Partilhar

Como tirar espuma expansiva da mão

 
Por Redação umCOMO. 2 fevereiro 2021
Como tirar espuma expansiva da mão

A espuma expansiva é um produto de secagem rápida bastante usado no mundo da bricolagem e artesanato. É utilizado para preencher, vedar ou isolar buracos, costuras, rachaduras, juntas e fendas em chaminés, molduras de janelas e portas, tubos e dutos. Ele adere facilmente a uma variedade de materiais de construção, como metais, vidro, concreto, madeira e outros materiais sintéticos, como PVC, poliestireno e poliéster. O uso desse produto é muito eficaz por todas as razões explicadas, mas também apresenta certos riscos se o método de uso for desconhecido. Um dos problemas que podem surgir são as manchas de espuma expansiva em diferentes superfícies da casa e, também, nas mãos.

Se você se manchou com este material e quer descobrir como tirar espuma expansiva da mão e de outras superfícies, não deixe de ler este artigo.

Também lhe pode interessar: Como tirar silicone da mão

Use acetona para remover manchas de espuma expansiva

A espuma de poliuretano pode causar diferentes tipos de manchas: algumas serão pequenas e úmidas, que podem ser facilmente removidas das mãos, e outras são maiores ou secas, que na verdade também não são tão difíceis assim de tirar. Siga as dicas do umCOMO para tirar mancha de espuma expansiva da mão com acetona:

  1. Retire o excesso de espuma expansiva das mãos com um pedaço fino de papelão. Ela será removida muito mais facilmente se a espuma ainda não estiver completamente seca, daí a importância de se limpar as mãos assim que ficarem manchadas, e não só quando você terminar de fazer o trabalho quando estiver fazendo uso desse produto.
  2. Molhe um pano limpo com acetona e seque suavemente as manchas das mãos até removê-las completamente. Você pode esfregar as manchas, mas sempre com cuidado para não irritar a pele.
  3. Para remover completamente todos os vestígios de acetona e espuma, lave as mãos com água quente e sabão.

É muito importante que você use uma acetona ou removedor esmalte adequado para as mãos. Leia no rótulo do produto se é recomendado aplicá-lo nas mãos e, em caso de dúvida, compre a acetona usual para remover esmalte de unhas, e não outra que seja utilizada em outras superfícies.

Como tirar espuma expansiva da mão - Use acetona para remover manchas de espuma expansiva

Remover espuma expansiva com álcool isopropílico 91%

Além da acetona, você também pode usar o álcool isopropílico para tirar espuma expansiva da mão. O produto precisa ter 91% de álcool para ser mais eficaz e, é claro, será mais útil se a espuma ainda não estiver totalmente seca.

  • Manchas úmidas: molhe as mãos com o álcool, esfregue-as por alguns minutos, como se fosse lavá-las com água e sabão, e seque as mãos com um pano limpo.
  • Manchas secas: se você não conseguiu evitar que as manchas de espuma expansiva secassem, encha um prato fundo com álcool 91% e coloque as mãos dentro dele por, no máximo, 10 minutos. Com um pano limpo você pode secar as mãos e remover ainda mais da espuma que sobrou. No entanto, se você notar que ainda existem pequenas manchas do material grudadas na sua pele, você terá de esfregar as mãos delicadamente em uma pedra-pomes, ou repetir o processo do álcool e esfregar um pouco mais com a pedra ou as unhas.

Lave com água quente e sabão

Se o álcool ou a acetona não foram suficientes para você limpar as manchas de espuma expansiva das mãos, opte por outras soluções para terminar o processo ou, então, para uso direto nos casos em que as manchas são muito recentes ou frescas. Uma delas é lavar as mãos, assim como você faz no dia a dia, mas insistindo nas áreas manchadas:

  1. Lave as mãos usando água quente e sabão por vários minutos, a fim de que as manchas comecem a desaparecer.
  2. Se estiverem secas ou notar que ainda há outras manchas, inclusive maiores, repita o processo de lavagem.
  3. Seque bem com uma toalha ou pano e, se você vir alguns pequenos restos de manchas, esfregue a área com uma pedra-pomes ou algo semelhante, sempre delicadamente.
  4. Lave novamente, mas com água fria ou morna e sabão, seque as mãos e aplique creme hidratante.

Como tirar espuma expansiva da mão com vaselina

A vaselina é outro produto que, quando bem utilizado, permite remover a espuma expansiva das mãos. No umCOMO, recomendamos que você siga estas etapas para fazer isso de forma eficaz:

  1. Esfregue uma boa quantidade de vaselina sobre os restos de espuma.
  2. Cubra as mãos com luvas plásticas. Dessa forma, a vaselina vai amolecer o material da espuma e ele sairá mais facilmente.
  3. Espere, no máximo, uma hora para que a vaselina faça efeito sobre os restos de espuma.
  4. Tire as luvas e lave as mãos com água quente e sabão. Se pequenos fragmentos sobrarem, você pode raspá-los com uma lixa de unha ou objeto semelhante.
Como tirar espuma expansiva da mão - Como tirar espuma expansiva da mão com vaselina

Quanto tempo a espuma expansiva demora para secar

O tempo de secagem da espuma expansiva varia de acordo com a superfície na qual ela foi aplicada. A camada superficial do produto endurece em, aproximadamente, 10-20 minutos, ou seja, esse é o tempo que você terá para remover facilmente a espuma das suas mãos. Para a espuma expansiva secar completamente, porém, levará no mínimo 90 minutos.

Tanto se você deseja eliminar a espuma de diferentes superfícies, quanto se você quer tirá-la das mãos, é importante que você use luvas para não tocar no produto enquanto ainda estiver úmido, o que vai fazer com que ele grude nas suas mãos.

Porém, não se desespere caso a espuma expansiva tenha secado nas suas mãos e você notar que as manchas acabaram endurecendo: mantenha a calma, já que como você observou neste artigo, é possível remover espuma expansiva da pele, mesmo com ela estando seca. O uso do álcool (91%) combinado à pedra-pomes vai te ajudar a tirar as manchas, basta seguir as recomendações expostas, deixando as mãos de molho no álcool por 10 minutos. Outra dica é usar creme hidratante para mãos ao investir em qualquer um dos métodos, já que a pele pode acabar ficando irritada durante a remoção.

Agora que você já sabe como tirar espuma expansiva da mão, que tal saber mais sobre como tirar durepoxi e como tirar silicone das mãos?

Como tirar espuma expansiva da mão - Quanto tempo a espuma expansiva demora para secar

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar espuma expansiva da mão, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como tirar espuma expansiva da mão
1 de 4
Como tirar espuma expansiva da mão

Voltar ao topo da página