Partilhar
Partilhar em:

Como matar cupins com produtos caseiros

Passo a Passo
Avaliação: 4,6 (3141 votos)
49 comentários
466 vezes partilhado
 
Como matar cupins com produtos caseiros
Fonte: dedetizacaodecupins.com

Todos os anos, os cupins, são responsáveis por milhares de reais em danos. Este térmite é atraído pela madeira, por isso, estas pragas são conhecidas por destruir principalmente livros, papéis, isolamento, armários, portas, entre outros. O cupim pode causar sérios danos no seu mobiliário de madeira e até mesmo na sua casa. Os meses mais críticos são de Dezembro a Março, pois é quando o cupim sai da toca para acasalar. Se quer se livrar desta praga de cupins, continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como matar cupins com produtos caseiros.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para matar baratas
Passos a seguir:
1

Examine a sua casa e procure por buracos na madeira, fendas e buracos na sua fundação ou pisos flácidos. Bata na madeira para ver se existem espaços ocos e com uma chave de fendas empurre a madeira para testar a sua força. Se a madeira ceder facilmente e cair, poderá estar perante uma praga de cupins.

Fonte: dedetizacaoinsetan.com.br
2

Após ter localizado o local onde os cupins se instalaram, poderá recorrer a alguns produtos caseiros para se ver livre deles. Comece por comprar produtos de controle de cupins, poderá utilizar métodos de controle com iscas ou com um produto líquido para os exterminar. Deverá colocar a isca nas zonas onde localizou os cupins e pulverizar com o veneno nessas mesmas áreas.

Fonte: biomax-mep.com.br
3

A utilização do ácido bórico para exterminar cupins é uma das formas mais comuns e eficazes. Para isso, deverá vaporizar um pedaço de madeira, ou qualquer outro material à base de celulose, com o ácido bórico, de modo a criar uma armadilha para o cupim. Coloque este pedaço de madeira junto das áreas onde localizou a infestação de cupins e passado algum tempo deverá ver as carcaças de cupins perto da armadilha.

Fonte: lista.mercadolivre.com.br
4

Colocar lubrificante WD-40 nos locais onde se encontram os cupins, também poderá resultar para eliminar esta praga. Este óleo gruda nos cupins e faz com que estes morram sufocados.

Fonte: phoneinfo.com.br
5

Utilizar querosene com naftalina também pode funcionar, no entanto é bom relembrar que se trata de um produto tóxico que requer alguns cuidados na sua utilização. Por isso, o melhor é ser utilizado por um profissional. Para além disso, em alguns sítios este produto apenas é vendido a profissionais.

Fonte: turmadacasa.com.br
6

Se vir que a infestação é muito grave e que não consegue eliminá-la com estes produtos caseiros, deverá chamar um profissional do serviço de exterminação.

7

Caso a sua casa tenha sido infestada por formigas, saiba como matar formigas com ácido bórico e se livrar desta praga.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como matar cupins com produtos caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Conselhos
  • Os cupins alimentam-se à base de umidade, por isso certifique-se de que não tem vazamentos em tubos e tente diminuir ao máximo a umidade em casa.
Comentários (49)

Escrever comentário sobre Como matar cupins com produtos caseiros

49 comentários
Osvaldo Lope
Pra eliminar cupins definitivamente só usando Ecoatta ou Insetyl, pois são produtos sistêmicos, ou seja, contamina os insetos e elimina a colônia inteira, não só de cupins , mas formigas e baratas também e tem mais: Sem cheiro e não tóxico!
Ricardo Brehmer
Tratando-se de peças menores, coloco-as num freezer por alguns dias, em uma sacola plástica. Retiro-as para descongelar e o cupim já era. Depois faço uma mistura de 7 porções de óleo Diesel, 2 de Querosene e 1 de Óleo Queimado de motor de carro para passar na madeira, prevenindo uma nova infestação. Não coloco o Óleo Queimado, quando prefiro que a peça não fique escura. Quanto a outras madeiras já infestadas, como móveis, tábuas, madeiramento do telhado e forro, etc, tratei com diversos produtos, mas o cupim sempre volta. Protejo as madeiras e móveis novos (que ainda estão livre dos cupins) passando o produto acima descrito minuciosamente por todas as áreas, em caso de construção, passar o produto novamente em todos as partes que forem recortadas, furadas, arranhadas, etc . Para pintar, deixo secar e uso tintas a base de óleo. Para restringir um pouco a proliferação, nos dias em que saem voando para acasalamento, geralmente ao escurecer e durante a noite, escureço a casa o quanto mais possível, fechando janelas, portas e apagando todas as luzes, somente uma no centro da casa fica acesa (25W), a qual coloco acima de um ou mais recipientes (numa área aprox. de 50x50cm e 7cm de altura) importante que seja da cor bem branca (pois é a cor preferida pelos cupins voadores ) e coloco um pouco de água para afoga-los. Eles se atiram em direção da cor branca e da lâmpada, caindo assim na água. Para a lâmpada improvisei uma armação com arame grosso, no qual fixei um bocal com chave liga/desliga e cabo até a tomada mais próx. Um recipiente branco com água também pode ser usado na frente-abaixo do monitor, da TV, etc.
Osvaldo Lopes
Amigo, use Ecoatta ou Insetyl e dê adeus aos cupins. Produto sem cheiro, não tóxico e super hiper eficiente!
A sua avaliação:
rosimar
como misturar o acido bórico para matar cupim?
Vanessa Lopes (Editor de umComo)
Oi Rosimar! Você pode pulverizar ácido bórico em pó ou então usar ácido bórico líquido. Obrigada pelo seu comentário e boa sorte na eliminação dos cupins ;)
A sua avaliação:
marco aurelio
como eliminar foco de cupim antigo dentro de parede de alvenaria
A sua avaliação:
maria
Boa Tarde Sempre bom as informações sobre como eliminar estas pragas. Obrigada.
Vanessa Lopes (Editor de umComo)
Oi Maria! Ainda bem que as informações foram úteis! Obrigada e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
Julie Dias
Os cupins comem plástico ou cera?
A sua avaliação:
janio santos silva
tem outros produtos para matar cupim
Vanessa Lopes (Editor de umComo)
Oi Janio! Tem outros produtos que não são caseiros que pode encontrar em lojas. Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
gilberto
Bom dia comprei um sitío que esta infestado de cupins e quero elimina-los. Mais qual o mais indicado? Grato.
Vanessa Lopes (Editor de umComo)
Oi Gilberto! Experimente por exemplo o ácido bórico, se não resultar experimente outro método. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
lucemar
gostaria de saber qual produto realmente e eficaz comtra cupins.
A sua avaliação:
joao da silva
com certeza o melhor e mesmo o querosene aprendi com meu és patrão. nota 10 cuidado com o cheiro pois e muito forte.
Vanessa Lopes (Editor de umComo)
Oi Joao! Muito obrigada pelo seu comentário valeu :)

Como matar cupins com produtos caseiros
Fonte: dedetizacaodecupins.com
Fonte: dedetizacaoinsetan.com.br
Fonte: biomax-mep.com.br
Fonte: lista.mercadolivre.com.br
Fonte: phoneinfo.com.br
Fonte: turmadacasa.com.br
1 de 6
Como matar cupins com produtos caseiros