, já que caso contrário poderia danificar a fotografia. Após esfregá-la com algodão o tempo indicado, deixe a fotografia aproximadamente 15 minutos repousando na solução. Por último, retire a fotografia do recipiente e deixe secar de forma natural.

Como limpar fotos antigas - Passo 2
3

Outra técnica que dá bons resultados para limpar fotografias consiste em utilizar um algodão umedecido com leite, passar sobre a fotografia, secando-a depois com papel de cozinha absorvente. Ao finalizar, verá como a fotografia ficou perfeitamente limpa.

4

A técnica final que ensinaremos requer o uso de um escâner e um software de edição de imagens, como pode ser o popular Photoshop.

Para começar, deve escanear a fotografia e utilizando as ferramentas do software de edição de imagens pode tirar as manchas ou retocar a cor. Se não é tão hábil com o uso do computador, pode enviar suas fotografias a um serviço de impressão e edição de imagens para que o façam por você. No seguinte artigo mostramos como usar Photoshop.

Como limpar fotos antigas - Passo 4
5

É importante que guarde suas fotografias em lugares que apresentem pouca umidade e que, recebam pouca luz do sol. Desta forma, poderá conseguir que se conservem em boas condições por mais tempo. O lugar mais recomendável para guardar suas fotos é sempre dentro de um álbum de fotografias, especialmente útil para combater a umidade. Tente realizar cópias digitais das suas fotografias com certa frequência, tanto em seu computador como em dispositivos externos ou fazendo o upload para armazenamento online. Desta forma, se a fotografia impressa sofrer de algum dano, sempre pode recorrer às cópias para voltar imprimir.

Como limpar fotos antigas - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar fotos antigas, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário sobre Como limpar fotos antigas

O que lhe pareceu o artigo?

Como limpar fotos antigas
1 de 4
Como limpar fotos antigas

Voltar ao topo da página