menu
Partilhar

Como tirar chiclete da roupa

 
Por Redação umCOMO. 30 março 2021
Como tirar chiclete da roupa

Cuidar das roupas realizando a lavagem adequada e tratando suas peças da melhor maneira possível é indispensável para que elas se mantenham em bom estado por mais tempo. Ainda assim, em algumas ocasiões é bastante complicado resolver o problema de manchas que afetam diretamente os tecidos, caso daqueles ocasionadas por chicletes. Por grudarem bem na roupa, restos de chiclete acabam causando um grande contratempo, já que muita gente tenta removê-los e, sem sucesso, estragando as mais diferentes peças.

É por isso que conhecer os melhores métodos e produtos para remover a goma de mascar de superfícies diversas é essencial. Se você quer descobrir como tirar um chiclete da calça, da camiseta ou de demais peças de roupa, siga lendo este artigo do umCOMO. A seguir, vamos te contar como tirar chiclete da roupa com 6 truques eficientes.

Também lhe pode interessar: Como tirar chiclete da roupa com o ferro

Acetona

A acetona é um bom produto para tirar um chiclete da roupa preta, sem risco de desbotamento, bem como de peças brancas ou claras. Para saber como tirar chiclete da roupa com acetona corretamente, siga os passos:

  1. Remova o máximo possível da goma de mascar com as mãos e com a ajuda de um raspador ou objeto de plástico, de modo que apenas restos muito pegajosos ou manchas permaneçam.
  2. Borrife ou molhe a área da roupa afetada pelo chiclete com acetona. Use uma esponja ou pano para aplicar bem o líquido.
  3. Espere alguns minutos para que o chiclete e a roupa fiquem bem impregnados com acetona e, a seguir, esfregue a área manchada com a esponja.
  4. Raspe a mancha de chiclete com uma faca, raspador ou objeto plástico, como um cartão que você não usa mais. Faça isso com cuidado para não danificar o tecido da roupa.
  5. Repita o processo se você vir que o chiclete ainda não saiu completamente.
  6. Por fim, coloque a roupa na máquina de lavar e programe o ciclo de lavagem normal para remover quaisquer vestígios de chiclete.

Outras alternativas a esse produto são os removedores de esmalte que contêm acetona, bem como o álcool de farmácia.

Como tirar chiclete da roupa - Acetona

Gelo

Uma das soluções para tirar chiclete da roupa branca ou colorida é usar gelo, já que ele não vai afetar nem o tecido e nem o tingimento das peças. Se você quer descobrir como tirar chiclete da roupa com gelo, siga as instruções:

  1. Coloque a roupa manchada de chiclete em um saco plástico. Posicione a peça com o chiclete voltado para cima, para que ele não continue grudando na própria roupa.
  2. Coloque o saco no freezer. Dessa forma, a roupa fica isolada e não prejudica os alimentos.
  3. Dentro de um período de 2 a 3 horas, o chiclete vai congelar. Quando estiver congelado, retire o saco do freezer. Você também pode fazer isso usando cubinhos de gelo, mas o processo vai demorar mais.
  4. Retire a peça do saco e separe o chiclete do tecido usando uma espátula ou faca, sempre tomando cuidado para não danificar a roupa.
  5. Adicione um removedor de manchas à área afetada pelo chiclete assim que você o tiver removido, e lave a peça como de costume, na máquina.

Calor

Quer saber como tirar chiclete da roupa com ferro de passar? O calor desse eletrodoméstico vai te ajudar a ter sucesso da seguinte forma:

  1. Coloque a roupa na tábua de passar.
  2. Coloque um pedaço de papelão ou papel vegetal sobre a parte manchada pelo chiclete, certificando-se de que ele grude bem.
  3. Vire a peça de modo que o papelão ou papel fique em contato com a tábua de passar, e a partir daí você já pode passar a peça diretamente, e em temperatura média.
  4. O calor vai soltar o chiclete do tecido, fazendo com que ele grude no papelão. Você terá que levantar o tecido para ver se ele está descolando aos poucos.
  5. Use uma faca ou raspador para retirar o excesso do chiclete enquanto ele e o tecido ainda estiverem quentes. Quando já não puder mais remover o chiclete, lave a peça na máquina para finalizar o processo.
Como tirar chiclete da roupa - Calor

Água fervente

Outra solução caso você deseje saber como tirar chiclete da roupa usando calor é por meio da água fervendo. Faça isso seguindo este passo a passo:

  1. Esquente a água em uma panela até que comece a ferver.
  2. Coloque a peça em um balde ou na banheira, tapando o ralo, e despeje a água fervente sobre o chiclete grudado no tecido.
  3. Deixe a roupa submersa por um minuto para que o calor penetre nas fibras do tecido.
  4. Remova o chiclete raspando o tecido com uma faca ou raspador. Tenha cuidado para não se queimar com a água, e raspe suavemente para não destruir a peça.
  5. Borrife a parte da roupa manchada pelo chiclete com um removedor de manchas, e lave a peça como você costuma fazer, na máquina.
Como tirar chiclete da roupa - Água fervente

Vinagre

Outra dica útil caso você queira aprender como tirar chiclete da roupa de maneira rápida é usando vinagre. Com esse passo a passo simples tudo vai dar certo:

  1. Aqueça o vinagre (a quantidade de um copo) em uma panela ou no micro-ondas até que comece a ferver.
  2. Coloque a peça em uma bacia ou banheira.
  3. Quando o vinagre começar a ferver, despeje-o sobre o chiclete.
  4. Esfregue suavemente a área manchada com uma escova para soltar o chiclete, e use uma faca ou raspador com cuidado, se necessário.
  5. Lave a peça na máquina de lavar como de costume, para remover quaisquer restos que ainda possam ter ficado grudados. Se quando a roupa secar você vir que a mancha de chiclete não saiu completamente, não hesite em repetir o processo ou usar algum outro dos métodos mencionados acima para terminar de removê-la.

Sabão

Tirar manchas de chiclete da roupa com sabão também é possível.

  1. Molhe o tecido com água e cubra a área manchada com sabão neutro.
  2. Use uma escova de dentes para esfregar os restos de chiclete grudados na roupa, até que se desprendam completamente da peça.
  3. A possível desvantagem do uso do sabão é que você vai precisar esfregar com muita intensidade, ou até mesmo usar uma escova para tirar o chiclete e, por isso, não é um método recomendado para roupas feitas de tecidos delicados. Portanto, se sua vestimenta afetada for delicada, use outro método em que você não tenha que esfregar ou escovar com força e, também, certifique-se de que sua peça permite ou não a aplicação de calor. Só assim você saberá se alguns dos métodos anteriores são adequados a ela ou não.

Agora que você já aprendeu esses truques para tirar chiclete da roupa, pode ser que se interesse também em aprender como remover a goma de mascar de outras superfícies, ou em como tirar manchas de outros produtos de suas peças de vestuário.

Siga descobrindo truques e dicas com estes outros artigos do umCOMO:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar chiclete da roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como tirar chiclete da roupa
1 de 4
Como tirar chiclete da roupa

Voltar ao topo da página