menu
Partilhar

Como tirar silicone da mão

 
Por Redação umCOMO. 28 novembro 2020
Como tirar silicone da mão

O silicone é um material incolor e inodoro que é utilizado para selar ou grudar materiais e objetos, por ser de uma utilidade notável. Por isso, ele é bastante usado tanto no meio industrial quanto nos ambientes domésticos, principalmente para fazer a manutenção das áreas da casa como, por exemplo, quando usado para manter um bom estado na cozinha e no banheiro.

Mesmo que seja recomendável proteger as mãos com luvas na hora de usar o silicone, às vezes não é possível usá-las – o que faz com que as mãos acabem ficando manchadas. Se você já se fez a pergunta “o que usar para tirar silicone das mãos?”, preste atenção neste artigo. Seja no caso de silicone seco quanto úmido, é possível remover o material das mãos de diferentes formas. Se você quer descobrir como tirar restos de silicone das mãos, recomendamos que siga lendo este artigo do umCOMO, pois vamos te contar como tirar silicone da mão usando 7 métodos eficientes.

Também lhe pode interessar: Como tirar espuma expansiva da mão

Quanto tempo o silicone demora para secar?

Antes de nos aprofundarmos sobre os diferentes métodos usados para eliminar o silicone fresco e seco da mão, é importante que você saiba quanto tempo o silicone demora para secar. Esse material seca após um período aproximado de 24 horas em molduras comuns, podendo chegar a um período máximo de 48 horas em superfícies mais profundas.

Se estamos falando sobre uma camada fina ou sobre pequenas gotas que caíram nas suas mãos, o tempo de secagem é muito menor: em menos de 2 horas o silicone terá aderido à sua mão, e por isso é fundamental que você atue com a maior rapidez possível para removê-lo, já que ele sai com mais facilidade quando fresco. Conhecendo o tempo, agora te contamos como tirar silicone da mão de maneiras distintas.

Como tirar silicone da mão - Quanto tempo o silicone demora para secar?

Remova o silicone fresco de suas mãos com um lenço de papel

Uma das maneiras de tirar o silicone da mão quando ele ainda está úmido é usando um lenço de papel. Use um lenço ou papel absorvente para se livrar dele e jogue-o fora imediatamente, evitando que o silicone se espalhe para outras partes das suas mãos ou até grude nas roupas.

Por ser um material especialmente pegajoso, procure remover a maior quantidade possível de silicone das mãos antes que ele seque. Caso alguma parte seque rapidamente e grude mais, tente usar os outros métodos que explicaremos aqui.

Tirar o silicone fresco das mãos com um plástico

Outra forma de como remover silicone das mãos enquanto ele ainda está frescoé usando um saco plástico. Pegue uma sacola que você usa para compras ou um saco de lixo e, entre as duas mãos, esfregue o saco como se fosse uma toalha de banho. Por ainda estar úmido, o silicone vai aderir mais facilmente à sacola e sair das suas mãos.

Após tirar o silicone da mão com um lenço de papel ou com uma sacola de plástico, você deve completar o procedimento com os passos a seguir:

  1. Lave as mãos com água e sabão. Use uma esponja ou uma escova para terminar de remover o restos de silicone.
  2. Seque suas mãos com uma toalha velha, para que os restos de silicone não manchem uma nova. Se, ainda assim, sobrarem restos de silicone nas suas mãos, você deverá repetir todo o processo. Primeiro, use o lenço de papel ou a sacola de plástico e, depois, lave e seque as mãos. Se o material que grudou nas suas mãos estiver extremamente seco, o melhor é partir para um dos métodos a seguir.

Como tirar silicone seco das mãos com acetona

Caso o silicone tenha secado por completo, você deverá recorrer a algum produto ou método caseiro para tirar o silicone seco das suas mãos. Um deles é o uso da acetona. Para que seja efetivo, você deve seguir estes passos para tirar silicone da mão com acetona:

  1. Umedeça um pedaço de um papel absorvente com acetona e feche bem a garrafa, já que o vapor é prejudicial.
  2. Esfregue o papel absorvente nas áreas manchadas das mãos.
  3. Evite aplicar grandes quantidades de acetona, e evite também aplicá-la por toda a superfície da mão, já que isso pode ressecar muito a pele.
  4. Lave bem as mãos com água e sabão ao terminar e hidrate a pele.
Como tirar silicone da mão - Como tirar silicone seco das mãos com acetona

Como tirar silicone seco das mãos com um secador de cabelo

O secador de cabelos é uma alternativa caseira da qual você pode fazer uso para tirar o silicone seco das mãos. Como acontece com muitos outros compostos sintéticos, o silicone amolece mediante altas temperaturas, e é por isso que o uso do eletrodoméstico tem tudo para te ajudar bastante. Siga estes passos para amolecer e tirar o silicone seco da mão com segurança:

  1. Ligue o secador e coloque-o no nível mais baixo de calor.
  2. Mova o secador sobre as áreas manchadas das mãos e vá aumentando progressivamente a potência, sem chegar a usar a máxima.
  3. Quando perceber que o silicone esquentou, esfregue as áreas manchadas das mãos com uma esponja para terminar de eliminar os resíduos e, em seguida, enxágue com água e sabão.

Use uma pedra-pomes para tirar o silicone seco da mão

Um método caseiro que você pode utilizar para remover o silicone das mãos, caso ele esteja seco, é usar um abrasivo ou uma lixa. Procure utilizar um produto para retirar o silicone que seja abrasivo, que desgaste ou lixe o material, mas que ainda assim seja mais suave. Existem líquidos específicos para isso, mas você pode usar uma esponja dura, uma lixa, uma lima ou uma pedra-pomes e esfregar todas as áreas das mãos que foram manchadas com silicone.

Você deve tomar um cuidado especial ao investir nesse método, pois o silicone costuma ser muito duro quando seco e a fricção excessiva com a esponja, pedra ou lixa pode causar danos graves à sua pele. Faça movimentos leves.

Remova o silicone seco de suas mãos com aguarrás

Outro truque caseiro para tirar o silicone da pele das mãos é usar aguarrás ou terebentina, que possui um efeito similar ao da acetona sobre o silicone: consegue amolecer o material caso ele tenha secado, além de removê-lo. Anote as instruções sobre como usar aguarrás para tirar silicone da mão:

  1. Coloque um pouco de aguarrás em papel absorvente.
  2. Aplique o produto nas áreas afetadas das mãos, com toques suaves.
  3. Quando você terminar de tirar todo o silicone, enxágue bem as mãos para eliminar completamente o aguarrás. Apesar de não ser muito perigoso de tocar, esse produto pode gerar queimaduras com o passar das horas, e é por isso que você sempre deve lavar bem as mãos após usá-lo.
Como tirar silicone da mão - Remova o silicone seco de suas mãos com aguarrás

Deixe o silicone secar mais

Se você usou todos os métodos listados acima, e ainda assim foi impossível se livrar de qualquer silicone remanescente em suas mãos, opte por esperar. Com o passar do tempo, o silicone vai secar completamente e endurecer até cair sozinho. Em cerca de uma semana os resíduos de silicone na pele desaparecerão completamente, mas isso acontecerá antes caso você continue usando qualquer um dos truques de como tirar silicone da mão que sugerimos neste artigo.

Se você é uma das pessoas que costumam fazer a manutenção da casa com os mais diferentes materiais, pode ser que alguma vez tenha usado o durepoxi para fazer algum reparo. Caso você também tenha manchado as mãos com ele, aqui está um artigo sobre como tirar durepoxi das mãos.

Se você está utilizando silicone para fazer reparos em azulejos, possivelmente, você também pode precisar descobrir truques para tirar o excesso de silicone dessa superfície, ou então, de vidro, para saber como fazer corretamente não deixe de conferir esses outros artigos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar silicone da mão, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como tirar silicone da mão
1 de 4
Como tirar silicone da mão

Voltar ao topo da página