Limpar o ar condicionado

Como limpar o ar condicionado

Samanta Fluture
Por Samanta Fluture. Atualizado: 6 março 2020
Como limpar o ar condicionado
Imagem: reneweconomy.com.au

Quem possui ar condicionado sabe que o aparelho é a solução ideal para refrescar o ambiente e se refugiar do calor.

Porém, apesar de seus benefícios, se o ar condicionado estiver sujo e passar muito tempo sem manutenção e limpezas, ele pode propagar doenças pelo ar e problemas de respiração, tais como reações alérgicas, rinite e até sinusite. Isso porque a sujeira acumulada gera fungos, ácaros e bactérias.

Para que você não corra o risco de prejudicar a qualidade do ar do seu ambiente e nem deixar o aparelho estragar, separamos em umComo um passo a passo de como limpar o ar condicionado. Siga nossas instruções para um ar mais limpo, fresco e sem doenças!

Vai precisar de:

  • Água quente com sabão
  • Spray pulverizador
  • Desinfetante
  • Papel toalha
  • Pano úmido
  • Luva de borracha
  • Escova de dentes velha

Passos a seguir:

1

Antes de começar a limpeza, tenha certeza de que o ar condicionado está desligado da tomada. Se seu equipamento não for conectado por tomada mas sim diretamente à energia da sua casa, deve desligar então o disjuntor principal ou retirar os fusíveis. Para ter a certeza de que o aparelho está totalmente desligado e não há energia armazenada que o faça trabalhar, siga as instruções do fabricantes delimitadas no equipamento e também saiba como um ar condicionado funciona. Pois caso contrário, há riscos de tomar choques.

2

Depois de desligar o equipamento, já poderá começar a limpeza. O primeiro passo trata-se de passar um pano úmido na parte externa. Isso serve para remover resíduos e poeira que podem se acumular ao longo do tempo.

3

Em seguida, remova a parte frontal do aparelho (tampa) e o filtro. Dependendo do modelo que você tiver na sua casa, precisará soltar grampos ou desmontar parafusos. Já outros modelos possuem tais peças de fácil remoção. Seja qual for o seu equipamento, extraia a parte frontal com cuidado e siga instruções do fabricante.

4

Para iniciar a limpeza do filtro que retirou do equipamento, você deverá separar um pouco de água quente e sabão em um balde ou bacia. Isso servirá para mergulhar o filtro e remover por definitivo toda a sujeira que estiver difícil de tirar. Caso a limpeza não fique completa, use uma escova de dentes velha ou um pano úmido para esfregar as partes de acúmulo de sujeira. Depois disso, retire o filtro da bacia e passe o spray pulverizador. Isso finalizará sua limpeza.

5

Deixe essa parte do ar condicionado secando na posição vertical. Não a coloque de volta no equipamento enquanto estiver molhada, pois poderá tomar choque e também danificar o funcionamento do ar condicionado. A umidade é inimiga de lugar fechados como este, pois facilita a formação de fungos e acúmulo de sujeira.

6

Agora, enquanto o filtro seca, você deverá limpar a parte interna do ar condicionado. Coloque luvas de borracha para proteger sua pele e use desinfetante em um pano ou escova de dentes velha. Você deverá remover poeiras e resíduos das superfícies do interior do equipamento. Não se esqueça de enxaguar quando a sujeira acumular no pano. Repita esse processo em todos os cantos, usando o desinfetante para que a sujeira saia por completo.

7

Depois de limpar todos os cantos e superfícies internas, use papel toalha para secá-los. Mais uma vez, é importante que todas as partes sequem antes de o equipamento voltar a funcionar.

8

Quando o filtro estiver seco, você deverá colocá-lo de volta em seu lugar, junto com a tampa frontal do ar condicionado. Tenha certeza de que foram posicionados corretamente, incluindo quaisquer peças como grampos e parafusos.

9

Com tudo montado e no lugar, ligue o ar condicionado e verifique com atenção se há alguma poeira ou sujeira saindo de sua ventilação. Se houver, desligue-o e limpe novamente onde estiver sujo.

10

É importante repetir esse processo de limpeza do ar condicionado constantemente. Se o ambiente for muito empoeirado, a limpeza do filtro deverá ocorrer toda semana. Nos outros casos, poderá ocorrer apenas mensalmente. Alguns modelos mais novos contam com sensores que avisam o nível de sujeira e quando é necessário fazer a limpeza. Não esqueça que esse processo, bem como a manutenção, é importante para garantir o funcionamento e a durabilidade do seu ar condicionado, deixando sua casa mais fresca. Manter o ar limpo é também um dos fatores para prevenir problemas de respiração e também reações alérgicas.

Veja também: Como limpar umidificador de ar

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar o ar condicionado, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: reneweconomy.com.au
Como limpar o ar condicionado