Tratar da roupa

Como tirar fiapos de roupa de lã

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 20 fevereiro 2017
Como tirar fiapos de roupa de lã

Todos os invernos, ao tirarmos os suéteres da sua caixa, deparamo-nos com a situação de que muitos acumulam bolinhas de fiapo que se formam na lã. A falta de uso, o tempo e o atrito fazem com que surjam estas pequenas bolinhas em alguns tecidos, dando uma aparência bem mais velha do que são na realidade. Aparecem bolas de fiapo na roupa é inevitável, mas cuidando do tecido e sabendo como fazer para aparecerem menos, conseguirá que o assunto deixe de ser um pesadelo. Se esta história lhe é familiar e está cansado de arrancar fiapos com os dedos cada vez que usa um casaco, continue lendo este artigo do umCOMO para saber como tirar fiapos de roupa de lã passo a passo.

Vai precisar de:

  • Esponja de fibra
  • Lâmina de barbear
  • Sabão suave para o cuidado da lã
Também lhe pode interessar: Como tirar bolinhas da roupa

Passos a seguir:

1

A opção mais acessível e simples para tirar os fiapos de seus suéteres de lã é a seguinte:

Pegue em uma esponja, seque no microondas para desinfetá-la e para não ficar nem uma gota de água, e passa a parte de cor verde, mais áspera, por cima do suéter. A melhor forma de tirar os fiapos é colocando a peça de forma horizontal em cima de uma mesa. Assim verá melhor as bolinhas e será mais cômoda a operação.

2

Também pode tirar as bolinhas de fiapo de suas peças de lã com uma lâmina de barbear. Cortando as bolas tirará esse excesso de lã e recuperará a aparência que a peça tinha quando era nova. Para isso, coloque o suéter ou cachecol sobre uma superfície horizontal e corte as bolinhas com cuidado e paciência. Não se preocupe em cortar o suéter, não há perigo nenhum se o fizer devagar.

Como tirar fiapos de roupa de lã - Passo 2
3

Os fiapos de lã na roupa podem ser prevenidos em grande quantidade se lavarmos este tipo de peça com um programa especial de roupa delicada ou lã (hoje em dia todas as máquinas de lavar têm essa opção).

Descubra neste outro artigo do umCOMO como lavar a roupa de lã para fazê-lo corretamente, ajudando assim na prevenção das bolinhas de fiapo da roupa de lã.

4

Mas tem que saber que as bolinhas saem pelo atrito do tecido com o sofá ou as paredes, de quando se senta ou se apoia, e inclusive do contato do suéter com a jaqueta que usa por cima.

Claro que, não podemos evitar que isto ocorra, mas podemos ter em conta e tirar o suéter de lã ao estarmos em casa, por exemplo.

5

Compre peças de um único tecido em vez de mistura. Nas lojas costumam vender suéteres e cachecóis que são de lã e poliéster, que é mais elástico. Mas a verdade é que a diferença da fibra faz com que a lã, que é mais rígida que o poliéster, se esfregue com ele e forme bolinhas.

A verdade é que esta experiência confirma que o barato sai caro. É sempre um bom investimento escolher roupa de inverno que realmente abriguem e aprender a cuidar delas para durarem muitos anos. O mau disto é que, na hora de comprar, é melhor não optar por estampados ou modas passageiras para ter peças que não gosta de usar no ano que vem por terem fiapos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar fiapos de roupa de lã, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Conselhos

  • Seque suas peças de lã de forma horizontal para que se conservem melhor.
  • Lave-as com um sabão suave e usando programas de roupa delicada ou lã.
  • Sempre que puder, escolha tecidos de um único tecido em vez de mistura.
  • Compre menos, mas melhor. Isto é, invista em roupa de boa qualidade e aprenda a cuidar dela para que dure mais anos.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como tirar fiapos de roupa de lã